Início Site Página 103

Parte da via expressa interdita este fim-de-semana

0

A Administração Municipal de Talatona, através da Direcção Municipal De Transportes, Tráfego e Mobilidade, comunica que no âmbito dos trabalhos de manutenção e conservação da Via Expressa, levada a cabo pelo INEA, será interditado neste sábado (28), a partir das 20 horas e até às 12 horas de domingo (29), o retorno do Tribunal do Benfica, com o objetivo de implementar um Pórtico de informação sobre o novo Aeroporto Internacional, Dr. Antônio Agostinho Neto, tendo o tráfego sido desviado no sentido adjacente Benfica-Kilamba.

O referido fecho terá o asseguramento do trânsito dos Municípios de Talatona e Belas, pelo que apelam aos munícipes e automobilistas, em particular, a máxima compreensão pelos constrangimentos que a interdição vier causar ao trânsito.

Ladrões apanhados com artigos furtados no Kilamba

0

Para o conhecimento dos moradores da Cidade do Kilamba, hoje dia 26 Outubro de 2023 por via de interpelação na via pública, foram flagrados 4 elementos dos quais 1 menor de 13 anos em posse de 4 telemóveis de diversas marcas, 1 disco de vídeo jogo, 1 carteira vermelha e 1 acomulador.

O qual o menor assumiu ter subtraído no interior de alguns apartamentos durante a madrugada do dia de hoje 26 de Outubro de 2023, mas que não consegue reconhecer em quais apartamentos fez a subtração dos meios.

Apela-se aquém reconhecer ou der falta dos artigos a semelhança dos das imagens ou descritos no texto, deverá comparecer no piquete da 51° esquadra do Kilamba junto ao quarteirão A no período das 14 em diante, com fim de reaver o seu bem e consequentemente formalizar um processo.

João Lourenço autoriza demolição do Lote 1 do prenda

0

Por conta da deterioração avançada e com o objetivo de preservar o patrimônio e garantir condições adequadas de moradia, o Presidente da República, João Manuel Gonçalves Lourenço, concedeu autorização para a demolição de quatro edifícios na Província de Luanda, incluindo o Lote 1 dos prédios do Prenda.

Além disso, foi autorizada a construção de um novo edifício no Lote 1 do Prenda. Essas informações constam no Despacho Presidencial n.º 255/23, datado de 25 de Outubro.

Novas tendências tecnológicas colocam desafios para reter e capacitar talentos em Angola

0

O presidente da Deloitte Angola disse hoje, em Luanda, que a retenção e capacitação de recursos humanos nas áreas tecnológicas são o grande desafio para as organizações angolanas, face aos sistemas e capacidade de processamento cada vez mais potentes.

José Barata, que falou à imprensa à margem da 14.ª edição do estudo Tech Trends da Deloitte, que indica seis tendências tecnológicas – flexibilidade, confiança na inteligência artificial, o que está acima da cloud, metaverso (internet imersiva para as empresas), ‘blockchain’ (arquitetura descentralizada) e ‘mainframes’ (como modernizar sistemas antigos face à evolução tecnológica) -, disse que os resultados deste estudo demonstram “que o homem ainda continua a ser o centro de tudo”.

“Nota-se que há uma escassez de recursos humanos capacitados, qualificados, para poder operar as tecnologias, e a captação, capacitação e retenção de talento é hoje um dos principais desafios para se poder ter a tecnologia ao serviço do negócio”, referiu José Barata.

“Em Angola, é algo que se verifica em todas as organizações. O meu colega lançou o repto, que venha a primeira organização que diga que, em termos de recursos humanos na área de tecnologia, está suficientemente atendida e que tem as pessoas necessárias e capacitadas. De facto, todas têm esse desafio”, salientou.

Segundo José Barata, esta falta de talento é global, principalmente depois da pandemia da covid-19, assistindo-se a saltos muito significativos a nível da tecnologia, o que requer cada vez mais pessoas capacitadas e qualificadas.

“As universidades não estão a conseguir dar resposta a esta demanda, a demanda surgiu de uma forma mais rápida do que aquela que as universidades estão a conseguir dar resposta”, frisou, reiterando que as organizações devem investir no capital humano, na sua capacitação e retenção.

A escassez de recursos humanos verifica-se em todos os setores, realçou José Barata, com maior realce naqueles que requerem mais tecnologia, como os serviços financeiros, banca, seguros e telecomunicações.

Por sua vez, Nuno Carvalho, partner da Deloitte, disse à Lusa que Angola pode tirar maior proveito da primeira tendência tecnológica, a flexibilidade, a que “claramente” pode beneficiar as organizações do país, do ponto de vista de competências para melhor responder.

“Ou seja, Angola tem mesmo que investir do ponto de vista da capacitação humana, acho que as organizações têm que criar as suas academias, tendo já em conta aquilo que são as evoluções tecnológicas a que estamos a assistir”, vincou.

Para Nuno Carvalho, as organizações angolanas podem tirar bastantes vantagens das seis tendências tecnológicas, “mas tem que haver uma consciência de que as organizações têm que fazer os seus investimentos para conseguir garantir as competências certas para poder dar resposta a esses desafios”.

“Eu diria que, à escala global, hoje as organizações estão a sentir muitas limitações, porque os conceitos são novos, as funcionalidades são novas, as soluções são novas, e não há ritmo para que as pessoas aprendam o que está a ser transmitido”, observou.

Arrancou o processo de recrutamento no município de Belas

0

Arrancou ontem o processo de recrutamento e cooperação militar, que decorre de 25 á 30 do corrente mês.

A nível do Município de Belas, o dia começou com afixação dos editais, verificação da documentação e registos dos cidadãos.

Para Franklin Canga, Director Municipal dos Registos e Modernização Administrativa de Belas, o processo de recrutamento militar arrancou sem dificuldades.

Neste primeiro dia do processo, os candidatos mostraram-se satisfeitos com o nível de organização.

De realçar, que o presente processo decorre na Centralidade KK 5000, Escola Quedas de Kalandula, Distrito Urbano do Kilamba, e abrange aos cidadãos nascidos no ano de 2001.

Info@kilambanews.com

Economistas e produtores alertam para barreiras à importação com fraca produção nacional

0

O Governo angolano, através do Ministério do Comércio e Indústria, emitiu um documento sobre a importação de produtos a partir de 15 de Janeiro, que está a gerar inúmeras leituras, entre economistas e produtores.

Entre os 145 produtos estão bens de primeira necessidade que só poderão ser importados mediante rigorosas medidas estabelecidas na referida lei, cuja interpretação está a gerar polémica.

De acordo com a leitura de alguns especialistas, o documento não proíbe a importação dos produtos listados, mas estabelece limites para aquisição de licenças aos importadores.

A normativa esclarece que as licenças que permitem a importação desses produtos terão uma duração de 120 dias e a sua prorrogação deve ser solicitada com 15 dias de antecedência.

No entanto, as diferentes leituras começam quando a ordem diz que se a licença caducar o importador tem que solicitar uma nova.

Para o também economista e coordenador do Centro de Investigação Económica da Universidade Lusíada de Angola, Heitor Carvalho, não é esta medida do Ministério do Comércio que vai proibir as importações e lembra que há três meses que isto já acontece.

“Na realidade, na vida prática, desde Julho que o Ministério tem estado a impedir as importações, ou seja criaram-se dois tipos de barreiras: A primeira é que quase ninguém consegue licença para importar, e segunda, mesmo os que conseguem a licença, como há escassez de divisas para mandar vir as mercadorias, a licença acaba por caducar”, aponta Carvalho, sublinhando que, sendo assim, “os poucos que operam no mercado praticam os preços que quiserem e é por isso que os preços sobem todos os dias”.

Por seu lado, Rui Magalhães, produtor nacional, considera que a medida do Ministério vai agravar ainda mais a vida da população e apresenta uma solução para minimizar o problema. “Acho que esta medida vai afetar muita gente e eu não creio que haja produção suficiente, para resolver o problema, penso que se devia sobretaxar alguns produtos de importação menos prioritários, depois deve-se investir nas zonas de produção”, defende Magalhães.

Ele ressalva, no entanto, que esse investimento não deve ser “apenas com dinheiro, porque por mais que se injete dinheiro para produção sem que haja um grande investimento no conhecimento científico das pessoas lá nas zonas onde se produz algo, não vamos longe”.

O também economista Nataniel Fernandes vaticina a morte da economia nacional se continuar a haver obstáculos à importação, sem a correspondente produção interna. “Até nós criarmos verdadeiras capacidades para gerar competitividade, se continuarmos a deixar de ter contato com o agricultor que nos alimenta a partir de fora, esta lista de proibições até 2024 será um autêntico suicídio económico”, sustenta Fernandes.

Contactado pela Voz da América, o Ministério do Comércio e Indústria considera que o documento divulgado é suficientemente claro e que não há necessidade de outros esclarecimentos.

Cidadão que agrediu agente da polícia condenado a dois anos de prisão

0

A 4ª Sessão do Tribunal de Comarca de Luanda “Dona Ana Joaquina”, julgou e condenou na tarde de ontem terça-feira 24 de Outubro, um cidadão nacional de 38 anos de idade, pela autoria dos crimes de Desobediência ao Agente da Ordem, Condução em Estado de Embriaguez e Resistência Contra Funcionário Público, tendo este, sido sentenciado a pena única de dois anos e seis meses de prisão efectiva, bem como, a indeminizar as vítimas no valor de 150 mil kwanzas.

Vale lembrar, que viralizou nas redes sociais um vídeo, gravado na madrugada da passada segunda-feira, 23 de Outubro e amplamente divulgado por um cidadão anónimo, em que se pode ver um cidadão trajado de camisa branca, desobedecendo, resistindo a detenção e a agredir os agentes da polícia nacional em serviço de patrulhamento motorizado naquele troço.

O Binómio, composto por dois efectivos da corporação policial de 38 e 46 anos de idade, colocados na Unidade de Reação e Patrulhamento do Comando Provincial de Luanda, devida escalados na Av. Brasil, após denúncia pública de alguns automobilistas que trafegavam naquela via, procederam a interpelação da viatura de marca Toyota do modelo Land Cruiser de cor preta, defronte ao Ministério da Acção Social Família e Promoção da Mulher, tendo o seu condutor, visivelmente alterado, se insurgido contra os agentes da ordem.

A direção do CPLuanda reafirma o seu compromisso na manutenção da ordem e tranquilidade públicas e apela aos cidadãos utilizadores da via pública de forma geral no sentido de cumprirem o Código de Estrada, decreto lei n° 05/08 de 29 de Setembro.

Enaltece ainda, o pronto auxílio e colaboração da população para que se efectivasse a detenção do mesmo e rapidamente fosse restabelecida a normal circulação rodoviária naquela avenida.

Info@kilambanews.com

Violência doméstica em debate no Kilamba

0

Sob o lema: “VIOLÊNCIA DOMÉSTICA A LUZ DO ORDENAMENTO JURÍDICO ANGOLANO” aconteceu hoje (24), no anfiteatro da escola 2005 do distrito urbano do Kilamba, uma palestra que abordou a temática junto da comunidade estudantil.

O evento contou com à presença da Procuradora titular adjunta do Município de Belas Sandra Fernandes, que afirmou na ocasião que a Violência doméstica acarreta várias consequências, na família e sociedade em geral.

O certame, visou chamar atenção sobre o que a violência tem vindo a causar na vida das Mulheres, Homens, crianças, deixando grandes sequelas físicas e psicológicas.

Participaram da palestra, membros da administração municipal, distrital e da procuradoria da República, órgãos de Defesa e Segurança, Professores, alunos, membros da sociedade civil e dos direitos humanos.

info@kilambanews.com

Trabalhadores do Shopping Cidade da China assistidos em hospitais de Luanda depois de mal-estar

0

Quinze trabalhadores do Projecto “Cidade da China”, situado no município de Viana, em Luanda, foram diagnosticados com diarreia e paludismo, na manhã sábado, 21, quando se encaminhavam para as primeiras de trabalho.

Segundo dados em posse deste jornal, tão logo os 15, de 200 trabalhadores do projecto foram diagnosticados com diarreia, a Gestão do Condomínio “Cidade da China” criou meios humanos e rolantes para transferir os doentes ao Hospitais Municipal de Cacuaco e Capacalanca.

Nas unidades sanitárias, foram submetidos a exames médicos, e o empreiteiro ordenado a suspender as obras, até saber os motivos da doença.

Na investigação preliminar, feita no terreno, foi descoberto que o grupo de trabalhadores, havia saído para tomar o pequeno almoço fora da cozinha estabelecida para atender os funcionários, e terá ingerido um alimento mal confeccionado, já que o resto do grupo estava bem.

Ao fim da tarde do mesmo dia, todos os prestadores de serviço tinham sido tratados e recebido alta do hospital.

De acordo com os resultados do relatório dos exames efectuados nos hospitais, alguns prestadores foram diagnosticados com paludismo.

O Centro de Gestão do Condomínio da Cidade da China lembrar que os mosquitos são mais frequentes no verão, e pede aos seus funcionários para terem mais atenção à prevenção de mosquitos e insectos; e apela ao cuidado para aqueles que procuram comida fora do condomínio.

Abre amanhã o ano agrícola 2023/2024

0

O Ministério da Agricultura e Florestas realiza, a abertura oficial do ano agrícola 2023/2024, neste sábado, 21 de Outubro de 2023, na Província de Malanje, no município do Luquembo.

O acto será presidido por Sua Excelência Engº.António Francisco de Assis, e, testemunhado pelo Ministro de Estado para Coordenação Económica Dr. José de Lima Massano e pelo Governador da Província, Engº Marcos Nhunga.

Na ocasião far-se-á o lançamento de sementeira no campo agrícola familiar, uma visita guiada a empresa âncora na produção de arroz no Luiquembo, bem como a entrega de meios técnicos e insumos agrícolas.