Kilamba comemora hoje 9 anos de existência sem festas

0
9111

A Cidade do Kilamba, comemora hoje nove anos de existência, vai dispor, nos próximos tempos, de uma Casa de Velório e um mercado local, anunciou, ontem, o administrador daquele distrito urbano.

Murtala Marta realçou que, dentro dos referidos projectos sociais identificados como prioritários para uma melhor gestão da cidade, constam, igualmente, a construção de centros culturais e comunitários. O administrador do Distrito Urbano do Kilamba disse que os projectos podem começar a ser executados, tão logo a situação da pandemia da Covd-19 esteja controlada, fundamentalmente a Casa de Velório, uma das principais necessidades dos habitantes locais.

Murtala Marta explicou que decorrem já estudos elementares para a execução dos projectos ainda dentro deste ano. “Estamos a criar as condições para que possamos materializar esse grupo de empreitadas, por serem muito importantes e constarem entre as grandes preocupações dos moradores”, realçou.

Outra grande preocupação dos moradores da Cidade do Kilamba tem a ver com a falta de um hospital de referência. Quanto à isso, o administrador explicou que essa empreitada deve ser levada a cabo pelas entidades centrais, dada a sua dimensão. “Temos em carteira esse projecto, inclusive, já encontramos o espaço onde construir o hospital. Acreditamos que, nos próximos tempos, o Governo vai realizar essa vontade dos moradores do distrito, uma vez ser um serviço fundamental”, tranquilizou o responsável.

Enquanto isso, a Cidade do Kilamba conta com um centro de referência, que funciona em instalações projectadas para uma creche. A unidade, segundo o administrador, além de ter já cabimentação orçamentada, tem recebido, igualmente, apoio da Administração para colmatar as dificuldades que enfrenta.

PLANTAÇÃO DE ÁRVORES

Mais de 40 mudas de árvores vão ser plantadas, amanhã em diversas artérias do Kilamba, no quadro do nono aniversário desta cidade, que tem 25 mil habitações a nível da sua sede distrital (Kilamba) e cinco mil outras dentro do KK-5000. Sob o lema “Fica em casa”, escolhido por causa das limitações impostas pela pandemia da Covid-19, o administrador Murtala Marta realçou que a data servirá para reflexões em torno do que se pode fazer para o desenvolvimento da cidade, situada no município de Belas, cerca de 40 quilómetros da sede de Luanda.

No quadro das acções de prevenção do coronavírus, a Administração leva a cabo um programa, designado “Cozinha comunitária”, para atender mais de mil refeições diárias a um grupo de crianças carenciadas, provenientes dos bairros periurbanos, que costuma(vam) a deambular pela Cidade do Kilamba em busca de alimentos e outras coisas em contentores.

Outra acção que está a ser desenvolvida pela Administração do Distrito Urbano é a assistência a pessoas carenciadas, com a atribuição de cestas básicas. Neste sentido, numa primeira fase, mais de duas mil famílias dos bairros Vila Flor, Bita Progresso e Santo António já beneficiaram deste programa.

FONTE: JA / KILAMBANEWS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui