Início Site

Moradores do U20 agastados com o aumento de assaltos

0

Os moradores do quarteirão U20, na centralidade do Kilamba, dizem-se agastados com o número de assaltos que se regista naquele quarteirão.

Segundo o coordenador do edifício U20, os assaltos têm sido constantes e o mesmo já foi vítima desse mal.
“Já fui vítima de assalto à mão armarda. Limparam-me a casa toda”, explicou o coordenador do edifício.

Acrescentou ainda que estava ausente quando “fui assaltado em casa, regressei e não encontrei nada. Já fiz participação à polícia e continuou a aguardar “.

A centralidade do Kilamba tem sido alvo de muitos assaltos, pelo que os cidadãos pedem maior intervenção da polícia para mitigar os assaltos.

info@kilambanews.com

Multiusos do Kilamba terá novo “dono”

0

O Ministério Angolano da Juventude e Desportos (MINJUD) colocou para concurso público o Multiusos Arena do Kilamba, cujo o obejctivo é tornar o recinto desportivo autossustentáveis.

Segundo o Director para as Infra-estruturas do MINJUD, Moisés Cabenda, informou que o concurso público decorre na modalidade de concessão de gestão e exploração.

De acordo ainda com que a redacção do KILAMBA 24 HORAS soube, além do multiusos da Cidade do Kilamba, vão ser postos também em concurso público  os estádios 11 de Novembro, em Luanda, Ombaka, na província de Benguela, Chiazi, em Cabinda, Tundavala, na província da Huíla, e os pavilhões da Palanca Negra, na província de Malanje e Welwitschia, no Namibe.

O Pavilhão Multiúsos de Luanda é um recinto público localizado no Kilamba, no municipio de Belas. A arena, com capacidade para 12.720 pessoas, foi construída para receber o Campeonato do Mundo de Hóquei em Patins de 2013, na sua primeira edição em África.

info@kilambanews.com

Unique Beverages entregou material de prevenção de covid-19 ao Ministério da Saúde

0

A empresa angolana, Unique Beverages, efectou hoje em Luanda (8) a entrega de 1.200 unidades misturadas entre álcool etílico e álcool em gel o apoio surge das acções de responsabilidade social da empresa que desta forma apoia o Executivo na luta de prevenção ao COVID-19.

Na ocasiã, Lino Joel Director da Central de Compra e Aprovisionamento de Medicamentos e Meios Médicos de Angola CECOMA, manifestou o agradecimento em nome do ministério da saúde, ao gesto da empresa UNIQUE BEVERAGES, que “contribuiu assim com uma das grandes ferramentas que serve para a desinfestação das mãos dos médicos que estão na linha da frente no combate ao COVID 19 em Angola”.

Já o responsável de Marketing da UNIQUE BEVERAGES, Dario Santos, afirmou na ocasião que “às 1.200 unidades doadas tanto de álcool Etílico e álcool em gel é a melhor forma que  empresa encontrou no quadro da sua responsabilidade social para apoiar o executivo na luta contra o COVID-19 e este gesto, não vai ficar por aqui pretendemos levar ajuda também para às provinciais e para às zonas periféricas de Luanda”.

A pandemia do novo coronavírus (COVID-19), já afectou mais 117 países e já causou mais de 70 mil mortos em todo mundo. Em Angola, regista-se casos positivos da pandemia, dada a sua gravidade, complexidade, fácil transmissão e o facto de ainda não existir cura para este vírus, o Presidente da República, João Lourenço, pelos poderes que a Constituição lhe confere, decretou “Estado de Emergência” no País que vigora desde o dia 27 de Março e estende-se até ao dia 11 de Abril de 2020, data que pode ser prorrogada por um prazo de igual período.

Sobre a Unique Beverages

Unique Beverages, empresa de produção, engarrafamento e distribuição de bebidas alcoólicas e não alcoólicas que actua desde 2015, no mercado angolano. Em responsabilidade social, a Unique Beverages, actua nas seguintes áreas: Ambiente, Desporto, Cultutura e Saúde.

Vandalismo em equipamento elétrico avaliado em milhões de kwanzas

0

Trinta e dois edifícios do Distrito Urbano do Kilamba, município de Belas, em Luanda, ficaram ontem privados do fornecimento de energia eléctrica, desde, por causa de actos de vandalismo perpetrados por elementos desconhecidos, situação está que a afectou 1940 famílias, estimadas em sete mil pessoas.

Para avaliar o impacto do acto de vandalismo, o ministro da Energia e Águas, João Baptista Borges, na companhia do secretário de Estado da Energia e de altos funcionários do sector, deslocou-se, na manhã de ontem, àquela localidade para constatar a acção causada por alguns indivíduos desconhecidos.

info@kilambanews.com

Acções de melhoria da iluminação pública ainda insuficientes

0

A administração do distrito urbano do Kilamba garante que já são visíveis os efeitos do compromisso e acções conjuntas entre a Administração e os moradores do Distrito Urbano do Kilamba na manutenção da segurança, mobilidade e tranquilidade da comunidade, com a continuidade dos trabalhos de iluminação pública dos postos de iluminação do distrito.

Está semana nas ruas das Autarquias, Amílcar Cabral, da Liberdade, dos Bombeiros, abrangido a avenida Imperial Santana estão mais iluminadas. Mas mesmo assim os esforços ainda são insuficientes uma vez que existem ainda muitas zonas às escuras na cidade do Kilamba com destaque para os parques de estacionamento o que tem facilidado as acções de delinquência.

info@kilambanews.com

Os 30 dias de trabalho da Administradora do kilamba

0

O portal KilambaNews, seguiu durante 30 dias os “passos” de Loide Antonio a nova administrador do distrito urbano do Kilamba. Vamos ao cronograma detalhado: 

22 de Março: Nomeada pelo governador provincial de Luanda para o cargo de administradora do distrito urbano do kilamba

25 de Março: Tomada de posse no Governo  Provincial de Luanda

25 de Março: Recebe as pastas do anterior administrador Hélio Aragão

26 de Março: Participa no lançamento do Programa de arborização do Município de belas

28 de Março: Presidiu a reunião com todos os funcionários da administração

30 de Março: Trabalho de campo de constatação efeitos da chuva

31 de Março: Participou na missa de Páscoa onde foi a apresentada aos fiéis católicos do distrito

04 de Abril: participou Plantação de árvores projecto PAL no distrito urbano do Kilamba

10 de Abril: Trabalho de campo para constatação da rede de drenagem e saneamento da centralidade

12 de Abril: Interagiu e ouviu as preocupações dos funcionários da administração

12 de Abril: Conferiu posse a novos membros da administração

14 de Abril: Presidiu a auscultação às comissões de moradores

15 de Abril: Participou no seminário provincial  sobre ética na administração pública

17 de Abril: Avaliou com as operadoras do distrito as medidas de recolha e tratamento dos resíduos sólidos

17 de Abril: Visitou instituições de registo e identificação do distrito urbano

17 de Abril: Recebeu em audiência as autoridades tradicionais do Distrito

19 de Abril: Participou da palestra com o tema diplomacia entre Angola e Portugal, academia Venâncio de Moura

21 de Abril: Participou na primeira edição da Maratona desportiva

23 de Abril: Visitou o Fundo de Fomento Habitacional e o posto Fiscal do Kilamba

Em 30 dias à frente da Administração do Distrito Urbano do Kilamba, Loide Antônio demostra que não tem “preguiça” e que veio para o Kilamba, para trabalhar em prol do bem estar da comunidade e já optou por um novo slogan para cidade:

Kilamba- Rumo ao Desenvolvimento Sustentável.

Redação: Info@ KilambaNews.com

GASÓLEO SUBIU

0

Ao final do dia de ontem,     fomos inundados através das redes sociais e da mídia tradicional com uma importante e alarmante notícia: o aumento do preço do gasóleo. Junto a essa preocupante informação, circula um documento interno da polícia cujo o assunto é “Afectação”, que instrui medidas de prontidão para lidar com possíveis manifestações. Em meio a essas incertezas, é hora de encontrar forças e esperança para superar os desafios que se apresentam.

O aumento dos combustíveis, já antecipado há meses, não afecta apenas o bolso dos condutores. É uma alteração que reverbera por toda a sociedade: desde o custo do transporte de mercadorias até o funcionamento de geradores em áreas sem electricidade e toda a economia nacional tem a sua base nesse combustível. Diante desse cenário, é compreensível sentir-se sobrecarregado. No entanto, é essencial manter a calma e buscar alternativas para mitigar os impactos financeiros e não só.

Enquanto aguardamos a prometida revisão salarial, que agora parece ser para breve, é inevitável questionar se será o suficiente para compensar os gastos extras, o que se começa a reparar é que o tal de poder de compra que de alguma forma seria proporcionado por tal aumento se vai embora mesmo antes de ter chegado.
Essa incerteza paira sobre muitos, mas é importante não sucumbir ao desânimo. Em vez disso, devemos focar em estratégias de adaptação e resiliência.

Para justificar a subida dos combustíveis, muitas vezes se comparam os preços com outros países da região, o que se esquece é de incluir na comparação as infraestruturas que existem e são funcionais nos outros países.

Diante de todo este desafio, é fundamental cultivar a resiliência e a capacidade de se reinventar. É compreensível sentir-se frustrado e preocupado, mas é importante lembrar que temos enfrentado desafios semelhantes no passado e saímos mais fortes.

Por isso, mantenha a esperança viva. Com determinação e criatividade, seremos capazes de encontrar soluções para contornar essa situação.

Por hoje, desejo-lhe uma terça-feira repleta de determinação e optimismo. Receba o carinhoso e apertado abraço bem como a promessa de voltar para mais partilhas matinais.

N’gasakidila
Por: Lídio Cândido (Valdy)

Litro de Gasóleo passa a custar 200 Kz

0

De acordo ao comunicado emitido pelo Instituto Regulador dos Derivados do Petróleo, a partir de amanhã dia 23/04/2024, o preço do litro de gasóleo passará a custar 200Kz, conforme documento abaixo:

Publicação dos Preços dos Combustiveis (22.04.2024)

ALERTA: Cresce o número de técnicos burladores no Kilamba

0

A redação do portal KilambaNews, recebe diariamente centenas de denúncias de moradores que são vítimas de burlas de técnicos de variados serviços desde frio, canalizadores técnicos de concerto de electro domésticos, mecânicos e outros que segundo uma cidadã que prefere não se identificar revelou que o técnico que avaliou a sua máquina de lavar afirmou que a placa da mesma estava avariada levou a referência e 50 mil kwanzas desde dezembro de 2023, até à data o técnico está incomunicável.

Este é apenas um exemplo de muitos “charlatões” amadores que se fazem passar por profissionais e que enganam moradores do Kilamba.

Estes prestadores de serviços desonestos fazem com os profissionais sérios percam muitos clientes é o caso do técnico de frio, Simão da empresa SMS, que já trabalha com clientes do Kilamba a 11 anos e diz que baixaram às solicitações por causa destes técnicos amadores e aconselha os clientes a apostarem em técnicos habilitados com formação e muitos anos de experiência no mercado, por exemplo “os serviços que prestamos tem garantia e agendamos trimestralmente a manutenção dos ar condicionados dos nossos clientes, quem estiver interessado nos nossos serviços pode nos contactar através do 927134067 ou 951580990”.

Fica o alerta do KilambaNews, para os moradores optarem por técnicos certificados, e habilitados para o efeito para não caírem nas burlas.

info@kilambanews.com

A Paz que trouxe a miséria

0

Quis a ironia do destino colocar como farinha do mesmo saco ou seja no mesmo mês o dia da paz e o dia da juventude angolana que já foi apelidada de frustrada e como as palavras têm poder, não só a juventude caiu na frustração, mas também, este surto atingiu todos nós que caminhamos famintos atrás dos restos de comida no contentor de lixo, o último sítio onde fomos atirados, sem dó dos Santos nem Piedade dos mais abastados, agastados muitos comparam os tempos…enfatizando mesmo que na guerra vivia-se bem melhor.

Calaram-se as armas, mas ouve-se o grito de desespero da lombriga nas barrigas da fome que não espera o amanhecer e que invadem as novas unidades sanitárias de milhões de kwanzas investidos no atendimento de urgência com o diagnóstico de má nutrição de milhares de crianças e adultos que só têm uma opção…nada para comer em pleno tempo de paz.

E o que se pode dizer da juventude dividida em cores partidárias no seu mês, uma juventude cega, quando chega ao poder. Uma juventude que oprime outros jovens com visão contrária e recorrendo mesmo na “tala”vendida no mercado da esquina para “ fatigar” o outro, estamos desunidos ninguém quer pensar Angola, todos querem engordar as contas bancárias de forma ilícita e imediata, resultando na falta de amor ao próximo.

Nunca estivamos tão mal em termos de identidade e rumo…precisamos reflectir profundamente o que de facto queremos? porque realmente, falta-nos tudo desde a identidade até a bendita PAZ & JUSTIÇA SOCIAL.

Por: Almeida Marques

Apesar do acréscimo, centrais sindicais mantém greve

0

As Centrais Sindicais tomaram conhecimento, com perplexidade, do anúncio do aumento de 30 mil kwanzas aos salários da Administração Pública pelo Presidente do MPLA na qualidade de Titular do Poder Executivo.

Face à informação, as Centrais Sindicais gostariam de reagir nos seguintes termos:

1. O anúncio do aumento não responde às preocupações inscritas no Caderno Reivindicativo que se prendem com a actualização não apenas dos salários da Administração Pública, na ordem de 100%; mas também do Salário Mínimo na ordem dos 100 mil kwanzas, bem como a redução da carga fiscal, que tem sido um verdadeiro leão face aos parcos rendimentos dos trabalhadores;

2. As Centrais Sindicais consideram, por outro lado, que a posição unilateral do governo de determinar o que deve ou não oferecer aos trabalhadores, independentemente do custo de vida e do nível de inflação, reflecete a indiferença do governo com as preocupações reais dos trabalhadores;

3. As Centrais Sindicais gostariam de lembrar que a reivindicação em curso tem em vista não apenas ver actualizado o salário da Administração Pública, mas também do Sector Empresarial Público e Privado, por via da actualização do salário mínimo e da redução da carga fiscal;

4. Em face da indiferença, bem como ausência de propostas concretas em sede das negociações, as Centrais Sindicais reafirmam a paralisação de todas as actividades a partir de Segunda-feira, DIA 22 DE ABRIL.

Petro sem margem para erros na deslocação ao Lobito

0

O técnico do Petro de Luanda, Alexandre Santos, afirmou, esta sexta-feira, na capital do país, que o único objectivo no jogo de sábado ante a Académica do Lobito é a vitória, porquanto o contrário significaria o início de um afastamento da zona do título do Campeonato Nacional de futebol “Girabola2023-24”.

Falando em conferência de imprensa de lançamento do desafio, a disputar-se no estádio de Ombaka, em Benguela, pontuável à 21ª jornada, disse que apesar dos três jogos em atraso, o triunfo diante dos académicos afigura-se fundamental.

O Petro é o terceiro classificado, com 37 pontos, contra 40 do Sagrada Esperança (segundo) e 44 do Desportivo da Luanda Sul (primeiro).

‘’Se não vencermos este jogo começa a ficar demasiadamente longe o nosso objectivo nesta competição, embora um deslize não significará o fim do campeonato’’, referiu.

No entanto, considerou tratar-se de uma deslocação difícil diante do 9º colocado, com 21 pontos, que também tem demonstrado um futebol de qualidade, sobretudo quando joga no seu reduto.

Ainda assim, Alexandre Santos manteve a crença na vitória, argumentando que o Petro deve assumir o favoritismo na sua condição de forte candidato à revalidação do título.

Quanto ao estado clínico da equipa, o bicampeão pelos “tricolores” referiu ser o médio direito Carlinhos o único indisponível para a deslocação à cidade de Benguela.

Por seu turno, o lateral direito Edy Afonso assume, igualmente, a conquista dos três pontos como o principal objectivo diante da Académica.

No confronto da primeira volta, disputado no estádio 11 de Novembro, em Luanda, o Petro venceu por 2-1, com golos de Jaredi e Jonath Toro, enquanto Miro apontou o único tento dos forasteiros.

Bruno Fernando termina fase eliminar da NBA com 287 pontos

0

O angolano Bruno Fernando, que evolui pelo Atlanta Hakws, terminou na madrugada desta quinta-feira, a fase eliminar da maior Liga de Basquetebol do Mundo (NBA), com um saldo positivo de 287 pontos na temporada “2023-24”.

Apesar do desaire desta quinta-feira (18), no play-off, diante do Chicago Bulls, por 131-116, o poste arrecadou um total de 287 pontos, 47 assistências, 194 ressaltos e conseguiu uma média de 694,56 minutos de jogos em que entrou em campo.

Bruno, formado no 1º de Agosto, protagonizou números inéditos desde que ingressou na NBA, na vitória dos Hawks diante do Charlotte Hornets (132-91), ao anotar 25 pontos, em 25minutos e 47segundos de jogo, pela primeira vez.

Brilhou, igualmente, ao vencer a sua ex-equipa, o Boston Celtics, por 120-118, efectuando 13 pontos, três ressaltos e o mesmo número de assistências em 18 minutos em campo, após recuperação de uma desvantagem de 30 pontos.

Apesar do desaire do Atlanta Hawks contra o Miami Heat (111-117), Milwaukee Bucks (122-113), Minnetosa (106-109) e Indiana Pacers (157-115), o atleta terminou a prova com dois dígitos pela 11ª vez na temporada.

Bruno Fernando, de 25 anos e 2,08 metros, jogou basquetebol universitário no Maryland Terrapins e foi seleccionado pelo Philadelphia 76ers como a 34ª escolha geral no Draft da NBA de 2019, sendo único angolano a conseguir tal proeza.

PR decreta remuneração suplementar na função pública

0

O Presidente da República, João Lourenço, decretou esta esta quinta-feira, em Luanda, uma remuneração suplementar de trinta mil kwanzas, a partir do dia 01 de Junho próximo, para os  funcionários públicos e agentes administrativos do regime geral da função pública.

De acordo com uma nota da Secretaria de Imprensa,  o decreto estabelece, por outro lado, que o pessoal da carreira docente do ensino superior e investigador científico tem direito à remuneração suplementar de  495 282,40 kwanzas  para professor catedrático, kz 451 060,75 para associado, kz 424 527,77 para auxiliar, kz 397 994,78 (assistente) e  kz 336 084,48 (Assistente Estagiário).

Investigador Científico 

Para os investigadores científicos, o diploma determina kz 495 282,40  para coordenador,  kz 451 060,75 (principal), kz 424 527,77 (auxiliar), kz 397 994,78 ( assistente) e  kz 336 084,48 (estagiário).

O decreto presidencial indica também que os médicos e pessoal de saúde militares podem optar pelo regime remuneratório do pessoal integrado nas respectivas carreiras profissionais do pessoal civil do sector.

Refere que o ajustamento dos vencimentos-base da função pública, aprovado no passado mês de Fevereiro, tem como objectivo garantir maior eficiência administrativa e a melhoria da qualidade dos serviços públicos prestados aos cidadãos.

O ajustamento pontual  está em linha com as metas definidas no Roteiro para Implementação da Nova Arquitectura Remuneratória da Administração Pública (RINAR), aprovado a 30 de Outubro de 2023, explica a nota. VIC