Início Site Página 106

Fundador da Huawei diz que é “fã da Apple”

0

Ren Zhengfei nota que a Huawei aprendeu muito com os produtos da Apple.

Ofundador da Huawei, Ren Zhengfei, afirmou que é um “fã da Apple”, isto apesar da intensa rivalidade que a empresa chinesa teve com a tecnológica de Cupertino no mercado de telemóveis antes das sanções impostas pelos EUA.

De acordo com o South China Morning Post, Zhengfei fez estas declarações durante um evento patrocinado pela Huawei no mês passado, com o memorando da conferência do fundador da Huawei a ter ficado disponível.

“Costumamos tentar compreender porque é que os produtos da Apple são tão bons e podemos ver a diferença entre nós e a Apple”, pode ler-se no memorando. “Fico muito feliz por ter um professor que nos dá a oportunidade de aprender e comparar. Nesse sentido, não seria um exagero chamar-me de fã da Apple”.

Serve recordar que, no seu auge no mercado de telemóveis, a Huawei conseguiu superar a Apple em termos de vendas globais. Todavia, a empresa continuou atrás da Samsung no ‘ranking’ de marcas mais vendidas.

Aberto concurso público de ingresso para professores 

0

Está aberto, em todo o território nacional, o concurso público de Ingresso Externo para preenchimento de 8.653 vagas para a carreira de professor do Ensino Primário e Secundário do Sector, anunciou, o Ministério da Educação.
Segundo um despacho, consultado pelo JA Online, e assinado pela ministra da Educação, Luísa Grilo, as inscrições dos candidatos decorrem, de 20 de Setembro a 17 de Outubro de 2023, em todo território nacional, e os testes escritos serão realizados no dia 10 de Novembro de 2023.

 

Venda de recargas de energia só no balcão

0

A ENDE-EP., Empresa Nacional de Distribuição de Electricidade, comunica aos seus estimados clientes que, está restabelecida a venda de Energia Elétrica no Pré-pago, nos Canais Presenciais, interrompido na última Segunda-feira, 18 deSetembro, devido a uma anomalia registada no Sistema Informático.

No entanto, as equipas técnicas continuam a trabalhar para a normalização total da venda no Sistema Pós-pago e nos Canais não Presenciais.

A ENDE reitera as mais sinceras desculpas pelos transtornos causados e agradece a máxima compreensão dos clientes afetados.

info@kilambanews.com

Direcção do Hospital Américo Boa Vida esclarece morte do jovem de 24 anos

0

Através de um Comunicado divulgado hoje (19) a direcção do Hospital Américo Boa Vida torna público o seguinte:

Hoje 19 de Setembro de 2023, pelas 5 h:58 min, um paciente aparentemente em estado grave, foi trazido por familiares ao Banco de Urgência. À entrada, foi prontamente conduzido ao médico em serviço.Imagens do sistema de videovigilância indicam que o referido médico, não só, não prestou qualquer assistência médico-medicamentosa, como mandou os familiares que o transportavam para fora da unidade hospitalar, tendo o paciente chegado a óbito minutos depois, na área adjacente ao hospital. Existem indíciosque o médico tomou essa medida sem informar os restantes profissionais do turno, nem informar o supervisor em serviço. 

Face à gravidade do sucedido, a Direcção do Hospital deu de imediato conta da ocorrência aos Serviços de Investigação Criminal, sob cuja alçada o médico em referência se encontra para o respectivo processo criminal. Em aditamento, a Direcção do Hospital tomou as seguintes medidas:

1. Suspender com efeito imediato o médico em referência e todos os membros da equipa em serviço, enquanto decorre o Inquérito que foi imediatamente instaurado;

2. Oficiar a Procuradoria Geral da República sobre a gravidade do caso, disponibilizando todas as informações necessárias;

3. Da mesma forma, oficiar a Ordem dos Médicos,para o tratamento da matéria no foro ético e deontológico.

A Direcção do Hospital Américo Boavida, reitera o compromisso inalienável com a ética e Deontologia, assim como a humanização dos seus serviços. Lamenta profundamente o corrido que redundou em óbito nas circunstâncias em que ocorreu e apresenta à família enlutada os mais profundos sentimentos de pesar. Reitera o compromisso de tudo fazer para aresponsabilização devida, por formas a evitar que episódios desta natureza voltem a se repetir.

info@kilambanews.com

Ladrão perde a vida depois de cair do 4 andar no Kilamba

0

Um suposto meliante, perdeu a vida na tentativa de assalto no interior de um dos apartamentos do quarteirão W da Centralidade do Kilamba, na madrugada de domingo, 17, tendo escalado pelas varandas até chegar apartamento de uma cidadã de 63 anos de idade, como de Homem Aranha se tratasse.

Após ser flagrado, tentou escapar, atirando-se do quarto andar, tendo caido com os maxilares no tampo da caixa de resíduos e conheceu a morte no local.


Moradores das centralidades devem pelo menos 250 mil milhões

0
Centralidade Cazenga Marconi

Os cidadãos que adquiriram habitações nas centralidades, no regime de propriedade resolúvel, devem ao Estado pelo menos 250 mil milhões Kz, apurou o Expansão junto de fontes do Governo.

Essa dívida resulta do incumprimento no pagamento das prestações dos imóveis que começaram a ser comercializados em 2013, apesar dos primeiros beneficiados terem recebido chaves um ano antes.

De fora desta dívida estão os beneficiários da urbanização Vida Pacífica, originária do Zango Zero, que não transitaram para o Fundo de Fomento Habitacional (FFH) e continuam a pagar as suas habitações indexadas ao dólar à Sonangol Imobiliária e Propriedade (SONIP).

O valor da dívida avançado ao Expansão pode até ser maior, já que o processo de apuramento da dívida real de quem comprou casa ao abrigo do Programa Nacional de Habitação é contínuo. Parte considerável da dívida está em Luanda nas centralidades do Kilamba e Sequele, com taxas acima de 50% de incumprimento, como admitiu recentemente o presidente do Conselho de Administração do FFH, durante um encontro da ministra das Finanças Vera Daves de Sousa com a imprensa.

“Temos dois problemas críticos que tem a ver com as centralidades do Kilamba e Sequele. São as mais críticas para nós em termos de inadimplência”, disse Hermenegildo Gaspar, sem no entanto avançar o montante da dívida. Aliás, nos vários pronunciamentos oficiais não são divulgados os valores da dívida, o mesmo aconteceu com o ministro das Obras Públicas, Urbanismo e Habitação, no final do encontro que teve com a provedora da justiça Florbela Araújo, no mês passado.

Carlos Alberto admitiu apenas que mais de metade dos moradores das centralidades não pagam os imóveis adquiridos. “Temos um nível acima de 50% que não honra com o seu pagamento, uns não o fazem outros fazem com atrasos”, disse Ministro. O Expansão apurou que entre os grupos dos maiores devedores são os funcionários públicos, que são os principais beneficiados do Programa Nacional da Habitação.

“A maioria das habitações pertence a funcionários públicos que têm sido contemplados pelas suas instituições. Sem medo de errar, posso afirmar que mais de metade da dívida é destes trabalhadores”, disse a fonte. “O problema está na forma de pagamento.

O valor da prestação mensal destes funcionários não é debitado directamente dos salários. É com base numa instrução que dão aos bancos e isso não tem funcionado”, sublinha. Dos fogos construídos pelo Estado em diversas localidades do País, muito deles ao abrigo de linhas de crédito, a maior fatia tem sido entregue directamente a organismos do Estado, que, por sua vez, contemplam os seus funcionários.

“Agora nas obras do Estado a quota entregue a funcionários públicos é actualmente de 30%, mas já foi maior, sobretudo naquelas localidades onde a maioria dos trabalhadores estão no funcionalismo público”, explicou a fonte. E aqui começa a “dor de cabeça”, porque os apartamentos são entregues no “princípio da boa-fé”, onde a única garantia é ser trabalhador do Estado.

“Quando os trabalhadores são contemplados, fica o compromisso de estes pagarem regularmente. Mas, infelizmente, isso não está a acontecer. E a falta de uma garantia agrava a situação. O salário, só por si, já não basta”, garante.

Em alguns casos, os funcionários públicos assinam um compromisso de desconto directo nos salários que, devido a diversas situações, não tem sido executado, explica a fonte. A agravar a situação há ainda aqueles casos de trabalhadores do Estado que receberam imóveis com valores acima dos permitidos em função dos salários recebidos.

GPL acolhe normativa sobre inspecção de edifícios

0

O Governo da Província de Luanda acolheu a proposta normativa para a inspecção e vistorias dos edifícios a nível da capital do país.
Segundo o vice-governador para Serviço Técnico e Infra-estruturas, Cristino Ndeitunga, o documento vai servir de base para a elaboração de um regulamento que aborde e análise as condições dos edifícios antigos de Luanda.
O projecto, traz consigo vários desafios desde inclusão da previsibilidade, formação de técnicos adequados, elaboração do manual de inspecção e vistorias, a massificação de acto de inspecções para implementação das normas, bem como a introdução no orçamento de verbas para a manutenção dos edifícios.
Para Cristino Ndeitunga, esta proposta vai ajudar a tomada de medidas apropriadas para a salvaguarda da vida humana e o colapso de edifícios, tendo em atenção que existem na capital cerca de 85 edifícios sob risco.
A proposta normativa, foi elaborada por três engenheiros, José Paulo Nóbrega referiu que grande parte dos edifícios de Luanda são dos anos 40 a 70 do século passado, encontrando-se no limite ou além do limite do seu tempo de vida útil.
Assim sendo actualmente “Toda a construção de edifícios em Angola deverá reger-se pelo normativo angolano existente”, sublinhou.
O engenheiro civil propõe que seja instituída a obrigatoriedade de inspecções estruturais aos edifícios tendo em conta a sua idade.
De recordar que Luanda assistiu a 25 de Março do ano em curso, o desabamento de um prédio de seis andares na zona da Avenida Comandante Valódia, sem causar vítimas mortais, bem como o desalojamento das famílias do prédio adjacente.
Dias depois, foi a vez do lote 1 do prenda a apresentar risco de desabar com as 42 famílias a serem evacuadas de emergência.
info@kilabanews.com

Angola ascende no raking da FIBA

0

Angola ascendeu sete lugares no ranking da Federação Internacional de Basquetebol (FIBA), divulgado sexta-feira, após o recém terminado Campeonato do Mundo, decorrido no Japão, Filipinas e Indonésia.
De acordo com dados do sitio do órgão reitor da modalidade no mundo, os hendecacampeões africanos ocupam agora a 34ª posição da classificação geral, com 364,6 pontos.
Assim, o cinco nacional regressa ao pódio do basquetebol africano figurando na terceira posição, atrás do Sudão do Sul, melhor selecção africana no último Mundial.
Os sudaneses chegaram à 32ª posição da classificação geral, com 375,5 pontos, tornando-se na nova némero um do continente, seguido pela Côte d`Ivoire, 33ª, com 369,9 pontos.
O 4º lugar do raking africano é ocupado pela Tunísia (36º), com 356,4 pontos, seguido pela Nigéria (37º), 344,9 pontos somados.
Ainda entre as nações africanas que estiveram engajadas no último Campeonato do Mundo, destaque para a ascenção do Egípto ao 41º lugar, sendo actualmente a sexta na zona africana.
Cabo Verde protagonizou uma subida de 19 lugares, tornando-se na 7ª melhor colocada na zona continental, sendo 46ª na classificação geral.
Quanto à hierarquia do basquetebol mundial, os Estados Unidos de América destronou a Espanha no topo da classificação, com 786,6 pontos, apesar da prestação menos conseguida no Campeonato do Mundo da Ásia, onde falhou a conquista do título.
A Alemanha, nova campeã mundial, subiu oito posições no raking, figurando agora no terceiro lugar com 759.7 pts, seguido pela Austrália (755,8) e Sérvia (755,6).
info@kilambanews.com

Fãs da Apple desiludidos com o iPhone 15

0

O novo telemóvel da ‘Empresa da Maçã’ chega às lojas no dia 22 de setembro.

Éesta sexta-feira, dia 15, que os novos iPhones 15 anunciados pela Apple esta semana entrarão no período de pré-compra. Assim, quem tiver interesse nos telemóveis de nova geração da ‘Empresa Maçã’, poderá fazer já hoje a sua compra para garantir que é um dos primeiros a ter o iPhone 15.

No entanto, parece que os fãs da Apple não estão especialmente satisfeitos com este novo iPhone da Apple e têm partilhado no Twitter a desilusão e a aparente falta do desejo de inovar da empresa.

“O iPhone 15 Pro é uma desilusão incrível”, pode ler-se numa publicação partilhada no Twitter. “É o primeiro que não tenho o remoto interesse em comprar”. Uma publicação de outro utilizador serve para afirmar que “do iPhone 11 ao iPhone 15 é exatamente o mesmo telemóvel”, notando todavia que nunca abandonará a Apple.

O mesmo sentimento não é, todavia, ecoado por todos os fãs da ‘Empresa da Maçã’. “Para ser honesto, estou tentado a regressar ao Android”, pode ler-se numa publicação. O desagrado com a Apple é partilhado por outro cliente da empresa, aparentemente frustrado por estar ‘fechado’ no ecossistema da empresa.

ARENA DO KILAMBA É O PALCO DA 6ª EDIÇÃO DO CAMPEONATO AFRICANO DE MMA

0

Arranca já nesta Sexta (15), até o próximo dia 17 Setembro, a 6ª. edição do Campeonato Africano de Artes Marcais Mistas, no Pavilhão Multiusos do Kilamba, a partir das 14h.


Entrada livre para a bancada Geral, venha fazer a festa connosco, na maior prova de Luta do continente Africano. O dia 14 está reservado para pesagem e parcelamento dos atletas que vão competir.