Início Site Página 105

Portuguese e Brasileiros deixam de precisar de visto para entrar em Angola

0

Portugal, Brasil, Cabo Verde, Estados Unidos, Rússia e China estão entre os 98 países a que Angola deixou de exigir visto de turismo para estadias anuais inferiores a 90 dias por ano.

Segundo um decreto presidencial publicado esta segunda-feira em Diário da República, os cidadãos provenientes destes países passam a estar isentos de visto de turismo por um período de até 30 dias por entrada e 90 dias por ano. Terão de cumprir as “formalidades aplicáveis nos postos de fronteira”, que não são detalhadas no diploma, apresentar passaporte com validade superior ao período de estadia e certificado internacional de vacina sempre que justifique.

Entre os 14 países africanos com isenção de visto de turismo estão Cabo Verde, Marrocos, Guiné Equatorial, Botsuana e Ruanda, enquanto nos 11 asiáticos da lista constam a China e o Japão, Israel, Emirados Árabes Unidos, Qatar, Arábia Saudita, Índia, Singapura, Coreia do Sul e Timor-Leste.

A lista europeia contempla 35 países, incluindo todos os que integram União Europeia, a Rússia, a Noruega e a Turquia. Estados Unidos, Canada, Brasil, Argentina e México fazem parte dos países americanos isentos. O diploma aplica-se também a 14 países da Oceânia, incluindo Austrália e Nova Zelândia e 16 pequenos estados e ilhas da região Caraíbas e Pacífico.

O decreto presidencial contempla também procedimentos de simplificação para a concessão de vistos de turismo para cidadãos provenientes de países que não fazem parte desta lista, orientando as missões diplomáticas e consulares para adotarem um “atendimento simplificado e desburocratizado” que garanta a concessão de vistos de turismo num prazo inferior a três dias úteis.

Os requerentes deverão apresentar passaporte com validade superior a seis meses, bilhete de passagem de ida e volta e certificado internacional de vacina sempre que se justifique.

Campanha de limpeza no Kilamba sem o apoio dos moradores

0

No último sábado de cada mês a administracão do distrito Urbano do Kilamba tem vindo a levar a cabo uma campanha de serviços comunitários, mas sem a colaboração dos moradores a iniciativa tem sido uma autentico ”fracasso”.

Os serviços comunitários que passam pela limpeza e separação dos resíduos sólidos, jardinagem, iluminação dos quarteirões, plantação, poda e pintura de árvores e lancis. Por um Kilamba amigo do ambiente, não tem merecido a participação dos moradores que em cada quarteirão nem chegam a 100 moradores a participarem.

As razões para falta de colaboração por parte dos moradores, será investigada pelo kilambanews que ira retomar este assunto.

Anselmo Ralph facturou mais de 200 mil Euros só com uma musica

0

A música “Não me Toca” foi lançada há doze anos e foi o maior sucesso de Anselmo Ralph.

Mas quanto dinheiro rendeu o “hit de kizomba”? Anselmo Ralph respondeu a essa questão no programa “Cala-te Boca”, da MegaHits, de ontem, dia 26.

O artista não conseguiu dizer uma valor exacto, mas apresentou “uma estimativa”. “Sei lá… Uns 200 mil”, respondeu.

“Não é só o que a música só por si fez, mas as portas que abriu. A estimativa é de 200 mil para cima”, acrescentou.

Recentemente, Anselmo Ralph lançou um novo tema, intitulado “Mil y una Noches”, com o cantor Carlos Baute.

Vice-Presidente orienta hoje abertura do Ano Académico do Ensino Superior no Kilamba

0

A Vice-Presidente da República, Esperança da Costa, preside, esta quinta-feira, em Luanda, o Acto Solene de Abertura do ano Académico 2023/2024, nas instalações da Academia de Ciências Sociais e Tecnologias (ACITE), na Centralidade do Kilamba.

A cerimónia antecede o início das aulas, previsto para segunda-feira, 2 de Outubro, que comporta um calendário de 42 semanas lectivas, distribuídas por dois semestres de 21 semanas cada, e nove semanas de preparação, com término previsto para Julho próximo.

Segundo a ANGOP, estão disponíveis para o presente ano académico em todo o país, um total de 230 mil 252 vagas para as instituições públicas e privadas.

Fonte: Angop

“Machimbombo Dikota” chega ao kilamba para levar  hábitos saudáveis aos idosos

0


Atenção kotas do Kilamba em virtude da realização de um Workshop sobre saúde e bem-estar na terceira idade, a ser realizada amanhã, dia 28 (Quinta-feira)d e Setembro do ano em curso, no Jardim da Cultura e Artes parque do Quarteirão U, pela Fundação Ngana Zenza, da primeira dama da republica.
Os moradores do Distrito do Kilamba, com idade acima dos (Sessenta) 60 anos estão convidados a participarem do referido Workshop.


Importa realçar, que além do Cofe break, os presentes serão certificados pela Organização.


Info@ kilambanews.com

MINSA prevê formar 38 mil profissionais até 2027

0

Segundo uma nota a que a ANGOP teve  acesso, a formação vai abranger todas as carreiras e diferentes níveis de ensino.

No documento, divulgado no quadro do 25 de Setembro, Dia do Trabalhador da Saúde, assinalado na segunda-feira, o MINSA reafirmou o seu engajamento no aperfeiçoamento do desempenho das unidades sanitárias dos níveis primário e secundário, dos cuidados primários de saúde e no aumento da cobertura universal de atendimento.

O objectivo é assegurar uma assistência médica e medicamentosa mais próxima das zonas de residências.

O MINSA assegurou o empenho na materialização dos programas de promoção da saúde e prevenção das doenças, que culminará com o  reforço do trabalho, com outros departamentos ministeriais, para o equilíbrio dos determinantes sociais da saúde.

Garantiu ainda o contínuo  trabalho no aperfeiçoamento da cadeia logística de medicamentos, suplementos, meios médicos e reagentes para melhorar a formação de cada funcionário, a satisfação profissional e a realização pessoal.

Conforme o MINSA, o Executivo continuará com a estratégia de recrutamento de mais profissionais, de acordo com as condições económicas e financeiras do país.

Destacou o espírito de compromisso e resiliência demonstrados ao longo dos últimos 12 meses, na “linha de frente da batalha pela saúde de todos os angolanos”.

Mostrou-se preocupado com o impacto do VIH/SIDA e os traumatismos causados pelos acidentes de viação.

Dados oficiais apontam que a rede sanitária nacional conta com cerca de 100 mil profissionais, para servir mais de 30 milhões de habitantes.

Conforme os dados, para a necessidade de cerca de 28 mil médicos, para atingir-se o rácio recomendado pela Organização Mundial da Saúde (um médico para mil habitantes), sendo que o país conta, actualmente, com apenas oito mil.

O Sistema Nacional de Saúde conta, actualmente, por perto de duas mil unidades, das quais se destacam oito hospitais centrais, 32 hospitais provinciais ou gerais, 228 hospitais municipais e centros de saúde e 1.453 postos de saúde.

Angola arrebata 36 peças de arte em  leilão em Portugal

0

As peças, que faziam parte da colecção privada de artes do português Elísio Romariz dos Santos Silva, foram leiloadas pelos herdeiros do referido coleccionador privado que viveu em Angola durante vários anos.

De acordo com uma nota de imprensa da Embaixada de Angola em Portugal a que a ANGOP teve acesso, a recuperação das 36 peças vai enriquecer o acervo cultural angolano, salvaguardando ainda o  património nacional.

O empenhamento da Embaixada de Angola em Portugal na recuperação do maior número de peças desta colecção, insere-se no esforço nacional para que as futuras gerações tenham contacto directo com o artesanato nacional elaborado nas décadas de 50, 60 e 70 e assim reforcem as suas raízes culturais.

Segundo a representação diplomática, uma das duas peças que não foi arrebatada por Angola devido ao elevado preço de licitação (110 mil euros) é uma máscara “Mwana Pó”, que figura nos apontamentos impressos distribuídos aos licitadores como “A Escultura Tribal dos Povos Bantu”.

Conforme dados oficiais, foi no Museu do Dundo em que Elísio Romariz dos Santos Silva estabeleceu os contactos que lhe permitiram aprofundar o interesse pela cultura angolana, tendo participado na criação do Museu de Etnografia do Lobito.

O leilão foi promovido pela Cabral Moncada Leilões e incluiu ainda peças da Guiné Bissau, Moçambique, Libéria, África do Sul e da República Democrática do Congo (RDC).EJM/VM

Título único do Veículo será lançado está semana

0

Executivo angolano lança Título Único do Veículo Automóvel.   A implementação do Título do Veículo, que consta do “Projecto Simplifica 1.0”, será lançado, a partir desta semana, pelo Executivo angolano.
O diploma que unifica o Livrete e o Título de Propriedade Automóvel, no quadro da Reforma do Estado, visa garantir a simplificação dos processos administrativos, reduzir a burocracia, proporcionando uma experiência mais eficiente para todos os angolanos.   

O novo documento terá, de igual modo, impacto económico e vai facilitar o Registo de Propriedade, que, por sua vez, tem serventia para apresentação de garantias junto da banca comercial e outros serviços similares. Desta forma, representa uma inovação adicional, a qual oferece condições objectivas para uma única acção inspectiva, congregando, assim, os serviços da Polícia Nacional e da Administração Geral Tributária (AGT), tendo a Polícia Nacional a responsabilidade de emitir o Título Único do Veículo Automóvel.

Rotura na conduta deixa KK 5000 sem água

0

A Empresa Pública de Águas EPAL-EP, informa aos estimados clientes da segunda fase da Urbanização do KK 5000, que por volta das 12 horas de domingo (24) de Setembro, registou-se uma rotura na conduta de diâmetro nominal 1000 milímetros, localizada nas imediações da Feira do KK 5000.

Como consequência desta ocorrência, está privada do abastecimento de água à segunda fase da Urbanização do KK 5000.

A EPAL-EP solicita a compreensão dos seus clientes da zona afectada pelos transtornos causados, comprometendo-se em normalizar o abastecimento de água o mais breve possível.

Info@kilambanews.com

Grupo de hacker “BlackCat” reinvedica ataque cibernetico a ENDE e a COSAL

0

Há poucos dias, a Empresa Nacional de Electricidade (ENDE) comunicou que, interrompeu a vendas de energia dos sistemas pré-pago e pós-pago em todo o território nacional devido a uma anomalia no sistema informático da empresa, anomalia esta que em nenhum momento foi especificada, tendo a mesma já recuperado as vendas de energia apenas nos canais físicos.

Mas hoje ficou ao conhecimento do público que a referida anomalia avançada pela ENDE foi um ataque cibernético reivindicado pelo BlackCat Ransomware Group no X(anteriormente Twitter) , onde a mesma declara-se responsável pelo que aconteceu a ENDE e ao Grupo COSAL que é a representante da marca Hyundai em Angola, essa segunda foi uma informação que apenas surgiu agora.

É importante salientar que, as empresas angolanas não foram as únicos vítimas da BlackCat Ransomware Group, consta ainda empresas de países como a França, EUA, Holanda, Inglaterra, Alemanha, onde a mesma diz ter realizado as operações com sucesso. A Daily Dark Web informa ainda que, Para qualquer dúvida sobre o post, pode-se entrar em contacto com os mesmos por email, e todas as duvidas serão esclarecidas.