Início Site Página 110

Asfalto degradado entre os quarteirões U e X recebe manutenção

0

A administração Municipal de Belas e a Empresa Nacional de Construção e Infra-estruturas Básicas ENCIB, deram início nesta quarta-feira (16) na Centralidade do Kilamba, a trabalhos de manutenção e reposição do asfalto em zonas degradadas nos quarteirões U e X.

De acordo com o Administrador Municipal de Belas Arlindo Francisco Vieira dos Santos, pretende-se com esta iniciativa dar dignidade a mobilidade rodoviária bem como evitar danos em viaturas.

Fibra ótica por cabo submarino já chegou ao norte de Moçambique

0

A operadora de telecomunicações Vodacom anunciou hoje a chegada do primeiro cabo submarino de fibra ótica ao norte de Moçambique, garantindo que permitirá apoiar o crescimento da economia digital no país.

Em comunicado, a operadora refere que o ‘2Africa’, considerado o maior sistema de cabos submarinos de telecomunicações do mundo, chegou hoje à cidade de Nacala, província de Nampula, ligando a fibra ótica ao novo ‘data center’ também inaugurado localmente pela Master Power Technologies, parceiro do projeto, que vai ligar 33 países, 19 dos quais em África.

“Este é o primeiro cabo submarino a aterrar no norte do país, depois de ter aterrado em Maputo [sul] em fevereiro, com a promessa de maior capacidade de internet e conectividade acelerada para os clientes da Vodacom, apoiando a crescente economia digital em Moçambique”, destaca a operadora.

O cabo submarino ‘2Africa’ interliga Europa (com ligações em Portugal e Reino Unido), África (Senegal, Gana, Angola, áfrica do Sul, Moçambique, Somália, Egito, entre outros) e Ásia (Iraque, Irão, Paquistão, Índia, entre outros), num total de 46 pontos e regresso ao continente europeu através de Itália e França.

Prevê servir 3.000 milhões de pessoas quando estiver em pleno funcionamento, em 2024, num comprimento total de 45 mil quilómetros e uma largura de banda de 115 terabytes.

“Através desta infraestrutura de cabo de fibra ótica submarina, a Vodacom fornecerá uma saída internacional direta para serviços de internet mais rápidos e confiáveis no país”, explica a operadora.

O consórcio “2Africa” inclui oito parceiros internacionais, casos da China Mobile International, Meta, Bayobab, Orange Telecom Egypt; Grupo Vodafone (empresa-mãe da Vodacom) e WIOCC, as quais se juntaram em 2020 para “aumentar significativamente a capacidade, qualidade e disponibilidade de conectividade de internet entre a África e o resto do mundo”.

“A Vodacom é o parceiro designado para a aterragem em Moçambique, fornecendo infraestrutura para a instalação de cabos nos locais existentes na área do porto de Maputo e no porto de Nacala”, acrescenta.’

“A aterragem do cabo submarino ‘2Africa’ reafirma o compromisso da Vodacom em potenciar a inclusão digital em Moçambique e no continente africano, aumentando o acesso a serviços de internet de qualidade e investindo em infraestruturas de rede para o suportar. Este é um desafio ambicioso para o qual não podemos alcançar resultados sozinhos. A colaboração entre outros ‘players’ da indústria e do setor público é fundamental, para permitir a ligação de mais cidadãos no país e em todo o continente”, assumiu José Mendes da Vodacom, citado no mesmo comunicado.

A partir dessa infraestrutura, os provedores de serviços em Moçambique “poderão obter capacidade de forma justa e equitativa, incentivando e apoiando o desenvolvimento de um ecossistema saudável de serviços de internet”.

“A conectividade internacional direta pode então ser fornecida a centros de dados, empresas e clientes distribuidores. Assim que o sistema do cabo de fibra ótica for implantado, empresas e consumidores beneficiarão de melhor qualidade, confiabilidade e menor latência para serviços de Internet, incluindo teletrabalho, streaming de vídeo de alta definição, bem como aplicativos avançados de multimédia e vídeo móvel”, sublinha a operadora.

Acrescenta que a chegada do sistema de cabo de fibra ótica a Moçambique “também oferece potencial para a tão necessária criação de empregos regionais em setores que dependem de conectividade internacional direta, como ‘data centers’, ‘call centers’ e desenvolvimento de software”, sendo uma “oportunidade de emprego pode ajudar a contribuir para o desenvolvimento socioeconómico local e nacional”.

O projeto ‘2Africa’ permitirá apoiar o crescimento do acesso 4G, 5G e à banda larga fixa, “proporcionando melhor conectividade para áreas rurais e carentes, bem como resiliência de rede”, admitindo o consórcio que represente um “impacto económico” superior a 26.200 milhões de dólares do PIB de África, “dois a três anos após seu comissionamento”.

Renovação das matrículas automática e sem necessidade da presença do aluno ou pais

0
Ronda pelas Escolas de Luanda no 1º dia de aulas

o novo Regime Jurídico do Ensino Primário e Secundário do Subsistema de Ensino Geral vem substituir o quadro legal que estava em vigor desde 2019, concentrando num mesmo documento aquelas que são as regras e procedimentos aplicáveis aos estabelecimentos de ensino público e privado, sendo que é dado às Instituições um prazo de 36 meses, três anos, para se conformarem integralmente ao decreto.

Abre, no entanto, uma excepção para a materialização da composição mínima de pessoal docente e não docente administrativo em regime de tempo integral, reconhecendo que não será possível contratar todos os profissionais que são necessários nas cerca de 10 mil escolas que existem no país. Para se ter um exemplo, de acordo com dados apresentados no último Conselho Económico e Social, há um déficit de 68 mil professores no sistema.

O Ministério da Educação fala em 80 mil, sendo que o concurso público anunciado para este ano prevê a entrada de apenas 11 mil docentes, sem estarem contabilizados ainda aqueles que abandonaram a profissão, reformaram-se ou morreram durante o último ano. Já sobre as salas de aula disponíveis, estima-se que arranquem neste ano lectivo cerca de 109 mil, sendo que as necessidades, de acordo com o SINPROF, estão entre 200 e 300 mil. Esta realidade coloca em causa um dos pressupostos deste novo regime, que diz que as salas de aula devem ter no máximo 36 alunos e só em casos especiais chegar aos 45, o que parece quase impossível de cumprir na maior parte dos casos, porque estamos a falar de uma população estudantil que se aproxima dos 10 milhões de crianças e jovens.

O documento publicado em Diário da República divide este subsistema de ensino em primário e secundário, sendo que o primeiro é composto por três ciclos de duas classes, com avaliação pedagógica na 2.º, 4.º e 6.º classes. Já para o ensino secundário, contempla 2 ciclos de três classes, sendo que o primeiro (7ª à 9ª classe) é de carácter obrigatório, e o segundo (da 10ª à 12ª classe) destina-se a preparar o aluno para o ingresso no ensino superior. Nestas três classes o estudante tem de escolher uma das quatro áreas disponíveis – ciências físicas e biológicas, ciências económicas e jurídicas, ciências humanas e artes visuais – que depois lhe dão o passe para o curso escolhido.

Uma das questões que este regulamento levanta é que as matrículas são renovadas de forma automática e da responsabilidade da escola, e que ou aluno ou encarregado de educação não tem de se deslocar à escola para reconfirmar. Olhando apenas para o novo regulamento (ver infografia), o aluno matricula-se apenas uma vez no ensino primário na 1.º classe ou na classe de Iniciação, ou se mudar de escola.

O mesmo se aplica no ensino secundário relativamente à 7ª classe, que, como sabemos, não é o acontece hoje, uma vez que as escolas exigem aos pais que reconfirmem todos os anos a permanência. Idades e uniformes Admar Jimguma, secretário geral do SINPROF, chama também a atenção para a questão das idades. O novo regulamento define como idade regular para completar o ensino primário os 12 anos. Até aos 14 anos as crianças beneficiam de apoio pedagógico para o fazer, mas se aos 15 anos não tiverem completado o ensino primário são enquadrados na Educação de Adultos.

O mesmo se passa se até aos 17 anos não completarem o I ciclo do ensino secundário (9ª classe). “É importante lembrar que as escolas públicas têm menos de metade das salas públicas que são necessárias para satisfazer a procura, que existem crianças que estão dois ou três anos sem estudar porque não há vaga ou há um problema na escola da sua localidade, pelo que deviam também ser salvaguardados estes casos no regulamento”, explica.

O sindicalista, que é também professor primário, refere a questão do uniforme, que o legislador define como obrigatório para alunos mas que empurra a sua composição para o regulamento de cada escola, “como capaz de criar alguns problemas. Não é definido se é uma bata, uns calções ou uma camisa. Isso faz com que cada escola possa escolher o que quer e parece-me que pode ser uma grande confusão.

Veja-se, por exemplo, nos países vizinhos, em que está definido que é uma bata, que a cor da bata tem a ver com a classe que ele frequenta, uniformizando todo o sistema. Esta seria a melhor solução”, defende. Cabe aqui acrescentar que também se define que para o ensino primário, no caso das crianças comprovadamente carentes, o uniforme deve ser garantido através das administrações municipais. “Também é importante estar na lei que as crianças com carências não podem ser impedidas de frequentar a escola mesmo que não tenham uniforme. E nós sabemos que no ensino público há um número muito elevado de crianças e jovens com carências “, acrescenta.

Polícia frusta tentativa de assalto no Kilamba

0

Vimos por meio desta levar ao conhecimento a todos integrantes desta plataforma que na data presente (10.AGO.2023) , no período das 16horas tomamos conhecimento do o vídeo que circula nas redes sociais , com um teor informativo sobre o possível sequestro de duas crianças , no Distrito Urbano do Kilamba , na Centralidade do Kilamba, quarteirão -G, defronte a Escola.

Em investigação foi possível identificar o Cidadão em causa , Agente da Polícia Nacional , flagrou uma acção criminal, em que dois suspeitos tentavam assaltar uma menor nas imediações entre o Quarteirão E e G, e como polícia frustrou a acção perseguindo os mesmos na tentativa de detê-los , e neste interregno um munícipe fez a gravação do vídeo e difundiu nas redes sociais.

Apelamos aos nossos citadinos a calma , as autoridades policiais permanecem sobre um olhar atento, e ensejamos que continuem a colaborar com a Polícia, denunciando qualquer comportamento suspeito ou , qualquer outra que ponha em risco a ordem e tranquilidade pública.

Administracão do Kilamba lança campanha de serviços comunitários

0

No último sábado de cada mês a administracão do distrito Urbano do Kilamba irá levar a cabo uma campanha de serviços comunitários com a colaboração de todos os moradores.

Os serviços comunitários passam pela limpeza e separação dos resíduos sólidos, jardinagem, iluminação dos quarteirões, plantação, poda e pintura de árvores e lancis. Por um Kilamba amigo do ambiente.

Info@kilambanews.com

Mais 60% de moradores no Kilamba e Sequele não pagam renda resolúvel

0

A taxa de incumprimento nos pagamentos das rendas resolúvel por parte de moradores das centralidades do Kilamba e do Sequele, em Luanda, estima-se em torno dos 65%, contra os 40% em outros projectos construídos com fundos públicos.

A taxa de incumprimento nos pagamentos das rendas  resolúvel por parte de moradores das centralidades do Kilamba e do Sequele, em Luanda, estima-se em torno dos 65%, contra os 40% em outros projectos construídos com fundos públicos.

Segundo o presidente da Comissão Executiva do Fundo de Fomento Habitacional, Hermenegildo Gaspar, o Estado disponibilizou até aqui 85 mil habitações em 24 centralidades pelo país. Neste momento, outras duas centralidades, nas províncias de Cabinda e Bengo (Caxito) estão em construção.

Para as províncias de Malanje, Cuanza-Norte e Cuando Cubango estão, de igual modo, previstas a construção de centralidades, sob responsabilidade do Ministério das Obras Públicas.

Adeptos depositam dinheiro na conta do jogador para não sair do clube

0

Adeptos do Corinthians (Clube brasileiro) depositaram 40 mil reais na conta bancária do jogador Roger Guedes, para convencerem-no a ficar no clube, mas não resultou.

Contudo o jogador decidiu sair para o Al Rayyan, do Qatar, e falou que era um sonho jogar no futebol qatari.

A esposa de Roger Guedes diz que o valor transferido pelos adeptos será doado a instituições de caridade ou a pessoas que enfrentam dificuldades financeiras.

SIC detem burladora de 200 milhões de kwanzas no Kilamba

0

Responsável da agência de viagens “Palmeira” detida por burlar mais de 200 milhões de kwanzas a mais de 400 passageiros.


Leonilde Cristóvão, foi detida na Centralidade do Kilamba, em Luanda. O Serviço de Investigação Criminal SIC, havia recebido várias denúncias que ajudaram a localizar a cidadã angolana de 34 anos, dona da empresa Palmeiras Viagem e tinha um escritório nas instalações do Aeroporto 04 de Fevereiro.

Vendeu bilhetes de viagem para várias pessoas que pretendiam se deslocar para diferentes cantos deste mundo imenso.

Até ai tudo b

Mas, no dia 13 de julho o Radar 2.7 foi accionado e, prontamente, fomos ao local para sabermos o que se passava de concreto.

Na verdade, 400 pessoas estavam impedidas de viajar pela TAAG por não terem seus bilhetes registados no sistema.

E, da noite para o dia, a empresa que vendeu bilhetes ja nao estava lá e os contactos telefónicos não passavam. O pessoal entrou numa tristeza profunda.

O SIC foi accionado.

Ouvindo a TAAG _ a transportadora angolana disse nao ter qualquer ligação com o referido assunto. A coisa ficou mais difícil.

Volvidas 3 semanas, eis que a burladora foi localizada e será ja entregue ao Ministério Público (Juíz de garantia) para os próximos trâmites.

Leonilde é acusada de burlar cerca de 200 milhões de kzs a 400 pessoas.

“Está difícil viver neste País”, lamentam as populações

0

A cada dia que se passa a população angolana está a perder o poder de compra, com o preço dos produtos da cesta básica a disparar diariamente nos principais mercados de Luanda. Nos dias de hoje, o que antes era muito é agora pouco e o pouco tornou-se quase nada.

Lamentações como “está difícil viver neste País” é o que mais se ouve das populações que todos os dias correm para os mercados e armazéns para fazer compras, mas sem muita esperança de levarem alimentos suficientes para casa. Esperança Alberto Félix, dona de casa que falou ao Novo Jornal, já não sabe o que é comprar uma caixa inteira de coxa de frango, e, para conseguir ter este produto em casa, opta pela sociedade entre duas ou três pessoas. ” Agora só faço sócia para conseguir ter um pouco de tudo na despensa, já não sei mais o que é levar uma caixa de coxa para casa” falou.

Maria Kiala, outra cliente, lamenta estar a gastar mais e levar muito menos alimentos para casa, que não chegam nunca para um mês. ” Estou a gastar muito dinheiro só em compras de alimentos. Antes, com 30 mil kwanzas, eu tinha todas as compras de casa feitas, agora, com este valor, só consigo adquirir um saco de arroz, uma caixa de massa e um bidon de óleo de cinco litros”, lamentou.

Teresa Matondo, que o Novo Jornal encontrou às compras no mercado do Golf 2, conta que em sua casa tiveram de mudar os hábitos alimentares para economizar produtos. ” Nós tínhamos três refeições por dia, mas actualmente só temos duas, tomamos o pequeno-almoço no intervalo das 10H ou 11H e jantamos às 17H ou às 18H, já não há almoço”, contou.

Quanto às vendedoras do mercado do Avó Kumbi, disseram que as vendas baixaram significativamente e que só não desistem do comércio porque têm filhos para sustentar. Vanda João explica: “as vendas estão a baixar muito, antigamente por dia comercializávamos duas a três caixas de coxa e de fígado, hoje até para vender uma caixa destes alimentos tens de ter muita sorte, a força que nos mantém aqui são os nossos filhos”.

Sany Pereira, vendedora de peixe no mercado do Golf 2, disse que tem sido muito difícil conseguir comprar uma caixa de peixe para revender, porque está muito cara e a tendência é subir dia-após-dia. ” O preço da caixa de peixe está muito elevado, antes era 27 mil kwanzas agora estamos a comprar a 37 mil kz e cada tábua sai a 17 ou 18 mil kz, quando antes era 14 ou 13 mil kz.

O Novo Jornal efectuou nesta quarta-feira uma ronda pelos mercados do Golf 2, Avó Kumbi e da Teixeira, onde foi possível verificar que a situação da subida do preço dos produtos da cesta básica continua crítica.

Por exemplo, a caixa de coxa de 10kg custava entre 7.000 e 8.000 kz, agora está a ser comercializada por 13.500, a caixa de carapau, que custava 27.000 kz, agora está no valor de 37.000 kz, o pescoço de porco de 10kg, que antes vendiam a 9.000 agora está a 13.700kz e a caixa de asa de frango (asinha) está a custar 17.000, quando antes era 11.000 kz.

Quanto aos produtos a retalho, duas coxas de frango estão a custar 1.000 kz, quando antes custavam 4.000, uma porção de frango de 1kg está a sair a 5.000, antes era a 2.500 kz, e de galinha rija, que era vendida a 1.500, agora estão a comercializá-la a 3.500 ou 4.000 kz. Já o bidão de óleo vegetal de 25 litros está a ser comercializado a 23.500 kz, quando antes custava 14.000, o de cinco litros está a ser vendido a 6.600 kz, quando anteriormente custava 3.200 kz e o bidão de um litro passou para 1.500, quando era vendido a 800 aou 900 kz.

O saco de arroz de 25kg era comercializado entre os 7.800 e os 8.500, agora passou para 16.500 ou mesmo 17.500 kz, enquanto a caixa de massa alimentar, que era vendida a 3.300 kz, agora está a custar 5.000 kz. Já o saco de açúcar de 50kg está a custar 38.000, quando antes custava 16.000 kz.

O preço dos produtos a retalho também estão a ser alterados: um quilograma de feijão, que antes era vendido a 500 kz, agora estão a vendê-lo entre os 800 e os 900kz, um pacote de massa alimentar custava 200 kz, mas agora está 300, e um kg de arroz, que custava 300kz, está a ser comercializado entre os 700 e os 800 kz, preços que são instáveis e sempre a subir.

Administracão vai reunir com presidentes da comissão de moradores

0

São convocados todos os presidentes dos conselhos e os coordenadores das comissões de moradores do Kilamba para uma reunião a ter lugar no de sexta-feira 4 de agosto do corrente mês as 10:00 horas .

Segunda o responsável da administração do distrito urbano do Kilamba durante a reunião serão abordados assuntos como : Serviço comunitário do Kilamba e Diversos.

A reunião realiza-se no Anfiteatro da escolha 14 de Abril . Informa o Gabinete do administrador do distrito urbano do Kilamba aos 1 de agosto de 2023