Início Site Página 109

ENDE informa interrupção de vendas no sistema pré-pago

0

A ENDE-E.P., Empresa Nacional de Distribuição de Eletricidade, comunica os seus estimados clientes que, devido a necessidade de Actualização do Sistema Informático, vai interromper a venda de Recargas de Energia (Pré-pago), nos Canais Presenciais e Não Presenciais, em todo território nacional, Sexta-feira, 25 de Agosto, as 23h30, até Sábado 26 de Agosto, as 02h30.

A ENDE apela a máxima compreensão pelos transtornos resultantes desta operação e informa que o referido trabalho se enquadra nas acções de melhoria que visam dotar os serviços de atendimento ao Cliente de maior fiabilidade.

info@kilambanews.com

Justiça por mãos próprias contra um ladrão no Kilamba

0

Um jovem que supostamente terá roubado uma placa de um elevador do prédio K10, na manhã de hoje (24) na cidade do Kilamba, foi brutalmente espancado por moradores do referido quarteirão.

O mesmo aproveitou a ausência do segurança e aproveitar a entrar quando uma criança entrava para o prédio. A pronta intervenção da polícia no local evitou o pior.

Nos últimos tempos, são constantes os assaltos na cidade do Kilamba com destaque para placas de viaturas e roubos com recursos a motos e armas de fogo.

info@kilambanews.com

Angola e Cuba apostadas em melhorar relações económicas

0

O presidente cubano, Miguel Diaz Canel, prosseguia nesta terça-feira, 22 de Agosto, a sua visita à área de Luanda deslocando-se ao Cazenga para visitar escolas construídas no âmbito da cooperação com Angola. O chefe de Estado da ilha caribenha dirigiu-se, nesta segunda-feira, aos deputados angolanos e avistou-se com o seu homólogo, João Lourenço. Na altura foram rubricados convénios de cooperação em áreas como o turismo, saúde e zonas francas e comerciais.

O anfitrião, presidente João Lourenço, admitiu que a cooperação histórica não tem tido o desejável impacto económico.

O estadista angolano, num registo da agência Lusa, aceitou o convite do seu visitante para ir a Cuba para a próxima cimeira do Grupo dos 77 e China (um bloco de países em desenvolvimento) a realizar entre 15 e 16 de Setembro em Havana. 

Os instrumentos jurídicos que acabámos de assistir a sua assinatura aqui vão de encontro a esta pretensão das autoridades angolanas e das autoridades cubanas de levantarmos a fasquia, no que diz respeito às relações de tipo económica entre os nossos dois países.

Nós dizemos aqui, publicamente, que aceito realizar dentro de dias a visita a Cuba, portanto correspondendo ao convite que o presidente Miguel Diaz Canel acaba de me fazer: de estar presente em Havana, para participar na cimeira do chamado “Grupo dos 77” que Cuba passa a presidir, a partir dessa data.

Sempre será uma oportunidade, dias depois de sair de Luanda, de continuarmos, portanto, a renovar, digamos, os votos de amizade e de cooperação bilateral entre Angola e Cuba.

Por seu lado o chefe de Estado cubano, Miguel Diaz Canel, também em declarações à imprensa colhidas pela Lusa, fez questão em frisar a importância de uma relação histórica e consanguínea ao longo dos tempos.
Filhos desta terra africana, filhos de Angola, foram arrancados da terra e do lugar que os viu nascer, e foram levados para trabalhar como escravos na América e, em particular, em Cuba.

No nosso povo reconhecemos que adquirimos e que constam do nosso carácter elementos dessa estirpe africana e angolana como a rebeldia, a aspiração pela justiça, pela liberdade e pela independência da qual nunca desistem.

Posteriormente tivemos a oportunidade de contribuir em prol da luta da independência de Angola.

Também quero destacar que nesta delegação constam dois elementos que estiveram em Angola durante o período da guerra: o nosso chefe da diplomacia e a primeira vice-ministra do comércio externo.

Comandante municipal de Belas detido por envolvimento em homicídio

0

O Comandante Municipal de Belas, Superintendente Evandro Aragão, foi detido no final da tarde desta terça-feira, 22, por efectivos do Serviço de Investigação Criminal (SIC), por supostamente estar envolvido em crime de homicídio.
De acordo com fontes do Na Mira do Crime, com o oficial superior da Polícia estão detidos os polícias Valdimiro Kiesse Monteiro Domingos “Rato Branco”, chefe das Operações da Esquadra do Canhango, Cadete, chefe de Esquadra de uma das unidades de Polícia de Belas, e três agentes da Polícia.

Em actualizaçao…

Hélio Aragão quer acabar com os contentores de lixo

0

O administrador do distrito urbano do Kilamba, Hélio Aragão disse durante uma reunião de auscultação aos moradores do quarteirão D, que pretende nos próximos tempos seguir o exemplo do Lubango onde é feita a recolha de resíduos porta a porta.

Durante o encontro com os moradores, o administrador disse que pretende eliminar os contentores de lixo “para deixarmos de ter aquela fotografia feia de ver crianças famílias inteiras a procura de alguma coisa”.

Recordar que as reuniões, com os moradores dos quarteirões vão acontecer, até ao final do mês de Agosto. E os moradores mostraram-se preocupados com o horário das reuniões marcadas para as 21h e muitos têm que levantar as 05h da manhã para irem para o trabalho.

O que acham desta medida do administrador, de ter um Kilamba sem contentores de lixo? Deixe o seu comentário:

Jovem esfaqueado até a morte no quarteirão S

0

Aconteceu na manhã de sábado 19, no quarteirão S da cidade do Kilamba, uma rija entre jovens com idades compreendidas entre os 20 e os 25 anos que resultou na morte de um jovem, no jardim.

O Kilambanews, vai actualizar toda a informação sobre este assassinato. A policia nacional ainda nao se pronunciou sobre o facto.

info@kilambanews.com

Rei MSWATI III visita cidade do Kilamba

0

O Rei MSWATI III de Essuatini de visita à Angola, por ocasião da 43ª Cimeira Ordinária dos Chefes de Estado e de Governo da SADC, efectuou no princípio da noite desta sexta-feira18, uma passagem a Centralidade do Kilamba, onde foi recebido pelo Administrador Municipal de Belas Arlindo Francisco Vieira dos Santos e pelo anfitrião Hélio Aragão Administrador do Distrito Urbano do Kilamba.

info@kilambanews.com

Rotura de água no quarteirao V

0

Os moradores do quarteira V, solicitam a intervenção urgente da EPAL, para a resolução de uma ruptura de água junto ao foco de lixo entre V 17 e V 18.

info@kilambanews.com

Presidente da China visita África do Sul e participa na cimeira dos BRICS

0

O Presidente da China, Xi Jinping, vai realizar uma visita de Estado à África do Sul e participar na cimeira do bloco de economias emergentes BRICS, na próxima semana, anunciou hoje o ministério dos Negócios Estrangeiros chinês.

“A convite do Presidente da República da África do Sul, Cyril Ramaphosa, o Presidente Xi Jinping vai participar na 15ª Cimeira dos BRICS, que se realiza em Joanesburgo, e fará uma visita de Estado à África do Sul, entre os dias 21 e 24 de Agosto”, disse a porta-voz do ministério, Hua Chunying, em comunicado.

Xi visitou a África do Sul em 2018, para fortalecer os laços diplomáticos e económicos entre o seu país e o continente africano.

Trata-se da segunda deslocação de Xi ao exterior, este ano, após ter visitado a Rússia em Março.

China, Brasil, Índia e África do Sul vão ser representados pelos respectivos chefes de Estado na cimeira dos BRICS, que decorre entre 22 e 24 de Agosto.

A Rússia que também integra o bloco, vai estar representada pelo ministro dos Negócios Estrangeiros, Serguey Lavrov.

O líder russo, Vladimir Putin, que está sob um mandado de prisão internacional, emitido pelo Tribunal Penal Internacional do qual a África do Sul é signatária, decidiu, no mês passado, não participar.

Na agenda da cimeira de Joanesburgo deste ano está a possível ampliação dos BRICS.

Vários países africanos manifestaram o desejo de ingressar no bloco, incluindo Argélia, Egipto e Etiópia.

Um total de 69 países foram convidados para a cimeira, incluindo todos os Estados africanos.

O bloco BRICS ganhou expressão em 2001, quando o economista Jim O’Neill, da Goldman Sachs, publicou um estudo intitulado “Building Better Global Economic BRICs”, sobre as grandes economias emergentes.

O grupo reuniu-se pela primeira vez em 2009 e estabeleceu uma agenda focada na reforma da ordem internacional, visando maior protagonismo dos países emergentes em organizações como as Nações Unidas, o Banco Mundial ou o Fundo Monetário Internacional.

O bloco passou a incluir a África do Sul no ano seguinte.

Os BRICS ganharam renovada importância no contexto da imposição de sanções contra a Rússia, visando isolar o país do comércio internacional, na sequência da invasão da Ucrânia.

Na visão da China e Rússia, a ascensão dos BRICS ilustra a emergência de “um mundo multipolar”, expressão que concentra a persistente oposição dos dois países ao “hegemonismo” ocidental, e em particular dos Estados Unidos. GAR

Zonas do Bita e do Zango com electricidade comprometida devido à vandalização de torres de alta tensão – RNT

0

A Rede Nacional de Transporte de Electricidade (RNT) anunciou que algumas zonas da cidade de Luanda poderão ficar sem energia eléctrica, devido à vandalização das torres de alta tensão que se tem registado nos últimos dias.

As zonas afectadas são o Bita e o Zango, em Viana, segundo o subdirector de exploração regional de Luanda da RNT, Belchior Figueiredo.

As torres têm como principal papel, transportar a energia eléctrica dos centro electroprodutores para os consumidores, explicou Belchior Figueiredo aos microfones da Rádio Nacional de Angola Para o responsável, a vandalização das torres representa preocupação por se tratar também de um perigo para a população, visto que esta prática pode causar a instabilidade da estrutura e consequentemente a sua queda.