AFRIKKANITHA APRESENTA ÁLBUM “THE SOUL MUSIC OF ANGOLA”

0
5453

A cantora angolana Afrikkanitha apresenta, no sábado, na Casa das Artes, no Talatona, em Luanda, em concerto, o seu novo disco “The Soul Music of Angola”.

Afrikkanitha, que falava ao Jornal de Angola a propósito, considera o seu novo rebento discográfico ser “o passaporte” para vincar culturalmente a nível do circuito internacional.

O CD “The Soul Music of Angola”, na visão da autora, é uma obra tanto para o país quanto para o exterior.

Pela primeira vez no CD, a cantora interpreta quase todas as músicas em kimbundo, alguns dos quais clássicos, dos anos 60, 70 e 80, do Século passado.

O disco junta ritmos de sungura, kilapanga e semba, sendo um tributo aos compositores das primeiras gerações da Música Popular Angolana, tais como Liceu Vieira Dias, Rui Mingas e Urbano de Castro, cujas obras a intérprete admira muito.

Afrikkanitha define o álbum como “música da alma que todos os países do mundo têm, a música da cultura de cada povo, que retrata o sofrimento e momentos bons do povo, no caso, feita por exímios compositores angolanos, dos quais tenho como referência para beber e aprender”.

Gravado totalmente em Luanda, a artista considerou que, por se tratar de uma obra identitária, os instrumentistas mais certos para trabalhar “são as pessoas da minha terra”.

Natural do Uíge, Eunice Quipuco Piedade José começou a gostar de artes desde muito nova, com maior inclinação para a dança. Aos 14 anos descobre o gosto pela escrita e dedica-se a escrever poemas.

Em 1991, aquando de uma conferência Luso-Brasileira, com o compositor Sérgio Ricardo, um dos compositores de Elis Regina, Afrikkanitha, com 19 anos de idade na altura, assume-se como é actualmente.

Fez parte dos grupos Vozes Negras e N’Sex Love, onde explorou os estilos r&b, soul e jazz.

O CD de estreia “Weza”, resulta num afrojazz com aceitação a nível internacional, produzido por ela e pelo marido, Simmons Massini.

Em 2010 colocou o segundo álbum no mercado, “Ainda Sonho”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui