Ponte do Kamorteiro terá intervenção emergencial

0
3217

A ponte do Kamorteiro sobre o rio Cambamba, localizada no município do Talatona, será intervencionada e enquadrada no âmbito das obras de emergências devido ao abatimento que se regista na lage de transição no sentido Talatona-Camama, anunciou hoje, 07 de Março, a Direcção Nacional de Obras de Engenharias do MINOPOT.

O diagnóstico da situação foi feito no início desta semana, estando na fase final a produção da nota de fundamentação que será remetida à apreciação do titular do Ministério das Obras Públicas e Ordenamento do Território, despoletando-se, a partir daí, os procedimentos emergenciais previstos na Lei. Os fundos estão assegurados pelo Fundo Rodoviário e Obras de Emergência (FROE), tutelado por este departamento ministerial.

Nuno Brandão, Chefe de Departamento de Obras de Engenharia, afirmou que “os processos erosivos registam-se há anos, e na ponte do Kamorteiro a erosão provoca arrastamento do solo nas margens do rio e nos macicos de encabeçamento das estacas da ponte. Este ano, fruto das chuvas torrenciais, deu-se também o arrastamento dos solos que servem de apoio ao encontro da ponte do lado do Talatona”.

A ponte não apresenta risco de colapsar, mas, por precaução, pondera-se cortar o trânsito no sentido Talatona – Camama onde se regista o ligeiro abatimento da lage de transição, passando todo o tráfego para a outra faixa de rodagem com circulação nos dois sentidos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui