Depois de vários anos ao serviço do Arsenal, o verão de 2012 trouxe a mudança de Alex Song da Premier League para o Barcelona, depois de os catalães terem pago 20 milhões de euros. O camaronês, já retirado dos relvados, pouco se importou com o aviso que lhe foi feito pelos dirigentes do Barça.
«Quando vi o contrato do Barcelona à minha frente e o dinheiro que ia receber, nem pensei duas vezes. Pensei na minha mulher, nos meus filhos e na vida confortável que íamos ter depois de eu deixar de jogar. Depois, o diretor desportivo do Barcelona disse-me que eu não ia ter muito tempo de jogo mas não quis saber, ia ser milionário», admitiu num direto no Instagram.
Alex Song criticou ainda a forma como alguns futebolistas gerem a sua conta bancária e… Deu o seu exemplo: «Muitos jovens vivem para lá das suas possibilidades. Estive oito anos no Arsenal mas só nos últimos quatro posso dizer que comecei a viver ‘à grande’ porque só aí percebi que era um esbanjador. Nesse tempo todo não consegui poupar 100 mil euros, era ‘chapa ganha, chapa gasta’.»