Governos províncias auditados pelo Tribunal de Contas

0
1334

Alguns governos provinciais e sectores da actividade pública estão a ser auditados pelo Tribunal de Contas para avaliação e melhoria dos serviços prestados.

O juiz conselheiro do Tribunal de Contas, Aniceto Aragão, que falava hoje no seminário sobre a “Contratação Pública”, aos administradores, explicou que a actividade de auditoria do Tribunal de Contas é frequente, mas nem todo inquérito tem a finalidade a responsabilização.

Nestes casos disse,  a auditoria pode resultar em apreciação que determina o nível de organização ou o mau funcionamento do serviço,“ se for o caso”.

Para ele,  antes da aplicação de qualquer responsabilização propriamente dita,  é  muito importante perceber e ajudar as pessoas a identificarem as dificuldades que possuem no exercício da sua  actividade,  para corrigir e obter maior rendimento neste domínio.

“Por exemplo, neste momento estão em curso algumas auditorias em governos provinciais e outros sectores da actividade pública, mas isto, só por si, não permite tirar conclusão de que há de facto problemas” esclareceu o juiz conselheiro do Tribunal de Contas.

Aniceto Aragão disse que se pretende avaliar o tipo de gestão exercida em determinados sectores para se estabelecer correcções ou responsabilização se haver matéria que culpabiliza o gestor.

Sem indicar instituições inquiridas, assegurou não existir até ao momento  nenhum governo provincial auditado pela prática de má gestão do erário.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui