O município de Viana acolhe, de 24 a 27 deste mês, o Festival de Cinema ao Ar Livre, que tem como objectivo criar maior interação entre os munícipes e a sua participação em acções que visam o resgate dos valores cívicos e morais na circunscrição.
Neste primeiro dia, a organização do evento homenageou o realizador do filme “ Assalto em Luanda” Henrique Narciso “ Dito” pelo seu trabalho e dedicação ao mundo do cinema.
Durante os três dias de Festival de Cinema ao Ar Livre, instalado defronte a administração de Viana, segundo o programa , os cinéfilos serão brindados com momentos culturais, debates e a exibição de 14 filmes.
O administrador municipal de Viana, Manuel Pimentel, presente no acto de abertura, comprometeu-se em apoiar com meios de trabalho os promotores ligados a sétima arte para incentivar a expansão desta cultura na circunscrição.
O responsável afirmou que o maior objectivo da realização deste Festival em Viana consiste em dinamizar e estimular o surgimento de cineastas no município de modo a ajudar na obtenção de outras fontes de rendimento.
Por sua vez, o coordenador do Festival, Edgar de Carvalho, disse que o cinema em Angola cresce dia após dia, com conteúdos de qualidade, afirmando que a internacionalização desta arte feita em Angola já é um facto.
Informou que o investimento no cinema apresenta grandes benefícios para o Estado e o empresariado, “pois através da Lei do Mecenato é possível fomentar a indústria em troca de benefícios fiscais” assegurou.