Pais incentivam crianças a pedirem nas ruas do Kilamba

0
1199

As crianças pedintes na cidade do Kilamba, município de Belas em Luanda ,voltaram às ruas, depois de serem retiradas, em Janeiro de 2022, e encaminhadas aos centros de acolhimento.

Oriundas dos municípios de  Cacuaco, Kilamba Kiaxi, Viana e de alguns bairros periféricos, os meninos foram levados ,numa primeira fase, a uma propriedade dispensada  ,provisóriamente, por uma empresária do distrito, onde foram acomodados para depois contactar os familiares.

 Este trabalho foi feito no âmbito da campanha do Instituto Nacional da Criança (INAC) lançado ,em Janeiro de 2022, com o objectivo de retirar as crianças pedintes das ruas e proporcionar a inclusão das famílias vulneráveis em projectos sociais de combate à pobreza e reduzir os níveis de mendicidade nas ruas, utilizando crianças.

Em declarações ,hoje quarta-feira, à ANGOP a directora da Acção Social, Cultura e Desporto do Distrito Urbano do Kilamba, Aida da Silva, disse que os pais das 78 crianças recolhidas, só souberam do paradeiro dos filhos, através de campanhas de divulgação junto  das igrejas e nas redes sociais para que as mesmas fossem encontradas. 
Assegurou ter sido feito um trabalho exitoso porque registou-se uma redução de criança que deambulavam pelos quarteirões, nos contentores do lixo e a bater nas porta dos apartamentos.

Explica que a problemática dos  pequenos é fomentada pelos familiares que as instrumentalizam de maneira a mendigar, em pontos  bem definidos pelos adultos, com isso sempre que se apercebem de um programa de recolha eles  furtam-se , pulando dos carros mesmo em movimento.  
Em conversa com  familiares apontam a falta de condições financeiras para sustentar as famílias como uma das principais razões para  manter as crianças em tais  situações.

FONTE: ANGOP
 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui