Início Site

Moradores do U20 agastados com o aumento de assaltos

0

Os moradores do quarteirão U20, na centralidade do Kilamba, dizem-se agastados com o número de assaltos que se regista naquele quarteirão.

Segundo o coordenador do edifício U20, os assaltos têm sido constantes e o mesmo já foi vítima desse mal.
“Já fui vítima de assalto à mão armarda. Limparam-me a casa toda”, explicou o coordenador do edifício.

Acrescentou ainda que estava ausente quando “fui assaltado em casa, regressei e não encontrei nada. Já fiz participação à polícia e continuou a aguardar “.

A centralidade do Kilamba tem sido alvo de muitos assaltos, pelo que os cidadãos pedem maior intervenção da polícia para mitigar os assaltos.

info@kilambanews.com

Multiusos do Kilamba terá novo “dono”

0

O Ministério Angolano da Juventude e Desportos (MINJUD) colocou para concurso público o Multiusos Arena do Kilamba, cujo o obejctivo é tornar o recinto desportivo autossustentáveis.

Segundo o Director para as Infra-estruturas do MINJUD, Moisés Cabenda, informou que o concurso público decorre na modalidade de concessão de gestão e exploração.

De acordo ainda com que a redacção do KILAMBA 24 HORAS soube, além do multiusos da Cidade do Kilamba, vão ser postos também em concurso público  os estádios 11 de Novembro, em Luanda, Ombaka, na província de Benguela, Chiazi, em Cabinda, Tundavala, na província da Huíla, e os pavilhões da Palanca Negra, na província de Malanje e Welwitschia, no Namibe.

O Pavilhão Multiúsos de Luanda é um recinto público localizado no Kilamba, no municipio de Belas. A arena, com capacidade para 12.720 pessoas, foi construída para receber o Campeonato do Mundo de Hóquei em Patins de 2013, na sua primeira edição em África.

info@kilambanews.com

Unique Beverages entregou material de prevenção de covid-19 ao Ministério da Saúde

0

A empresa angolana, Unique Beverages, efectou hoje em Luanda (8) a entrega de 1.200 unidades misturadas entre álcool etílico e álcool em gel o apoio surge das acções de responsabilidade social da empresa que desta forma apoia o Executivo na luta de prevenção ao COVID-19.

Na ocasiã, Lino Joel Director da Central de Compra e Aprovisionamento de Medicamentos e Meios Médicos de Angola CECOMA, manifestou o agradecimento em nome do ministério da saúde, ao gesto da empresa UNIQUE BEVERAGES, que “contribuiu assim com uma das grandes ferramentas que serve para a desinfestação das mãos dos médicos que estão na linha da frente no combate ao COVID 19 em Angola”.

Já o responsável de Marketing da UNIQUE BEVERAGES, Dario Santos, afirmou na ocasião que “às 1.200 unidades doadas tanto de álcool Etílico e álcool em gel é a melhor forma que  empresa encontrou no quadro da sua responsabilidade social para apoiar o executivo na luta contra o COVID-19 e este gesto, não vai ficar por aqui pretendemos levar ajuda também para às provinciais e para às zonas periféricas de Luanda”.

A pandemia do novo coronavírus (COVID-19), já afectou mais 117 países e já causou mais de 70 mil mortos em todo mundo. Em Angola, regista-se casos positivos da pandemia, dada a sua gravidade, complexidade, fácil transmissão e o facto de ainda não existir cura para este vírus, o Presidente da República, João Lourenço, pelos poderes que a Constituição lhe confere, decretou “Estado de Emergência” no País que vigora desde o dia 27 de Março e estende-se até ao dia 11 de Abril de 2020, data que pode ser prorrogada por um prazo de igual período.

Sobre a Unique Beverages

Unique Beverages, empresa de produção, engarrafamento e distribuição de bebidas alcoólicas e não alcoólicas que actua desde 2015, no mercado angolano. Em responsabilidade social, a Unique Beverages, actua nas seguintes áreas: Ambiente, Desporto, Cultutura e Saúde.

Vandalismo em equipamento elétrico avaliado em milhões de kwanzas

0

Trinta e dois edifícios do Distrito Urbano do Kilamba, município de Belas, em Luanda, ficaram ontem privados do fornecimento de energia eléctrica, desde, por causa de actos de vandalismo perpetrados por elementos desconhecidos, situação está que a afectou 1940 famílias, estimadas em sete mil pessoas.

Para avaliar o impacto do acto de vandalismo, o ministro da Energia e Águas, João Baptista Borges, na companhia do secretário de Estado da Energia e de altos funcionários do sector, deslocou-se, na manhã de ontem, àquela localidade para constatar a acção causada por alguns indivíduos desconhecidos.

info@kilambanews.com

Queda de árvore limita circulação no quarteirão C

0

Devido as últimas chuvas registradas uma árvore caiu durante a de ontem (01) e até ao momento a árvore, não foi removida.

Segundo relatos dos moradores da zona o facto relatado ao Kilambanews, está a causar o impedimento da saída de viaturas, até ao momento os moradores dos edifícios C23, C22, C21, C1, C2 e C3 não conseguem passar com as suas viaturas estão a faze-lo em sentido contrário para movimentar as viaturas.

Administração local, ainda não se pronunciou sobre o incidente.

Info@kambanews.com

INVASORES DE TERRENOS NA VIDA PACÍFICA ADOPTAM NOVO ESQUEMA

0

Os invasores de terrenos adjacentes a Centralidade Vida Pacífica estão agora com novo método de actuação que passa pela colocação de placa em nome Instituição Nacional da Habitação (INH) ou até mesmo do próprio Ministério das Obras Públicas, Urbanismo e Habitação.

Há muito que a Rádio Casimiro, tem vindo a denunciar o esquema de invasão dos terrenos adjacentes a Centralidade do Zango Zero, mas até ao momento “nem água vai, nem água vem”.

Assim sendo,  quando o Governador da província de Icolo e Bengo, Auzílio Jacob, entrar em acção vai encontrar o impasse destas placas, supostamente ligadas a um órgão ministerial. Em actualização.

Fonte: Rádio Casimiro

Neth Nahara em Liberdade: “Daqui para frente a minha vida é com Jesus”

0

A influenciadora digital Neth Nahara está entre os condenados colocados hoje em liberdade no âmbito de um indulto presidencial.

Neste 1 de janeiro foram soltos 28 dos 51 cidadãos abrangidos em 11 províncias. Em Luanda, o acto público aconteceu na Comarca de Viana.

Um dos destaques entre os reclusos, Neth Nahara disse estar arrependida e que a partir de agora está virada para Deus

Especialistas apontam vantagens do Kilamba passar a município

0

A Cidade do Kilamba passou a partir de hoje dia 01/01/2025, a ter o estatuto de município.

Significa que até ontem era ‘Distrito Urbano do Kilamba’, hoje passou a ser o ‘Município do Kilamba’.

O Novo Município do Kilamba, é um município de categoria A, o que significa que as verbas para a manutenção dos equipamentos técnicos da Cidade do Kilamba, como o saneamento básico, reparação da iluminação pública, semáforos, pintura do pavimento (sinalização de trânsito), requalificação dos parques públicos e das quadras desportivas, reparação dos passeios, poda das árvores, construção de velórios municipais, reparação dos buracos e abatimentos de terra nas estradas, etc…

não vão ser mais um problema, porque agora a nova Administração do Município do Kilamba, terá verbas suficientes para resolver estes e outro problemas.

Em entrevista ao KilambaNews o engenheiro Celestino Lanzi apontou cinco pontos que podem representar benefícios do novo município do Kilamba:

Vantagens:

1. Facilitar a administração a nível local;

2. O município será responsável por algumas funções como: cuidar do transporte público, recolha do resíduos sólidos, da iluminação e outros serviços locais;

3. Para além de cuidar da saúde local e da educação básica ( creches, e primeira parte do ensino fundamental)

4. Ao nível das infraestruturas urbanas a centralidade do Kilamba ora município, poderá efetuar melhor gestão das suas estradas e os sistemas de gestão da drenagem que é um problema deste território, assim deve se elaborar os planos de administração e integrar a nível provincial.

5. As populações só ganham porque terão melhor controlo e solicitar a prestação de contas aos administradores ora indicados.

Já o engenheiro hidráulico Mbati Baptista, considera que A elevação do kilamba a categoria de município, trará grandes vantagens, conferindo assim mais poderes as representações do estado a nivel inferior. Promoverá maior e melhor desenvolvimento desse pequeno espaço de parcela da província de Luanda, garantindo uma alocação adequada dos recursos financeiros e não só, para melhoria da qualidade de vida das populações. Em outras palavras, o Kilamba passa a ter o seu poder de decisão à nivel local, sem ter que depende de muitas instâncias para resolução dos seus problemas a nível local. Um outro Elemento de grande importância é que o Kilamba,  com a nova realidade em termos de elevação a categoria de município, é que já possui uma dotação orçamental no OGE 2025, permitindo assim a materialização das mudanças que se requerem com a nova DPA. Ou seja, o Kilamba para a resolver um problema que o aflige, como por exemplo o saneamento deficiente, já não precisa esperar que a solução venha da Administração do Belas.

Do ponto de vista operacional e técnico, o Kilamba passa a ter is seus serviços técnico e infraestruturas comunitárias, seus órgãos de segurança, seus serviços e bens, tutelados a nível da circunscrição do Kilamba com a respectiva autonomia, respondendo diretamente de forma exclusiva ao Governo da Província de Luanda.

Info@kilambanews.com

No Kilamba ano começa com um suicídio

0

Um professor da Universidade Agostinho Neto, identificado como João Manuel Francisco, de 62 anos de idade, PHD, cometeu suicídio nas primeiras horas desta quarta-feira, 01, no município do Kilamba.

A vítima, segundo dados em posse do Na Mira do Crime, que supostamente sofre de depressão, jogou-se do 7º andar do Edifício X43, por volta das 6 horas de hoje.

info@kilambanews.com

Kilamba tem 4 festas de réveillon autorizadas

0

O município de Belas lincenciou sete festas de réveillon, com destaque para quatro na centralidade do Kilamba.

Recorde-se que Governo Provincial de Luanda  através de um comunicado fez saber que para a realização de espectáculos, bailes e outras actividades, é necessária a autorização dos órgãos competentes do Governo Provincial de Luanda, das administrações municipais, dos distritos urbanos e comunais, conforme estipulado no Regulamento de Espectáculos e Divertimentos Públicos, aprovado pelo Decreto Presidencial n.° 111/11, de 31 de Maio.

As solicitações devem ser feitas mediante requerimento, com antecedência mínima de 5 dias úteis. Recomenda-se que os locais que acolham essas actividades possuam licenciamento adequado, condições técnicas e de segurança, evitando a poluição sonora e os constrangimentos de circulação, conforme o Decreto mencionado e o Regulamento Geral de Edificações Urbanas (Decreto Executivo n.° 13/07, de 26 de Fevereiro).

Fica igualmente interdita a realização de actividades festivas ou comerciais em espaços não licenciados, como passeios, largos, praças, entre outros. As actividades de pirotecnia (fogo-de-artifício) requerem autorização prévia e devem ser
executadas exclusivamente por empresas devidamente licenciadas pela Polícia Nacional, em locais previamente aprovados pelas autoridades competentes. Relativamente às celebrações religiosas, incluindo vigílias, estas deverão realizar-se exclusivamente nos locais de culto, assegurando o respeito pelos direitos de terceiros e preservando a ordem e a tranquilidade pública.

info@kilambanews.com

O não cumprimento dos procedimentos implicará no cancelamento da actividade e aplicação das sanções legais cabíveis.

 

Os 15 Atletas Mais Bem Pagos de 2024

0

Alguns desportos são mais lucrativos do que outros, mas a lista dos atletas mais bem pagos de 2024 abrange uma grande variedade de modalidades. Desde o futebol ao basquetebol, do golfe ao beisebol, estas estrelas dominam tanto dentro como fora dos campos. Aqui apresentamos os 15 atletas que mais ganharam este ano, destacando os seus rendimentos combinados no campo e fora dele.

Cristiano Ronaldo lidera a lista com rendimentos de 249,6 milhões de euros. O seu salário no campo, de 192 milhões de euros, provém do contrato com o Al-Nassr na Arábia Saudita, enquanto fora do campo arrecadou 57,6 milhões de euros através de parcerias com marcas como a Nike e os seus produtos CR7.

O golfista espanhol Jon Rahm teve um ano excecional com rendimentos de 209 milhões de euros. A maior parte, 190,1 milhões de euros, veio das suas vitórias em torneios, enquanto 19,2 milhões de euros vieram de patrocínios como a Callaway e a Rolex.

Lionel Messi, a lenda argentina, arrecadou 129,6 milhões de euros este ano. O seu salário no campo foi de 62,4 milhões de euros, enquanto fora do campo gerou 67,2 milhões de euros através de acordos com a Adidas e a sua participação no Inter Miami.

LeBron James continua a liderar com rendimentos de 123 milhões de euros em 2024. O seu salário no campo foi de 46,3 milhões de euros, enquanto fora do campo arrecadou 76,8 milhões de euros através de patrocínios, media e investimentos.

A estrela dos Milwaukee Bucks, Giannis Antetokounmpo, ganhou 106,6 milhões de euros este ano. O seu salário de 44 milhões de euros foi complementado por 62,4 milhões de euros em patrocínios com marcas como a Nike e a Google.

Kylian Mbappé, prodígio do futebol francês, gerou 105,6 milhões de euros este ano. O seu salário no campo foi de 86,4 milhões de euros, enquanto os patrocínios lhe renderam 19,2 milhões de euros.

O astro brasileiro Neymar acumulou 103,7 milhões de euros em 2024. No campo, ganhou 76,8 milhões de euros através do seu contrato e bónus. Fora do campo, arrecadou 26,9 milhões de euros através de acordos com marcas como Puma e Netflix.

Karim Benzema, avançado francês, arrecadou 101,8 milhões de euros em 2024. O seu salário no campo, de 96 milhões de euros, veio principalmente do seu contrato com o Al-Ittihad na Arábia Saudita. Fora do campo, gerou 5,8 milhões de euros através de patrocínios.

A estrela dos Golden State Warriors, Stephen Curry, ganhou 97,9 milhões de euros este ano. O seu salário no campo foi de 50 milhões de euros, enquanto fora do campo arrecadou 48 milhões de euros graças à sua marca SC30 e parcerias com a Under Armour.

Lamar Jackson, quarterback dos Baltimore Ravens, ganhou 96,5 milhões de euros em 2024. Os seus rendimentos no campo somaram 94,5 milhões de euros, graças ao seu contrato na NFL, enquanto fora do campo arrecadou 1,9 milhões de euros através de patrocínios com a Under Armour e a Oakley.

Joe Burrow, quarterback dos Cincinnati Bengals, destacou-se este ano com rendimentos de 96 milhões de euros. Quase todo esse valor, 92 milhões de euros, veio do seu contrato na NFL, enquanto 3,8 milhões de euros foram gerados através de patrocínios com marcas como Bose e Nike.

A estrela dos Brooklyn Nets, Kevin Durant, ganhou 89,5 milhões de euros em 2024. O seu salário no campo foi de 45,9 milhões de euros, enquanto fora do campo arrecadou 43,6 milhões de euros através de investimentos em startups, da sua empresa de media Boardroom e de parcerias com a Nike.

Shohei Ohtani, o fenómeno do beisebol, gerou 81,9 milhões de euros este ano. Os seus rendimentos no campo foram de 24,3 milhões de euros, enquanto 57,6 milhões de euros vieram de patrocínios, especialmente no Japão e nos Estados Unidos.

O campeão mexicano de boxe, Canelo Álvarez, acumulou 81,6 milhões de euros em 2024. A maioria dos seus rendimentos, 72 milhões de euros, veio dos seus combates. Fora do ringue, arrecadou mais 9,6 milhões de euros através de acordos publicitários e investimentos em marcas desportivas e de fitness.

Patrick Mahomes, o famoso quarterback dos Kansas City Chiefs, ganhou 81 milhões de euros em 2024. A maior parte dos seus rendimentos veio dos salários no campo, num total de 57 milhões de euros, graças ao seu lucrativo contrato na NFL e a bónus de desempenho. Fora do campo, Mahomes arrecadou 24 milhões de euros através de patrocínios e investimentos, incluindo acordos com marcas como Adidas e State Farm.

 

Gestores de ginásio com novo espaço no Kilamba

0

No âmbito do Programa de Protecção dos Bens Públicos, a Comissão Provincial Multissectorial, sob coordenação do Vice-Governador para o Sector Económico, Jorge Miguêns Augusto, assinou, nesta segunda-feira, 30 de Dezembro, um memorando de entendimento com gestores de ginásios.

A acção, que visa a conformação das irregularidades de exploração do património público sob gestão privada, resultou na cedência de um espaço com mais de 6 mil metros quadrados na Centralidade do Kilamba.

O espaço disponibilizado conta com as condições criadas, desde água, energia eléctrica e toda a documentação legal necessária para a construção dos novos estabelecimentos, garantindo transparência e celeridade no processo.

info@kilambanews.com

 

Linha de saneamento entre o Q e R desobstruída

0

A brigada ambiental da Administração do Distrito Urbano do Kilamba, Efectuou hoje (28) a desobstrução da linha de saneamento que estava a obstruir o quarteirão Q e R, tendo como ponto de obstrução o colector de águas residuais, localizado na Rua Amílcar Cabral, junto ao edifício L19.

Realço que esta obstrução foi a mais complexa, mais grave e o maior desafio que tivemos este ano (2024).
Após a tentativa de desobstrução por via mecânica (camião combinado) sem sucesso.

A brigada ambiental abraçou o desafio e após uma análise profunda da obstrução, foram feitas  ferramentas adequadas (como demonstrado nas imagens) para a desobstrução com sucesso.

Além da desobstrução, foi efectuada a limpeza de todos os colectores afectados, incluindo as sarjetas localizadas junto ao edifício Q12.

A causa da obstrução, deve-se a resíduos indiferenciados como preservativos, panos (muitos), plásticos e placas de gordura. Também foi retirado do interior do colector um pau com 3 metros de altura e 2 paus com uns 60cm.


Acredita-se que ainda esteja algo mais no interior mas só saberá quando a linha deixar de estar em carga.
A Brigada Ambiental irá efectuar o devido acompanhamento nos próximos dias a esta linha de saneamento. Garantiu Nuno Santos da comissão da brigada ambiental do Kilamba.

E se o Natal fosse todos os meses?

0

Longas filas nos ATMs, nos bancos, nos supermercados, engarrafamentos de tirar fôlego, ansiedade, tristeza, alegria, preocupação, corrida pera a compra dos presentes, é este o cenário nas ruas de Luanda nos últimos dias.

E se fosse assim todos os meses? Será que precisamos esperar 12 meses para presentear o próximo ou dizer a ele o quanto o amamos?

Não seria bom fazermos este exercício com mais frequência? Ou custa muito caro preocuparmos com as pessoas importantes da nossa vida?

Como dizia Steve Jobs, as pessoas são como iPads, dificilmente sabem o que fazer, portanto, devem ser orientadas em como pensar, agir e o que fazer em determinadas situações. E neste fase natalícia, nós estamos orientados a gastar algum com o próximo, e se fôssemos orientados a gastar assim todos os meses? Não seríamos mais próximos do próximo? Não teríamos mais rostos felizes, menos crianças com fome nas ruas?

O actual paradigma social, deixou todos baralhados e com pouca capacidade para distinguir o bem do mal, para saber quando devemos ajudar alguém e quando não, a bíblia inúmeras vezes aconselha-nós a fazermos o bem sem ver a quem…

E se fizéssemos disso a base natalina? Apesar de celebrar o nascimento de Cristo, também usa-se para unir famílias e acariciar os menos favorecidos. Portanto, vamos manter esta atitude mensalmente, escolhendo alguém para ajudar e fazer o bem…