Início Site

Moradores do U20 agastados com o aumento de assaltos

0

Os moradores do quarteirão U20, na centralidade do Kilamba, dizem-se agastados com o número de assaltos que se regista naquele quarteirão.

Segundo o coordenador do edifício U20, os assaltos têm sido constantes e o mesmo já foi vítima desse mal.
“Já fui vítima de assalto à mão armarda. Limparam-me a casa toda”, explicou o coordenador do edifício.

Acrescentou ainda que estava ausente quando “fui assaltado em casa, regressei e não encontrei nada. Já fiz participação à polícia e continuou a aguardar “.

A centralidade do Kilamba tem sido alvo de muitos assaltos, pelo que os cidadãos pedem maior intervenção da polícia para mitigar os assaltos.

info@kilambanews.com

Multiusos do Kilamba terá novo “dono”

0

O Ministério Angolano da Juventude e Desportos (MINJUD) colocou para concurso público o Multiusos Arena do Kilamba, cujo o obejctivo é tornar o recinto desportivo autossustentáveis.

Segundo o Director para as Infra-estruturas do MINJUD, Moisés Cabenda, informou que o concurso público decorre na modalidade de concessão de gestão e exploração.

De acordo ainda com que a redacção do KILAMBA 24 HORAS soube, além do multiusos da Cidade do Kilamba, vão ser postos também em concurso público  os estádios 11 de Novembro, em Luanda, Ombaka, na província de Benguela, Chiazi, em Cabinda, Tundavala, na província da Huíla, e os pavilhões da Palanca Negra, na província de Malanje e Welwitschia, no Namibe.

O Pavilhão Multiúsos de Luanda é um recinto público localizado no Kilamba, no municipio de Belas. A arena, com capacidade para 12.720 pessoas, foi construída para receber o Campeonato do Mundo de Hóquei em Patins de 2013, na sua primeira edição em África.

info@kilambanews.com

Unique Beverages entregou material de prevenção de covid-19 ao Ministério da Saúde

0

A empresa angolana, Unique Beverages, efectou hoje em Luanda (8) a entrega de 1.200 unidades misturadas entre álcool etílico e álcool em gel o apoio surge das acções de responsabilidade social da empresa que desta forma apoia o Executivo na luta de prevenção ao COVID-19.

Na ocasiã, Lino Joel Director da Central de Compra e Aprovisionamento de Medicamentos e Meios Médicos de Angola CECOMA, manifestou o agradecimento em nome do ministério da saúde, ao gesto da empresa UNIQUE BEVERAGES, que “contribuiu assim com uma das grandes ferramentas que serve para a desinfestação das mãos dos médicos que estão na linha da frente no combate ao COVID 19 em Angola”.

Já o responsável de Marketing da UNIQUE BEVERAGES, Dario Santos, afirmou na ocasião que “às 1.200 unidades doadas tanto de álcool Etílico e álcool em gel é a melhor forma que  empresa encontrou no quadro da sua responsabilidade social para apoiar o executivo na luta contra o COVID-19 e este gesto, não vai ficar por aqui pretendemos levar ajuda também para às provinciais e para às zonas periféricas de Luanda”.

A pandemia do novo coronavírus (COVID-19), já afectou mais 117 países e já causou mais de 70 mil mortos em todo mundo. Em Angola, regista-se casos positivos da pandemia, dada a sua gravidade, complexidade, fácil transmissão e o facto de ainda não existir cura para este vírus, o Presidente da República, João Lourenço, pelos poderes que a Constituição lhe confere, decretou “Estado de Emergência” no País que vigora desde o dia 27 de Março e estende-se até ao dia 11 de Abril de 2020, data que pode ser prorrogada por um prazo de igual período.

Sobre a Unique Beverages

Unique Beverages, empresa de produção, engarrafamento e distribuição de bebidas alcoólicas e não alcoólicas que actua desde 2015, no mercado angolano. Em responsabilidade social, a Unique Beverages, actua nas seguintes áreas: Ambiente, Desporto, Cultutura e Saúde.

Vandalismo em equipamento elétrico avaliado em milhões de kwanzas

0

Trinta e dois edifícios do Distrito Urbano do Kilamba, município de Belas, em Luanda, ficaram ontem privados do fornecimento de energia eléctrica, desde, por causa de actos de vandalismo perpetrados por elementos desconhecidos, situação está que a afectou 1940 famílias, estimadas em sete mil pessoas.

Para avaliar o impacto do acto de vandalismo, o ministro da Energia e Águas, João Baptista Borges, na companhia do secretário de Estado da Energia e de altos funcionários do sector, deslocou-se, na manhã de ontem, àquela localidade para constatar a acção causada por alguns indivíduos desconhecidos.

info@kilambanews.com

Socorro o prédio vai “CAIR”

0

Os moradores do edifício H12, localizado no KK5000, tem que as estruturas do edifício possam ceder devido a esta rotura que já leva anos e sem a intervenção da administração local onde os mesmo dissem que já solicitaram a intervenção da administração mas sem resposta.

Entretanto, uma fonte da administração, esclareceu ao KilambaNews que compreendem os constrangimentos causados pela situação que se vive no H12 do KK5000 e a Administração está por dentro da situação e até já efectuou intervenções preliminares, neste momento estão a reunir recursos para uma solução mais eficaz e mais consolidada.

info@kilambanews.com

A divisão de televisões da Sony passará a ser controlada pela chinesa TCL

0

A Sony e a TCL anunciaram uma nova “parceria estratégica” de forma a tirar proveito da experiência das duas empresas nas respectivas áreas. A chinesa TCL deterá 51% da divisão de entretenimento caseiro da tecnológica japonesa Sony.

A Sony e a TCL anunciaram uma nova “parceria estratégia” que verá a empresa chinesa ter uma participação maioritária na divisão de televisões da tecnológica nipónica. A iniciativa foi anunciada num comunicado conjunto das duas empresas.

O acordo prevê que a TCL fique com uma participação de 51% na divisão de entretenimento caseiro da Sony, que manterá os restantes 49%. O objetivo é tirar partido das tecnologia de ecrãs, presença global, eficiência e cadeia de fornecimento da TCL e, ao mesmo tempo, continuar a aproveitar a experiência da Sony com imagem e áudio.

“Ao combinar a experiência das duas empresas, pretendemos criar mais valor para os clientes no campo do entretenimento caseiro”, afirmou o CEO da Sony, Kimio Maki.

Kilamba não foge a regra e encerra casas de pessagem

0

No âmbito do Programa de Protecção dos Bens Públicos, a Administração Municipal do Kilamba em colaboração com o Comando Municipal da Polícia Nacional, realizou na Comuna da Vila Flor uma acção de fiscalização e inspecção que visa desmantelar casas de pesagens irregulares e reduzir o índice de Vandalização dos bens públicos no município.


A acção realizada recentemente permitiu suspender as actividades de (4) casas de pesagens, focando principalmente na recuperação de materiais furtados, combatendo assim o vandalismo e o comércio ilegal de bens públicos.

info@kilambanews.com

Senegal conquista o CAN depois de abandonar o relvado

0

O Senegal conquistou a Taça das Nações Africanas após uma final marcada por momentos de grande confusão, ao vencer o anfitrião Marrocos por 1-0 após prolongamento.

O jogo ficou marcado por um episódio insólito já nos descontos do tempo regulamentar, quando o árbitro assinalou uma grande penalidade a favor de Marrocos, na sequência de uma falta de El Hadji Malick Diouf sobre Brahim Díaz durante a defesa de um canto.

A decisão, tomada após consulta ao VAR pelo árbitro congolês Jean-Jacques Ndala, gerou protestos intensos da equipa senegalesa.
Em sinal de contestação, o selecionador Pape Bouna Thiaw ordenou a saída dos seus jogadores do relvado, numa atitude que provocou empurrões e discussões entre jogadores e árbitros.

Foi Sadio Mané quem acabou por convencer os colegas a regressar ao campo, depois de um atraso de cerca de 14 minutos.

No reatamento, Brahim Díaz desperdiçou a oportunidade de dar o título a Marrocos, ao tentar uma grande penalidade à Panenka, facilmente defendida pelo guarda-redes Edouard Mendy.

Já no prolongamento, o Senegal acabou por resolver a final. Aos 94 minutos, Pape Gueye marcou o golo decisivo, garantindo o troféu para o conjunto africano.

O triunfo do Senegal na final frente à seleção anfitriã apenas tem paralelo em três das 35 edições da Taça das Nações Africanas, duas delas protagonizadas pelo Gana, na Tunísia, em 1965, e na Líbia, em 1992.

Mais recentemente, em 2000, os Camarões conquistaram o título diante da Nigéria, que coorganizou o torneio com o Gana.

XK do Kilamba “Surra” GD Fortaleza

0

O Futebol Clube do Kilamba venceu hoje (17) por 12 bola a duas o GD Fortaleza.

O jogo realizado no complexo Sérgio Luther Rescova Joaquim a contar para segunda jornada do provincial de sub 15, Ivanio marcou 7 golos Silvio molongue e Maradona marcaram os restantes.

info@kilambanews.com

Rede de transporte vai facilitar circulação entre Talatona e Kilamba

0

A partir do dia 22 de Janeiro, o Município de Talatona passará a contar, pela primeira vez, com a circulação da rede de transportes Rosalina Express, com a abertura de um novo terminal de passageiros, localizado defronte à Universidade Privada de Angola (UPRA).

O terminal contará com redes intermunicipal e intramunicipal e permitirá a ligação directa, rápida e eficaz entre Talatona e outros municípios de Luanda, bem como a província do Icolo e Bengo, através das rotas Talatona–Kilamba e Kilamba–Zango 8000, até ao Aeroporto Internacional António Agostinho Neto (AIAN), melhorando a mobilidade urbana, sobretudo de estudantes e trabalhadores.

Com a entrada em funcionamento deste terminal, será igualmente assegurada a ligação entre Talatona, o Largo das Escolas e a Mutamba, reforçando a integração do município na rede estruturante de transportes públicos da capital.

Info@kilambanews.com

Caminhada janeiro branco no Kilamba

0

No âmbito dos 450 anos da cidade de Luanda, o Gabinete Provincial da Saúde de Luanda, organiza a “Caminhada Janeiro Branco”.

Dia dia 17 de Janeiro, às 7 horas num percurso de 3 quilômetros da Pumangol do Kilamba (ponto de concentração), até ao Quarteirão F da centralidade.

Vista-se de branco e caminhe pela saúde mental, pois quem cuida da mente cuida da vida.

Após a caminhada os especialistas em saúde mental estarão disponíveis para poder consultar de forma gratuita pela Paz, Equilíbrio e Saúde Mental.

 

EUA suspendem vistos para Rússia, Irão, Brasil e 72 países

0

O Governo dos Estados Unidos decidiu suspender a emissão de vistos para 75 países, incluindo Rússia, Irão e Brasil, visando reprimir candidatos que possam tornar-se um encargo público. A notícia foi avançada primeiro pela televisão norte-americana Fox News e mais tarde confirmada pela própria Administração Trump. Na rede social X, a Casa Branca afirmou que a medida estará em vigor “até que os EUA possam garantir que os imigrantes que chegarem não se tornem um fardo para o Estado nem extraiam riqueza dos contribuintes americanos”. Não foi divulgada oficialmente a lista completa de nações afetadas, especificamente que tipos de vistos que serão suspensos e se os já emitidos serão revogados.

Está prevista uma pausa de tempo indeterminado, que terá início a 21 de janeiro, na aprovação da autorização prévia obrigatória para os cidadãos de países como “Somália, Rússia, Afeganistão, Brasil, Irão, Iraque, Egito, Nigéria, Tailândia e Iémen” que queiram entrar naquele país, disse a Fox News.

No dia 7, Angola e Cabo Verde entraram na lista de caução nos vistos para os EUA, e a revogação de vistos para diversos países foi duplicada para 100 mil em 2025. Mesmo os turistas de países isentos de entrevistas consulares, como é o caso de Portugal, têm sido afetados pelas políticas anti-imigração do Governo Trump. Em dezembro, foi anunciado que os viajantes livres de pedir a autorização prévia deveriam ter como públicos os seus perfis nas redes sociais.

A Embaixada e Consulados dos EUA no Brasil pronunciou-se, também no X, a referir Somália, Haiti, Irão e Eritreia como fazendo parte da lista, sem citar o Brasil.

Os países abrangidos pela suspensão anunciada são:

Afeganistão, Albânia, Argélia, Antígua e Barbuda, Arménia, Azerbaijão, Bahamas, Bangladesh, Barbados, Bielorrússia, Belize, Butão, Bósnia, Brasil, Birmânia, Camboja, Camarões, Cabo Verde, Colômbia, Congo, Cuba, Dominica, Egipto, Eritreia, Etiópia, Fiji, Gâmbia, Geórgia, Gana, Granada, Guatemala, Guiné-Conacri, Haiti, Irão, Iraque, Costa do Marfim, Jamaica, Jordânia, Cazaquistão, Kosovo, Kuwait, Quirguistão, Laos, Líbano, Libéria, Líbia, Macedónia, Moldávia, Mongólia, Montenegro, Marrocos, Nepal, Nicarágua, Nigéria, Paquistão, República do Congo, Rússia, Ruanda, São Cristóvão e Neves, Santa Lúcia, São Vicente e Granadinas, Senegal, Serra Leoa, Somália, Sudão do Sul, Sudão, Síria, Tanzânia, Tailândia, Togo, Tunísia, Uganda, Uruguai, Uzbequistão e Iémen.

A legislação federal já exigia que os candidatos à residência permanente ou a um estatuto legal comprovassem que não seriam um encargo público e os imigrantes que pretendem entrar no país já são sujeitos a um exame médico realizado por um especialista aprovado por uma embaixada norte-americana.

Assim, foi determinado que os funcionários consulares devem considerar uma série de pormenores sobre os candidatos a visto, incluindo idade, estado de saúde, situação familiar, situação financeira, nível de educação, competências e qualquer utilização anterior de apoios públicos e independentemente do país de origem.

Por outro lado, determina também que seja avaliada a proficiência em inglês dos candidatos, podendo essa avaliação ser feita através de entrevistas conduzidas nessa língua.

SÃO FALSAS AS INFORMAÇÕES SEGUNDO AS QUAIS ESTÃO A SER COMERCIALIZADAS HABITAÇÕES NO PROJECTO KK5800

0

O Ministério das Obras Públicas, Urbanismo e Habitação alertou para a circulação, nas redes sociais, de anúncios falsos sobre a suposta venda de habitações no projecto KK5800, situação que tem provocado prejuízos a vários cidadãos.
Segundo o ministério, as informações divulgadas não são verdadeiras, pelo que a população é aconselhada a não efectuar pagamentos nem a celebrar quaisquer acordos com indivíduos ou entidades que anunciam a comercialização das casas.

De acordo com o director do Gabinete de Comunicação Institucional e Imprensa do ministério, Paulo Teca, o projecto continua em execução e não existe qualquer processo oficial de venda em curso. O responsável garantiu que, assim que houver informações oficiais, estas serão divulgadas exclusivamente através dos canais institucionais

Apple escolheu o Gemini da Google para funcionalidades de IA da Siri

0

A Apple e a Google fizeram um comunicado conjunto onde anunciam a parceria. Os valores do negócio não foram partilhados, mas acredita-se que possa ascender aos mil milhões de dólares.

A Apple anunciou oficialmente que escolheu o modelo de Inteligência Artificial da Google, o Gemini, como a base da próxima geração da assistente digital Siri. As duas empresas publicaram até um comunicado conjunto onde dão conta desta parceria.

“Depois de uma avaliação cuidada, determinámos que a tecnologia da Google providencia a base mais sólida para os Apple Foundation Models e estamos entusiasmados com as novas e inovadoras experiências que serão proporcionadas aos nossos utilizadores”, pode ler-se no comunicado da Apple e da Google partilhado pela CNBC.