Início Site

Moradores do U20 agastados com o aumento de assaltos

0

Os moradores do quarteirão U20, na centralidade do Kilamba, dizem-se agastados com o número de assaltos que se regista naquele quarteirão.

Segundo o coordenador do edifício U20, os assaltos têm sido constantes e o mesmo já foi vítima desse mal.
“Já fui vítima de assalto à mão armarda. Limparam-me a casa toda”, explicou o coordenador do edifício.

Acrescentou ainda que estava ausente quando “fui assaltado em casa, regressei e não encontrei nada. Já fiz participação à polícia e continuou a aguardar “.

A centralidade do Kilamba tem sido alvo de muitos assaltos, pelo que os cidadãos pedem maior intervenção da polícia para mitigar os assaltos.

info@kilambanews.com

Multiusos do Kilamba terá novo “dono”

0

O Ministério Angolano da Juventude e Desportos (MINJUD) colocou para concurso público o Multiusos Arena do Kilamba, cujo o obejctivo é tornar o recinto desportivo autossustentáveis.

Segundo o Director para as Infra-estruturas do MINJUD, Moisés Cabenda, informou que o concurso público decorre na modalidade de concessão de gestão e exploração.

De acordo ainda com que a redacção do KILAMBA 24 HORAS soube, além do multiusos da Cidade do Kilamba, vão ser postos também em concurso público  os estádios 11 de Novembro, em Luanda, Ombaka, na província de Benguela, Chiazi, em Cabinda, Tundavala, na província da Huíla, e os pavilhões da Palanca Negra, na província de Malanje e Welwitschia, no Namibe.

O Pavilhão Multiúsos de Luanda é um recinto público localizado no Kilamba, no municipio de Belas. A arena, com capacidade para 12.720 pessoas, foi construída para receber o Campeonato do Mundo de Hóquei em Patins de 2013, na sua primeira edição em África.

info@kilambanews.com

Unique Beverages entregou material de prevenção de covid-19 ao Ministério da Saúde

0

A empresa angolana, Unique Beverages, efectou hoje em Luanda (8) a entrega de 1.200 unidades misturadas entre álcool etílico e álcool em gel o apoio surge das acções de responsabilidade social da empresa que desta forma apoia o Executivo na luta de prevenção ao COVID-19.

Na ocasiã, Lino Joel Director da Central de Compra e Aprovisionamento de Medicamentos e Meios Médicos de Angola CECOMA, manifestou o agradecimento em nome do ministério da saúde, ao gesto da empresa UNIQUE BEVERAGES, que “contribuiu assim com uma das grandes ferramentas que serve para a desinfestação das mãos dos médicos que estão na linha da frente no combate ao COVID 19 em Angola”.

Já o responsável de Marketing da UNIQUE BEVERAGES, Dario Santos, afirmou na ocasião que “às 1.200 unidades doadas tanto de álcool Etílico e álcool em gel é a melhor forma que  empresa encontrou no quadro da sua responsabilidade social para apoiar o executivo na luta contra o COVID-19 e este gesto, não vai ficar por aqui pretendemos levar ajuda também para às provinciais e para às zonas periféricas de Luanda”.

A pandemia do novo coronavírus (COVID-19), já afectou mais 117 países e já causou mais de 70 mil mortos em todo mundo. Em Angola, regista-se casos positivos da pandemia, dada a sua gravidade, complexidade, fácil transmissão e o facto de ainda não existir cura para este vírus, o Presidente da República, João Lourenço, pelos poderes que a Constituição lhe confere, decretou “Estado de Emergência” no País que vigora desde o dia 27 de Março e estende-se até ao dia 11 de Abril de 2020, data que pode ser prorrogada por um prazo de igual período.

Sobre a Unique Beverages

Unique Beverages, empresa de produção, engarrafamento e distribuição de bebidas alcoólicas e não alcoólicas que actua desde 2015, no mercado angolano. Em responsabilidade social, a Unique Beverages, actua nas seguintes áreas: Ambiente, Desporto, Cultutura e Saúde.

Vandalismo em equipamento elétrico avaliado em milhões de kwanzas

0

Trinta e dois edifícios do Distrito Urbano do Kilamba, município de Belas, em Luanda, ficaram ontem privados do fornecimento de energia eléctrica, desde, por causa de actos de vandalismo perpetrados por elementos desconhecidos, situação está que a afectou 1940 famílias, estimadas em sete mil pessoas.

Para avaliar o impacto do acto de vandalismo, o ministro da Energia e Águas, João Baptista Borges, na companhia do secretário de Estado da Energia e de altos funcionários do sector, deslocou-se, na manhã de ontem, àquela localidade para constatar a acção causada por alguns indivíduos desconhecidos.

info@kilambanews.com

Jovem brutalmente agredida no kilamba

0

A redação do site KilambaNews, recebeu uma denúncia publica, sobre uma alegada agressão de uma menor e o acto foi filmado e está no nosso canal de WhatsApp e Facebook e partilhamos com os nossos leitores o texto da denúncia:

DENÚNCIA PÚBLICA

Ao Comando da Polícia no Município do Kilamba.

Essa jovem no vídeo foi brutalmente espancada por estás duas jovens.

É urgente que se investigue e que se faça as devidas detenções das duas jovens agressoras, não podemos permitir que situações do género aconteçam na nossa Cidade do Kilamba, porque se não perdemos o controle, casos do género podem terminar em morte ou lesões graves.

Quem conhecer ou souber o endereço da menina que foi espancada, por favor deixe-nos uma mensagem, para podermos oferecer a vítima o devido suporte jurídico.

info@kilambanews.com

Paróquia do Santíssimo Senhor Redentor no Kilamba realiza Natal Solitário 2025

0

Com o objectivo de levar melhores condições para quem mais precisa a paróquia do Santíssimo Senhor Redentor, pertencente a diocese de Viana, realiza Natal Solitário 2025, para o efeito solicita a solidariedade de todos os moradores do Kilamba e não só com o apoio com bens não perecíveis, Roupas, material escolar, brinquedos e outros.

Com o lema: “Sentir com o outro aquece a alma”. Os bens deverão ser entregues na paroquia localizada no Kilamba junto ao Academia Venâncio de Moura.

O Natal solidário, realiza-se no dia 20 de Dezembro de 2025. O seu pouco pode ser muito para quem precisa.

Marrocos vai fazer história no CAN 2025

0

A maior e mais emblemática festa do futebol africano está em contagem decrescente. Vinte e quatro selecções reunem-se em Marrocos, de 21 de Dezembro a 18 de Janeiro para disputar o cobiçado troféu. Angolamarcará presença e há uma grande espectativa em relação a prestação dos Palancas Negras.

Será o primeiro país africano a produzir e transmitir um torneio continental em HDR, tecnologia usada apenas em grandes provas como o Mundial e o Euro, garantindo imagens mais nítidas, contrastadas e imersivas.

Estádio 11 de Novembro acolhe desfile dos jogos da juventude africana

0

O acto marca o encontro festivo das delegações participantes, que reúnem cerca de 2.400 atletas distribuídos por 21 modalidades, depois de as competições terem arrancado na última quarta-feira.

O desfile contará com as 55 delegações, sendo 54 provenientes dos países africanos e uma representando a selecção de refugiados do continente, elemento que reforça o carácter inclusivo e multicultural da edição, de acordo com o director executivo do Comité Organizador (COJAJ), Gustavo da Conceição.

A organização esclareceu que a cerimónia acontece três dias após o início das provas devido à chegada faseada de oficiais, delegados e técnicos ligados às federações e organismos continentais, o que obrigou ao ajuste do calendário inicial.

info@kilambanews.com

Moradores do Kilamba não vão participar no acto de massas do MPLA

0

O KilambaNews, realizou uma sondagem através da plataforma WhatsApp onde questionava o seguinte:

“Os moradores do Kilamba vão ao acto político do MPLA, neste sábado no Kilamba?

E o resultado da sondagem pode ser visto na imagem. Onde a maioria diz que não vai participar do acto político do MPLA neste sábado (13).

Recordar que MPLA  junta hoje na centralidade do Kilamba militantes, simpatizantes e amigos para o acto central de massas alusivo aos 69 anos da sua fundação.

Info@kilambanews.com

Lançada a primeira pedra para a construção de 2.546 novas habitações na Urbanização KK5800

0

O Governo angolano lançou esta quinta-feira, 11 de Dezembro, a primeira pedra para a construção de 2.546 novas habitações no Lote 2 da Urbanização KK5800, localizada nas imediações da Centralidade do Kilamba, em Luanda. A cerimónia, liderada pelo Ministério das Obras Públicas, Urbanismo e Habitação, através do Instituto Nacional de Habitação (INH), marca o reinício de um dos projectos habitacionais mais ambiciosos do país, que esteve paralisado durante anos. A empreitada integra-se no processo de reabilitação e conclusão da urbanização, agora retomada sob a modalidade de permuta, após concurso público que selecionou um parceiro privado para executar as obras.

O projecto KK5800, inicialmente concebido para 5.800 unidades habitacionais, foi revisto e ampliado para um total de 10.808 casas, entre apartamentos e moradias, com previsão de beneficiar mais de 60 mil pessoas até 2026. Esta nova fase representa um passo estratégico na política de habitação do Executivo, que aposta em parcerias público-privadas para reduzir o défice habitacional e dinamizar o sector imobiliário.

A localização privilegiada do KK5800, junto a uma das maiores centralidades do país, reforça o seu potencial na valorização imobiliária e na integração urbana. Já tendo cinco empresas envolvidas e outras em negociação, o projecto promete não só criar novas oportunidades de habitação, mas também impulsionar o mercado de terrenos e construção civil na capital angolana.

Por: José Leandro

Funcionários públicos vão trabalhar mais uma hora e meia

0

Funcionários públicos vão trabalhar uma hora e meia a mais de 12 a 30 deste mês.

O Ministério da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social anunciou que os funcionários públicos — com excepção dos que laboram por turnos, vão cumprir mais 1 hora e 30 minutos de trabalho nos dias:

12, 15, 16, 17, 19, 22, 23, 29 e 30 deste mês.

Segundo o comunicado, esta medida surge porque o 25 de Dezembro (Natal) e o 1 de Janeiro (Ano Novo) caem numa quinta-feira, criando Ponte. Para compensação, será acrescentado tempo extra à carga horária normal de trabalho nestas datas pré-estabelecidas.
info@kilambanews.com

A crise é real, chegou a Madrid e tem um nome: Xabi Alonso

0

Não há nada que dê mais gás a uma equipa que inicia uma nova era do que ganhar, e ganhar bem, o clássico contra o adversário direto e campeão. Mais: não há nada que dê mais gás do que andar sozinho na liderança da Liga e a seguir a esse duelo ainda chegar a mais uma goleada (com o Valencia). A complicada transição de um período com um dos melhores treinadores de sempre, Carlo Ancelotti, para um dos treinadores que se quer juntar ao lote dos melhores de sempre, Xabi Alonso, tinha nos resultados uma rampa de lançamento para chegar à ideia que o Real Madrid mais procurou desde que mudou: estabilidade. No entanto, e quase de forma paradoxal, foi aí que tudo começou a eclodir. Tanto que, um mês e meio depois, aquilo que se fala é de uma possível alteração técnica caso o próximo resultado não seja o melhor. Mas, afinal, o que mudou?

Basicamente, tudo. Basicamente, o que se viu na receção ao Celta de Vigo no Santiago Bernabéu, onde depois de três empates e uma vitória a equipa voltou a tremer e perdeu mesmo em casa com os galegos num jogo em que terminou com nove jogadores por expulsão de Fran Garcia e Álvaro Carreras (Endrick também viu no final o vermelho mas no banco) e quatro pontos de atraso para um Barcelona que ganhara antes em Sevilha ao Betis num encontro digno de… hóquei em patins (3-5). Uma hora ao lado de tudo e todos mais meia hora de apatia em desvantagem adensaram ainda mais o cenário de crise. De futebol, de identidade, de resultados. Em cinco rondas, “desapareceram” nove pontos do mapa e houve quebras em termos internos.

Um dos epicentros da crise será Vinícius Jr. e a reação explosiva que teve quando foi substituído no clássico com o Barcelona, tendo em conta que os responsáveis do clube optaram por não tomar qualquer medida após o sucedido e deixaram a gestão do caso nas mãos de Xabi Alonso. Como refere o El Mundo, essa posição foi algo que fragilizou o técnico, quebrando parte da autoridade que mostrara no arranque de temporada com 13 vitórias em 14 encontros. Porquê? A ideia que o antigo treinador do Bayer Leverkusen queria enraizar nos merengues, mais completa e moderna do que fazia Carlo Ancelotti, colocava demasiadas tarefas defensivas a alguns elementos como Bellingham ou Vinícius Jr., além de privilegiar os jovens jogadores em detrimento algumas vezes dos pesos pesados. A maioria do grupo estará pouco satisfeito com XabiAlonso, quase todo o grupo recorda com saudades a forma de liderar de Ancelotti, jogando mais ou menos minutos.

Os números também não ajudam. Nos cinco encontros anteriores da Liga dos Campeões, os jogadores do Real correram sempre menos do que os adversários e, com isso, a capacidade de superar equipas com blocos mais baixos foi perdendo força. As lesões também não. Alexander-Arnold, Carvajal, Mendy, Alaba, Huijsen e Camavinga já estavam de fora, Éder Militão também contraiu uma lesão com gravidade e aumentou todos os problemas no setor recuado. “Vai ser um grande jogo e uma boa oportunidade para progredirmos na Liga dos Campeões com mais pontos. A equipa está unida e convencida que vai ganhar. Se estou sozinho? Isto é uma equipa, vamos todos unidos. Quando se é treinador do Real, tem de se estar preparado para desfrutar destas situações com calma e responsabilidade. Estou ansioso por tudo o que está para vir”, dissera o técnico.

Era neste contexto que chegava a reedição do sexto duelo nos últimos sete anos entre as duas equipas, com triunfos repartidos entre três passagens do Real Madrid e duas do Manchester City. Agora, ainda a contar para a fase de grupos, voltou a cair para os ingleses. Entre assobios e mais um jogo em que só na primeira meia hora conseguiu ser melhor, o conjunto blanco adensou uma crise que parece ter vindo para ficar.

Algo tinha de mudar mas aquilo que se viu foi um Real Madrid a tentar partir o jogo em busca dos espaços para adiantar linhas e procurar o empate e um Manchester City a aproveitar esse avanço no campo para jogar como queria em velocidade sempre em busca do golo que permitisse fechar de vez com o encontro. Endrick ainda teve um cabeceamento à trave após cruzamento de Carreras (84′), Courtois evitou com quatro grandes intervenções mais golos dos ingleses e, entre assobios que se foram avolumando nos minutos finais, os merengues voltaram a perder quando não podiam – e com tudo o que isso pode agora trazer, entre as duas vitórias (e três derrotas) nos últimos oito jogos oficiais entre Liga espanhola e Champions.

Limpeza das sarjetas do Kilamba continuam

0

Continua a decorrer,no município do Kilamba os trabalhos de manutenção e limpeza das sarjetas, no âmbito das acções de prevenção dos efeitos das chuvas que já se fazem sentir por Luanda.

Administração Municipal do Kilamba, através da sua Direcção do ambiente e saneamento, está a realizar a limpeza e desobstrução das sarjetas nos pontos críticos da Centralidade, garantindo melhor drenagem das e águas e maior segurança para todos.

info@kilambanews.com

AGT começa a aplicar facturação electrónica em 1 de Janeiro de 2026

0

O sistema fiscal angolano começa a aplicar a facturação electrónica a partir de 01 de Janeiro de 2026, anunciou hoje a AGT, garantindo que o mecanismo garante maior clareza, transferência e a automatização do relato financeiro contabilístico.

Segundo o presidente do conselho de administração da Administração Geral Tributária (AGT), José Leiria, a facturação electrónica inicialmente passará a ser obrigatória para os grandes contribuintes e os fornecedores do Estado e que o período transitório, que decorreu entre Setembro e Dezembro de 2025, não será prorrogado.

“A facturação electrónica teria sido implementada a partir de 22 de Setembro deste ano, nós estabelecemos um período transitório até 31 de Dezembro, sendo que a partir de 01 de Janeiro de 2026 a facturação electrónica passará a ser uma realidade em Angola”, disse hoje o dirigente.

Em declarações na abertura de um encontro com a “Facturação Electrónica: Implicações para os Grandes Contribuintes”, José Leiria considerou que a medida constitui um “virar de paradigma” na relação das empresas com o Estado, seus fornecedores e clientes.

O centro da facturação electrónica “não está na AGT, não está no Estado, está nas empresas” porque com a facturação electrónica as relações do ponto de vista comercial “são mais transparentes, o relato financeiro contabilístico torna-se mais automático, mais simples e mais claro”, indicou.