Início Site

Moradores do U20 agastados com o aumento de assaltos

0

Os moradores do quarteirão U20, na centralidade do Kilamba, dizem-se agastados com o número de assaltos que se regista naquele quarteirão.

Segundo o coordenador do edifício U20, os assaltos têm sido constantes e o mesmo já foi vítima desse mal.
“Já fui vítima de assalto à mão armarda. Limparam-me a casa toda”, explicou o coordenador do edifício.

Acrescentou ainda que estava ausente quando “fui assaltado em casa, regressei e não encontrei nada. Já fiz participação à polícia e continuou a aguardar “.

A centralidade do Kilamba tem sido alvo de muitos assaltos, pelo que os cidadãos pedem maior intervenção da polícia para mitigar os assaltos.

info@kilambanews.com

Multiusos do Kilamba terá novo “dono”

0

O Ministério Angolano da Juventude e Desportos (MINJUD) colocou para concurso público o Multiusos Arena do Kilamba, cujo o obejctivo é tornar o recinto desportivo autossustentáveis.

Segundo o Director para as Infra-estruturas do MINJUD, Moisés Cabenda, informou que o concurso público decorre na modalidade de concessão de gestão e exploração.

De acordo ainda com que a redacção do KILAMBA 24 HORAS soube, além do multiusos da Cidade do Kilamba, vão ser postos também em concurso público  os estádios 11 de Novembro, em Luanda, Ombaka, na província de Benguela, Chiazi, em Cabinda, Tundavala, na província da Huíla, e os pavilhões da Palanca Negra, na província de Malanje e Welwitschia, no Namibe.

O Pavilhão Multiúsos de Luanda é um recinto público localizado no Kilamba, no municipio de Belas. A arena, com capacidade para 12.720 pessoas, foi construída para receber o Campeonato do Mundo de Hóquei em Patins de 2013, na sua primeira edição em África.

info@kilambanews.com

Unique Beverages entregou material de prevenção de covid-19 ao Ministério da Saúde

0

A empresa angolana, Unique Beverages, efectou hoje em Luanda (8) a entrega de 1.200 unidades misturadas entre álcool etílico e álcool em gel o apoio surge das acções de responsabilidade social da empresa que desta forma apoia o Executivo na luta de prevenção ao COVID-19.

Na ocasiã, Lino Joel Director da Central de Compra e Aprovisionamento de Medicamentos e Meios Médicos de Angola CECOMA, manifestou o agradecimento em nome do ministério da saúde, ao gesto da empresa UNIQUE BEVERAGES, que “contribuiu assim com uma das grandes ferramentas que serve para a desinfestação das mãos dos médicos que estão na linha da frente no combate ao COVID 19 em Angola”.

Já o responsável de Marketing da UNIQUE BEVERAGES, Dario Santos, afirmou na ocasião que “às 1.200 unidades doadas tanto de álcool Etílico e álcool em gel é a melhor forma que  empresa encontrou no quadro da sua responsabilidade social para apoiar o executivo na luta contra o COVID-19 e este gesto, não vai ficar por aqui pretendemos levar ajuda também para às provinciais e para às zonas periféricas de Luanda”.

A pandemia do novo coronavírus (COVID-19), já afectou mais 117 países e já causou mais de 70 mil mortos em todo mundo. Em Angola, regista-se casos positivos da pandemia, dada a sua gravidade, complexidade, fácil transmissão e o facto de ainda não existir cura para este vírus, o Presidente da República, João Lourenço, pelos poderes que a Constituição lhe confere, decretou “Estado de Emergência” no País que vigora desde o dia 27 de Março e estende-se até ao dia 11 de Abril de 2020, data que pode ser prorrogada por um prazo de igual período.

Sobre a Unique Beverages

Unique Beverages, empresa de produção, engarrafamento e distribuição de bebidas alcoólicas e não alcoólicas que actua desde 2015, no mercado angolano. Em responsabilidade social, a Unique Beverages, actua nas seguintes áreas: Ambiente, Desporto, Cultutura e Saúde.

Vandalismo em equipamento elétrico avaliado em milhões de kwanzas

0

Trinta e dois edifícios do Distrito Urbano do Kilamba, município de Belas, em Luanda, ficaram ontem privados do fornecimento de energia eléctrica, desde, por causa de actos de vandalismo perpetrados por elementos desconhecidos, situação está que a afectou 1940 famílias, estimadas em sete mil pessoas.

Para avaliar o impacto do acto de vandalismo, o ministro da Energia e Águas, João Baptista Borges, na companhia do secretário de Estado da Energia e de altos funcionários do sector, deslocou-se, na manhã de ontem, àquela localidade para constatar a acção causada por alguns indivíduos desconhecidos.

info@kilambanews.com

Roubaram o pneu de uma entidade no Kilamba

0

A redação do KilambaNews, teve conhecimento, do furto na madrugada de Quarta para Quinta-feira, o pneu de socorro com a sua armação completa, de uma viatura nova de marca Toyota, modelo Land Cruiser, de apoio a uma entidade que reside cá na Cidade do Kilamba.

O furto de assessórios de viaturas no Kilamba, chegou já a um nível alarmante sem precedentes, levando os munícipes da Cidade do Kilamba, jurarem de morte fazendo justiça pelas próprias mãos, a todos os gatunos que forem apanhados.

Os munícipes apelam ao Comando Provincial de Luanda, para tomar medidas urgentes, para acabar com essa situação, que tem estado a lesar muitos cidadãos de bem, que tem as suas viaturas como o único meio para locomoção.

Pedem ainda o reforce o número de efectivos e os meios volantes, para que se possa fazer o patrulhamento extensivo em todos os quarteirões, no sentido de se estancar essa onda de assaltos que já dura há vários anos, e o pior é que os gatunos agora vêm assaltar assessórios armados dispostos a disparar a quem tentar travar as suas acções.

Info@kilambanews.com

Novo Aeroporto António Agostinho Neto recebe novas operações internacionais

0

O Aeroporto Internacional Dr. António Agostinho Neto (AIAAN) passa a acolher, a partir de 2 de Fevereiro deste ano, voos regulares da Royal Air Maroc, Turkish Airlines e ASKY Airlines, reforçando a conectividade aérea internacional de Angola.

Segundo uma nota de imprensa enviada hoje ao OPAÍS, as três companhias transferem oficialmente as suas operações do Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro para o AIAAN, estabelecendo ligações diretas entre a província do Icolo e Bengo e os principais hubs de Casablanca (Marrocos), Istambul (Turquia) e Lomé (Togo).

A partir desses centros, os passageiros poderão seguir para Joanesburgo e uma extensa rede global que abrange mais de 130 países.

De acordo com a programação, os voos provenientes de Casablanca, Istambul e Lomé chegarão ao AIAAN às 06h10, 15h45 e 17h00, respectivamente, posicionando o aeroporto como um novo eixo de conectividade aérea em África.

Tribunal rejeita recurso de ex-ministro

0

O Tribunal Constitucional de Angola negou provimento ao recurso de Manuel Rabelais, confirmando a condenação por peculato e branqueamento de capitais e afastando violações constitucionais.

O Tribunal Constitucional negou provimento ao recurso do antigo ministro da Comunicação Social de Angola, Manuel Rabelais, condenado por peculato e branqueamento de capitais, “por não violar direitos, princípios e garantias consagrados” na Constituição angolana.

No acórdão n.º 1050/2025, de 03 de dezembro, divulgado hoje pelo Tribunal Constitucional, argumenta-se que “não assiste razão ao recorrente, pois a decisão recorrida não violou o princípio da legalidade penal, nem tampouco o da retroatividade da lei penal mais favorável, antes se mantendo em estrita conformidade com os parâmetros constitucionais e legais aplicáveis”.

Em 2022, o Tribunal Supremo condenou Manuel Rabelais, antigo diretor do Gabinete de Revitalização e Marketing da Administração (Grecima) da Presidência da República, à pena de sete anos de prisão pelos crimes de peculato e branqueamento de capitais, enquanto Hilário Santos, seu assistente, foi condenado a quatro anos e seis meses de prisão pelos mesmos crimes.

Entre as reclamações, os recorrentes alegavam ofensa aos princípios da presunção de inocência, do contraditório e da ampla defesa consagrados na lei magna angolana. Essencialmente, afirmavam que “o tribunal deixou de ouvir testemunhas que, no seu entendimento, seriam essenciais para a descoberta da verdade material, designadamente o então ministro de Estado e chefe da Casa de Segurança do Presidente da República, bem como os responsáveis pelas telecomunicações da presidência”.

“Nesta etapa, indicou duas testemunhas e, já em sede de julgamento, apresentou requerimento para a inquirição de mais três testemunhas distintas, em resposta à acusação do Ministério Público, além de ter apresentado a sua contestação escrita”, realça-se no acórdão.

“Por sua vez, o arguido Hilário Gaspar Alemão Santos requereu, na fase de instrução contraditória, a sua própria audição e a do coarguido Manuel Rabelais, pretensão igualmente deferida”, salienta-se no documento.

Inicialmente, em 2021, o Tribunal Supremo condenou os coarguidos Manuel Rabelais e Hilário Santos, a penas de prisão de 14 anos e seis meses e a 10 anos e meio, respetivamente, decisão recorrida ao plenário do Tribunal Supremo para reapreciação, que resultou na redução das penas.

Kylian Mbappé: Não é normal o que vimos hoje.

0

Mbappé dá murro na mesa após derrota contra Benfica: “Vergonha”

Craque francês do Real Madrid lamentou falta de atitude dos jogadores no duelo frente ao Benfica, pedindo outro tipo de postura aos colegas de equipa. Mbappé destacou forma como as águias encararam a partida.

Kylian Mbappé mostrou-se, na noite de quarta-feira, muito desagradado com a exibição do Real Madrid na derrota em casa do Benfica (2-4), que impediu os merengues de assegurarem uma vaga de acesso direto aos oitavos de final da Liga dos Campeões. Na zona mista do Estádio da Luz, o craque francês ‘deu um murro na mesa’, chamado à atenção dos colegas de equipa.

“Não é normal o que vimos hoje. Tínhamos um objetivo claro de estar nos primeiros oito para termos menos jogos. Começámos o jogo muito moles, eles mereceram marcar primeiro, mas não o fizeram. Nós marcámos e pensei que isso nos ia meter no ritmo do jogo. Mas foi o contrário. Eles foram muito melhores na primeira parte. Se estivéssemos a perder por 5-1 acho que ninguém iria ficar surpreendido. Depois voltámos no segundo tempo com a intenção de mudar as coisas. Sofremos um golo que custou um pouco”, começou por lamentar Mbappé, prosseguindo com mais críticas internas.

“Não metemos o ritmo suficiente e a qualidade para meter o último golo. Aquele último golo nós, é uma vergonha. Mas no final de tudo, não muda nada matematicamente. É uma noite que teremos de esquecer. Não jogámos um jogo de Champions na primeira parte. Cada duelo caía para o Benfica. Não é possível. Não é uma questão de ser o Benfica ou o Real Madrid. Trata-se de ter vontade de ganhar. Isso é um grande problema. Os jogos começam desde o primeiro minuto”, destacou o camisola 10 do Real Madrid.

“Hoje não jogámos bem. Sabíamos que jogar contra o Benfica em casa seria difícil. Se voltarmos aqui teremos outra atitude. Tínhamos de dar uma resposta. Não se trata de qualidade e de tática. Trata-se de vontade. Viu-se que o Benfica jogava a vida, mas não se viu que nós também o fizéssemos e foi esse o problema do encontro. Era um jogo de Champions e nós não entrámos em campo para jogar um jogo da Champions”, rematou o craque gaulês.

China deixou de ser o maior credor de Angola em 2025

0

A China deixou de ser o maior credor de Angola em 2025, tendo sido ultrapassada pelo endividamento interno, revelou hoje o responsável pela gestão da dívida pública angolana.

O diretor-geral da Unidade de Gestão da Dívida Pública, Dorivaldo Teixeira, que apresentou a estratégia de endividamento para o período 2026-208, destacou a evolução do perfil da dívida nos últimos anos e a redução do peso dos credores externos, em particular da China.

“Entre 2021 e 2025 saímos de um rácio de dívida pública sobre o Produto Interno Bruto de 69% para 50,5%, com uma subida ligeira da dívida externa”, afirmou.

Segundo Dorivaldo Teixeira, em 2025 os credores internos passaram a ser o principal credor de Angola, representando cerca de 28% do ‘stock’ da dívida, seguido do Reino Unido, com 22%, enquanto a China passou para a terceira posição, com 19%, depois de deter 34% da dívida angolana em 2020.

O responsável sublinhou ainda a redução significativa da dívida colateralizada com a China, que passou de 16,3 mil milhões de dólares em 2020 para cerca de 7,3 mil milhões de dólares em 2025, deixando de ser “um elemento de pressão” na gestão da dívida pública.

No que respeita às emissões de eurobonds (títulos de dívida emitidos em moeda estrangeira), Dorivaldo Teixeira afirmou que a principal preocupação passa por harmonizar o calendário das emissões, de forma a evitar concentrações excessivas de vencimentos em anos consecutivos, como ocorre em 2028 e 2029.

Quanto à evolução das metas estratégicas definidas pelo executivo, admitiu que nem todos os objetivos foram ainda plenamente alcançados, apontando como exemplos a percentagem da dívida com vencimento a um ano e a taxa de juro média ponderada da dívida pública.

A estratégia de endividamento de Angola tem priorizado a redução da dívida colateralizada ao petróleo, tendo sido já totalmente amortizada a dívida com credores brasileiros e israelitas, o que contribui para uma menor vulnerabilidade da carteira da dívida a choques externos, em particular às oscilações do mercado petrolífero, segundo um documento oficial.

Quanto recebeu o alpinista que escalou (sem proteção) um dos edifícios mais altos do mundo?

0

Alex Honnold diz que foi, “talvez”, a quantia de dinheiro mais elevada que já recebeu na vida, embora garanta que poderia ter feito tudo “de borla”. Ainda assim, o alpinista considera que o valor pago pela Netflix é “embaraçoso”.

Sem qualquer dispositivo de segurança, Alex Honnold escalou este domingo o Taipei 101, um arranha-céus de 508 metros de altura, o mais alto de Taiwan e um dos maiores do mundo. A aventura foi gravada e transmitida em direto pela Netflix, que pagou ao norte-americano pelo “espetáculo”.

O famoso alpinista diz que foi, “talvez”, a quantia de dinheiro mais elevada que já recebeu na vida, embora garanta que poderia ter feito tudo “de borla”. “Se não houvesse um programa e me dessem permissão para escalar, escalaria”, afirma ao The New York Times.

Valor “embaraçoso”

Ainda assim, Honnold diz que o valor pago pela Neflix é “embaraçoso” comparado ao que desportistas de elite recebem atualmente.

"Atletas da Major League Baseball (MLB) assinam contratos de 170 milhões de dólares. 
Gente de quem nunca se ouviu falar", critica o alpinista de 40 anos.

Segundo o The New York Times, Honnold terá ganhado um valor a rondar os 500 mil dólares (cerca de 420 mil euros).

Esta não é a primeira aventura do norte-americano a ser televisionada. O documentário Free Solo, da National Geographic – galardoado com o Óscar de melhor documentário em 2019 -, acompanhou a escalada de Honnold quando se tornou o primeiro a completar sozinho, sem cordas, nem arnês, a desafiante rota “Freerider”.

"É algo que sei que consigo e seria incrível de qualquer maneira. 
Estar no topo daquele prédio sozinho é inacreditável", resume.

 

iPhone é mais caro, mas também é mais popular. Porquê?

0

Há uma ideia que muita gente repete sem pensar muito no assunto: os iPhones são caros “porque sim”, isto enquanto na sua generalidade, os Android são baratos porque oferecem mais pelo dinheiro.

De facto, os iPhones são mais caros porque podem ser mais caros. O mercado manda.

O iPhone vale mais, mesmo usado. 

Existe todo um mercado de recondicionados a um nível global, que existe apenas e só para revender produtos Apple. Sim, também existem recondicionados Android, especialmente no lado da Samsung. Mas são volumes completamente diferentes, porque o interesse dos consumidores é vastamente diferente.

Isto não é um detalhe irrelevante. É o reflexo direto da perceção do consumidor.

A Apple vende controlo, não apenas hardware

Desde 2007 que a Apple seguiu um caminho muito específico. Enquanto o Android foi pensado como um sistema operativo gratuito para qualquer fabricante usar, a Apple decidiu controlar tudo.

Software, hardware, processador, serviços, atualizações, ecossistema.

Quando compras um iPhone, não compras apenas um smartphone. Compras um dispositivo que vai receber atualizações durante muitos anos, no mesmo dia que todos os outros modelos compatíveis, com acesso garantido às apps mais importantes e com desempenho previsível ao longo do tempo.

Moradores pedem seriedade na execução das obras da Urbanização Nova Vida

0

O Governo Provincial de Luanda mostra-se pronto para o início do processo de requalificação da Urbanização Nova Vida, um acto que será marcado com a presença do Governador Luís Nunes.
Os luandenses que circulam pelas ruas da Urbanização, no município do Kilamba Kiaxi, mostram-se expectantes com a requalificação.

Os  moto taxistas mostraram a sua satisfação e pedem seriedade na execução das obras.

“Uma medida tomada na hora certa por que aqui as estradas estão muito esburacadas, as águas do esgoto invadem o asfalto, e temos tido muita dificuldade para exercer o serviço de táxi. Entendemos a situação de que a via já é estreita, a alternativa é passar pelo passeio para evitar passar pelos buracos”, disse um moto taxista.

Outro profissional disse achar a “medida boa, mas que se faça mesmo na verdade”, porque há alguns anos ” já tiveram pedido dinheiro para esta mesma acção e não fizeram”.

“Estamos a aguardar que dessa vez será mesmo a sério, o ano começou, ainda não esta a chover e aqui já é um rio. Imagina quando chove, é uma lástima”, disse outro moto taxista.

O Presidente da Comissão de Moradores da Urbanização Nova Vida, João Martins, louvou a autorização presidencial e pede que os trabalhos sejam mais abrangentes para a mudança do actual quadro da Urbanização Nova Vida.

“É de bom grado, aguardamos cerca de três anos pela primeira promessa e estamos certos que vai dar certo, temos expectativas pelo inicio das obras nesta Urbanização, as vias principais estruturantes são a 46, 54 e 58. São as vias que passam pela entrada da Urbanização Nova Vida e vão até o Tribunal de Comarca de Belas, depois viram a direita e esquerda. A esquerda é a 46 e a direita é a 56, também tem a via circundante é a 51 e 63A, que são as mais criticas, há uma ponte por cima de uma vala de drenagem, a vala esta completamente suja e quando chove inunda as vezes esta pequena ponte e esta a destruir o tapete asfáltico tem um pequeno buraco que aumenta ano após ano, e é preocupante este aspecto”, disse.

João Martins acrescentou “a questão dos esgotos e valas de drenagem, nos temos a rede de esgoto saturada, e muitas zonas estão constantemente com os esgotos a rebentar, as vias ficam todas impedidas ou sujas com águas de esgotos e é preciso também fazer um trabalho de intervenção dos esgotos, fazer alterações, aumentar a sua capacidade de escoamento, o trabalho é de grande profundidade”.

Recordar que o Presidente da República, João Lourenço, autorizou, esta semana, a contratação de um financiamento no valor global de 208,3 milhões de euros para a reabilitação das infra-estruturas gerais da Urbanização Nova Vida.

Campanha “BI da Kianda” beneficia milhares de crianças do Kilamba

0

Administração Municipal do Kilamba em conformidade com a Delegação Provincial da Justiça e dos Direitos Humanos, procedeu, na manhã do último sábado, 24 de Janeiro, a campanha massiva de emissão de Bilhetes de Identidade aos cidadãos menores dos 0 aos 17 anos de idade.

A emissão dos documentos teve lugar na Repartição de identificação do Kilamba, enquadrada no âmbito das festividades dos 450 anos da cidade de Luanda, com o objectivo de aproximar os serviços essenciais a população, com destaque para a emissão do Bilhete de Identidade, evitando longas deslocações e reduzindo constrangimentos aos munícipes.

Vale lembrar que o próximo sábado, 31 de Janeiro, está reservado para mais um dia de Campanha “BI da Kianda”, apelamos desde já aos Pais e Encarregados de Educação que garantam a presença dos petizes, aproveitando esta oportunidade de regularização documental.

info@kilambanews.com

Antigos governadores de Luanda homenageados

0

Os antigos governadores da província de Luanda foram homenageados, este sábado, com diplomas de reconhecimento pelo contributo dado ao desenvolvimento e à afirmação da capital do país ao longo dos anos.

A cerimónia de homenagem foi orientada pelo actual governador de Luanda, Luís Nunes, por ocasião dos 450 anos da capital.

Entre os governadores homegados destacam-se José Maria dos Santos, Job Capapinha, José Aníbal Rocha, Manuel Homem, Rui Óscar de Carvalho, entre outros.

No discurso de abertura, Luís Nunes disse que, ao longo do tempo, Luanda transformou-se no principal eixo político, administrativo, económico do país, concentrando decisões estratégicas e dinâmicas culturais que influenciam todo o território nacional.

“Essa concentração trouxe progressos, mas também desafios complexos que exigem governação moderna, visão integrada e responsabilidade institucional”, sublinhou o gestor máximo da cidade de Luanda.