Início Site

Moradores do U20 agastados com o aumento de assaltos

0

Os moradores do quarteirão U20, na centralidade do Kilamba, dizem-se agastados com o número de assaltos que se regista naquele quarteirão.

Segundo o coordenador do edifício U20, os assaltos têm sido constantes e o mesmo já foi vítima desse mal.
“Já fui vítima de assalto à mão armarda. Limparam-me a casa toda”, explicou o coordenador do edifício.

Acrescentou ainda que estava ausente quando “fui assaltado em casa, regressei e não encontrei nada. Já fiz participação à polícia e continuou a aguardar “.

A centralidade do Kilamba tem sido alvo de muitos assaltos, pelo que os cidadãos pedem maior intervenção da polícia para mitigar os assaltos.

info@kilambanews.com

Multiusos do Kilamba terá novo “dono”

0

O Ministério Angolano da Juventude e Desportos (MINJUD) colocou para concurso público o Multiusos Arena do Kilamba, cujo o obejctivo é tornar o recinto desportivo autossustentáveis.

Segundo o Director para as Infra-estruturas do MINJUD, Moisés Cabenda, informou que o concurso público decorre na modalidade de concessão de gestão e exploração.

De acordo ainda com que a redacção do KILAMBA 24 HORAS soube, além do multiusos da Cidade do Kilamba, vão ser postos também em concurso público  os estádios 11 de Novembro, em Luanda, Ombaka, na província de Benguela, Chiazi, em Cabinda, Tundavala, na província da Huíla, e os pavilhões da Palanca Negra, na província de Malanje e Welwitschia, no Namibe.

O Pavilhão Multiúsos de Luanda é um recinto público localizado no Kilamba, no municipio de Belas. A arena, com capacidade para 12.720 pessoas, foi construída para receber o Campeonato do Mundo de Hóquei em Patins de 2013, na sua primeira edição em África.

info@kilambanews.com

Unique Beverages entregou material de prevenção de covid-19 ao Ministério da Saúde

0

A empresa angolana, Unique Beverages, efectou hoje em Luanda (8) a entrega de 1.200 unidades misturadas entre álcool etílico e álcool em gel o apoio surge das acções de responsabilidade social da empresa que desta forma apoia o Executivo na luta de prevenção ao COVID-19.

Na ocasiã, Lino Joel Director da Central de Compra e Aprovisionamento de Medicamentos e Meios Médicos de Angola CECOMA, manifestou o agradecimento em nome do ministério da saúde, ao gesto da empresa UNIQUE BEVERAGES, que “contribuiu assim com uma das grandes ferramentas que serve para a desinfestação das mãos dos médicos que estão na linha da frente no combate ao COVID 19 em Angola”.

Já o responsável de Marketing da UNIQUE BEVERAGES, Dario Santos, afirmou na ocasião que “às 1.200 unidades doadas tanto de álcool Etílico e álcool em gel é a melhor forma que  empresa encontrou no quadro da sua responsabilidade social para apoiar o executivo na luta contra o COVID-19 e este gesto, não vai ficar por aqui pretendemos levar ajuda também para às provinciais e para às zonas periféricas de Luanda”.

A pandemia do novo coronavírus (COVID-19), já afectou mais 117 países e já causou mais de 70 mil mortos em todo mundo. Em Angola, regista-se casos positivos da pandemia, dada a sua gravidade, complexidade, fácil transmissão e o facto de ainda não existir cura para este vírus, o Presidente da República, João Lourenço, pelos poderes que a Constituição lhe confere, decretou “Estado de Emergência” no País que vigora desde o dia 27 de Março e estende-se até ao dia 11 de Abril de 2020, data que pode ser prorrogada por um prazo de igual período.

Sobre a Unique Beverages

Unique Beverages, empresa de produção, engarrafamento e distribuição de bebidas alcoólicas e não alcoólicas que actua desde 2015, no mercado angolano. Em responsabilidade social, a Unique Beverages, actua nas seguintes áreas: Ambiente, Desporto, Cultutura e Saúde.

Vandalismo em equipamento elétrico avaliado em milhões de kwanzas

0

Trinta e dois edifícios do Distrito Urbano do Kilamba, município de Belas, em Luanda, ficaram ontem privados do fornecimento de energia eléctrica, desde, por causa de actos de vandalismo perpetrados por elementos desconhecidos, situação está que a afectou 1940 famílias, estimadas em sete mil pessoas.

Para avaliar o impacto do acto de vandalismo, o ministro da Energia e Águas, João Baptista Borges, na companhia do secretário de Estado da Energia e de altos funcionários do sector, deslocou-se, na manhã de ontem, àquela localidade para constatar a acção causada por alguns indivíduos desconhecidos.

info@kilambanews.com

EUA suspendem vistos para Rússia, Irão, Brasil e 72 países

0

O Governo dos Estados Unidos decidiu suspender a emissão de vistos para 75 países, incluindo Rússia, Irão e Brasil, visando reprimir candidatos que possam tornar-se um encargo público. A notícia foi avançada primeiro pela televisão norte-americana Fox News e mais tarde confirmada pela própria Administração Trump. Na rede social X, a Casa Branca afirmou que a medida estará em vigor “até que os EUA possam garantir que os imigrantes que chegarem não se tornem um fardo para o Estado nem extraiam riqueza dos contribuintes americanos”. Não foi divulgada oficialmente a lista completa de nações afetadas, especificamente que tipos de vistos que serão suspensos e se os já emitidos serão revogados.

Está prevista uma pausa de tempo indeterminado, que terá início a 21 de janeiro, na aprovação da autorização prévia obrigatória para os cidadãos de países como “Somália, Rússia, Afeganistão, Brasil, Irão, Iraque, Egito, Nigéria, Tailândia e Iémen” que queiram entrar naquele país, disse a Fox News.

No dia 7, Angola e Cabo Verde entraram na lista de caução nos vistos para os EUA, e a revogação de vistos para diversos países foi duplicada para 100 mil em 2025. Mesmo os turistas de países isentos de entrevistas consulares, como é o caso de Portugal, têm sido afetados pelas políticas anti-imigração do Governo Trump. Em dezembro, foi anunciado que os viajantes livres de pedir a autorização prévia deveriam ter como públicos os seus perfis nas redes sociais.

A Embaixada e Consulados dos EUA no Brasil pronunciou-se, também no X, a referir Somália, Haiti, Irão e Eritreia como fazendo parte da lista, sem citar o Brasil.

Os países abrangidos pela suspensão anunciada são:

Afeganistão, Albânia, Argélia, Antígua e Barbuda, Arménia, Azerbaijão, Bahamas, Bangladesh, Barbados, Bielorrússia, Belize, Butão, Bósnia, Brasil, Birmânia, Camboja, Camarões, Cabo Verde, Colômbia, Congo, Cuba, Dominica, Egipto, Eritreia, Etiópia, Fiji, Gâmbia, Geórgia, Gana, Granada, Guatemala, Guiné-Conacri, Haiti, Irão, Iraque, Costa do Marfim, Jamaica, Jordânia, Cazaquistão, Kosovo, Kuwait, Quirguistão, Laos, Líbano, Libéria, Líbia, Macedónia, Moldávia, Mongólia, Montenegro, Marrocos, Nepal, Nicarágua, Nigéria, Paquistão, República do Congo, Rússia, Ruanda, São Cristóvão e Neves, Santa Lúcia, São Vicente e Granadinas, Senegal, Serra Leoa, Somália, Sudão do Sul, Sudão, Síria, Tanzânia, Tailândia, Togo, Tunísia, Uganda, Uruguai, Uzbequistão e Iémen.

A legislação federal já exigia que os candidatos à residência permanente ou a um estatuto legal comprovassem que não seriam um encargo público e os imigrantes que pretendem entrar no país já são sujeitos a um exame médico realizado por um especialista aprovado por uma embaixada norte-americana.

Assim, foi determinado que os funcionários consulares devem considerar uma série de pormenores sobre os candidatos a visto, incluindo idade, estado de saúde, situação familiar, situação financeira, nível de educação, competências e qualquer utilização anterior de apoios públicos e independentemente do país de origem.

Por outro lado, determina também que seja avaliada a proficiência em inglês dos candidatos, podendo essa avaliação ser feita através de entrevistas conduzidas nessa língua.

SÃO FALSAS AS INFORMAÇÕES SEGUNDO AS QUAIS ESTÃO A SER COMERCIALIZADAS HABITAÇÕES NO PROJECTO KK5800

0

O Ministério das Obras Públicas, Urbanismo e Habitação alertou para a circulação, nas redes sociais, de anúncios falsos sobre a suposta venda de habitações no projecto KK5800, situação que tem provocado prejuízos a vários cidadãos.
Segundo o ministério, as informações divulgadas não são verdadeiras, pelo que a população é aconselhada a não efectuar pagamentos nem a celebrar quaisquer acordos com indivíduos ou entidades que anunciam a comercialização das casas.

De acordo com o director do Gabinete de Comunicação Institucional e Imprensa do ministério, Paulo Teca, o projecto continua em execução e não existe qualquer processo oficial de venda em curso. O responsável garantiu que, assim que houver informações oficiais, estas serão divulgadas exclusivamente através dos canais institucionais

Apple escolheu o Gemini da Google para funcionalidades de IA da Siri

0

A Apple e a Google fizeram um comunicado conjunto onde anunciam a parceria. Os valores do negócio não foram partilhados, mas acredita-se que possa ascender aos mil milhões de dólares.

A Apple anunciou oficialmente que escolheu o modelo de Inteligência Artificial da Google, o Gemini, como a base da próxima geração da assistente digital Siri. As duas empresas publicaram até um comunicado conjunto onde dão conta desta parceria.

“Depois de uma avaliação cuidada, determinámos que a tecnologia da Google providencia a base mais sólida para os Apple Foundation Models e estamos entusiasmados com as novas e inovadoras experiências que serão proporcionadas aos nossos utilizadores”, pode ler-se no comunicado da Apple e da Google partilhado pela CNBC.

 

Detidos 19 indivíduos, incluindo um informático do Banco Millennium Atlântico, por desvio de mais de mil milhões de kz da instituição

0

Foram detidos, em Luanda, 19 indivíduos, com destaque para um engenheiro informático do Banco Millennium Atlântico, acusados de desviarem mais de mil milhões de kwanzas da instituição para várias contas pessoais.

Dos 19 elementos detidos, 18 são residentes da província de Cabinda e apenas o funcionário do Atlântico vive em Luanda, onde foram todos detidos, quando estavam a arquitectar novo esquema fraudulento.

A rede foi apenas desmantelada na semana passada, mas a Direcção de Investigação e Ilícitos Penais (DIIP) tomou conhecimento da existência desta quadrilha em Novembro de 2025. As diligências resultaram agora nestas detenções.

Quanto ao trabalhador do Banco Millennium Atlântico, conta o porta-voz nacional da DIIP, Quintino Ferreira, “é um dos principais elementos do gangue e aproveitou-se da qualidade de engenheiro, invadiu o sistema bancário e enviou miliares de kwanzas para outras contas”.

 

Kilamba acolhe festival de Xadrez

0

Para celebrar as festividades dos 450 anos da Cidade de Luanda, a Administração Municipal do Kilamba, através da Direcção Municipal dos Tempos Livres Juventude e Desportos, realiza no dia 24 de Janeiro de 2026, sábado a partir das 7h00, o FESTIVAL DE XADREZ.

A Escola Quedas de Kalandula no KK5000 vai acolher a referida actividade, numa parceria com a Escola de Xadrez MACOVI SPORT CLUB.

A organização convida a todos os Municípes do Kilamba e amantes do Xadrez a marcarem presença.

info@kilambanews.com

 

Futebol Club XK do Kilamba conquista a primeira vitória de 2026

0

A jogar fora de casa a a queima de futebol em sub-15 do Futebol Club XK do Kilamba, venceu hoje em casa da equipa do Brinca na Areia por  3 bolas sem resposta.

A partida foi a contar, para a terceira jornada do campeonato provincial de sub-16, os menino do Kilamba volta a jogar dia 22 de janeiro contra o União Mar.

“Alex Ferguson” o mau cheiro do Manchester United

0

Roy Keane questiona o motivo pelo qual, não só Sir Alex Ferguson, como também David Gill continuam a marcar presença nas reuniões da administração do Manchester United, na sequência do despedimento de Ruben Amorim.

Roy Keane voltou, esta quinta-feira, à carga contra a direção do Manchester United, na sequência da decisão de avançar para a demissão de Ruben Amorim, que acabou por não resistir ao empate a uma bola com o Leeds United, em Elland Road, e à (‘bombástica’) conferência de imprensa que se seguiu.

Adquirido ao Sporting, em novembro de 2024, a troco de uma verba na ordem dos 11 milhões de euros, o treinador português acabou por somar 24 vitórias, 18 empate se 21 derrotas ao cabo de 63 partidas oficiais, perfazendo um ciclo negativo que, na opinião do antigo capitão dos red devils, se deve mais à gestão da estrutura do clube do que propriamente às qualidades do próprio.

“Bem, o que é que acontece nestas entrevistas de emprego? Eu estou intrigado, porque eles continuam a dar emprego a algumas pessoas. O que é que aconteceu numa entrevista para que fiquem por lá durante 12 ou 14 meses para, mais tarde, dizerem ‘Este não é o tipo certo para nós’?”, começou por afirmar.

“Será que não suspeitaram de nada quando estavam a falar com eles? Será que não lhes olharam nos olhos? Dá para ver quem é que está a tomar as decisões, no Manchester United. Ainda temos [Sir Alex] Ferguson e David Gill a andarem por lá, como se fossem um mau cheiro”, prosseguiu.

Sir Alex Ferguson, recorde-se, orientou Manchester United, entre 1986 e 2013, conquistando duas uma Taça das Taças, duas Ligas dos Campeões, uma Supertaça Europeia, uma Taça Intercontinental, um Campeonato do Mundo de Clubes, 13 Premier Leagues, cinco Taças de Inglaterra, dez Supertaças de Inglaterra e ainda quatro Taças da Liga.

David Gill, por seu lado, chegou ao clube em 1997, para assumir a pasta das finanças, antes de ser promovido ao cargo de diretor executivo, em 2003. A saída deu-se em 2013, quando optou por candidatar-se (com sucesso) ao papel de vice-presidente da FIFA, sendo substituído pelo então ‘braço direito’, Ed Woodward.

“Esqueçam o CV”

Para Roy Keane, um dos principais problemas do Manchester United está, de resto, relacionado com a maneira como os mais recentes treinadores têm vindo a ser escolhidos: “Quem é que entra neste processo de entrevistas a treinadores? Tu [Gary Neville, companheiro de painel] já fizeste isto, já entrevistaste treinadores”.

“Sentas-te ali, a tentar perceber alguém, e a pensar ‘Será ele o tipo certo para nós?. Esqueçam o CV. É claro que precisas de ter alguma coisa no CV, como a conquista de um troféu ou teres sido treinador há muito tempo, mas tens de olhar a pessoa nos olhos e perguntar ‘Serás o homem certo para nos levar ao sucesso?'”, concluiu o agora comentador desportivo, de 54 anos de idade.

Já pagou o IPU?

0

Ainda não pagou o Imposto Predial (IP). Conheça o Prazo de Liquidação e Pagamento.

Os moradores do Kilamba estão abrangidos para o pagamento deste imposto.Entao saiba que se encontra em curso o período de liquidação e pagamento do Imposto Predial (IP), que decorre de Janeiro a Março de 2026

A Administração Tributária apela aos contribuintes para que efectuem o pagamento voluntário dentro do prazo legal, para se evitar  filas e constrangimentos de última hora.

Referir ainda que cumprir com as obrigações fiscais é um acto de cidadania que contribui para o desenvolvimento do país.

info@ KilambaNews.com

Endrick deixa o Real Madrid por empréstimo

0

A decisão de Endrick de deixar o Real Madrid por empréstimo em janeiro não foi motivada por frustração de curto prazo, mas sim por um planejamento de longo prazo. Após chegar à França, o atacante brasileiro explicou que uma conversa pessoal com o técnico da seleção brasileira, Carlo Ancelotti, o ajudou a esclarecer o próximo passo no seu desenvolvimento.

Orientação além do futebol de clubes

Endrick foi oficialmente apresentado pelo Lyon nesta segunda-feira, encerrando semanas de incerteza sobre seu futuro imediato. Sob o comando do novo técnico do Real Madrid, Xabi Alonso, ele disputou apenas uma partida na La Liga e uma na Liga dos Campeões nesta temporada.

Embora o Real tenha aprovado sua saída temporária, Endrick afirmou que os conselhos mais influentes vieram de Ancelotti, que recentemente assumiu a seleção brasileira. Segundo o jogador, a conversa entre os dois girou mais em torno de desenvolvimento e preparação do que em esperar por oportunidades.

“Sim, falei com o Carlo sobre isso. Ele me deu instruções sobre o que eu poderia fazer, no que precisava melhorar, e isso realmente me tocou”, disse Endrick em sua apresentação, segundo a AFP.

Principal Data Center do país com inauguração prevista para Fevereiro

0

Localizado no município da Camama, em Luanda, o mais novo e principal Data Center do Governo, que servirá de grande suporte para o país inteiro, beneficiando também o sector privado, tem a sua inauguração prevista para Fevereiro de 2026

Segundo dados do Executivo, este Data Center vai permitir o lançamento da Nuvem Nacional de Angola, a qual começa a funcionar mesmo no início do próximo ano. O principal Centro de Dados de Angola vai juntar-se aos vários construídos com investimento privado.

É um Data Center modular composto por 12 contentores com ca-pacidade para 28 racks (estrutura de suporte metálica) cada, que estarão disponíveis para o uso por parte do Executivo. Trata-se da construção de uma infra-estrutura diferenciada, quer da parte da construção do Data Center, quer do Cloud (Nuvem Nacional).

Com impactos directos na economia nacional, os centros de dados atraem investimentos, criam empregos e garantem que as informações fiquem mais próximas, reduzindo custos de conectividade.