Início Site

Moradores do U20 agastados com o aumento de assaltos

0

Os moradores do quarteirão U20, na centralidade do Kilamba, dizem-se agastados com o número de assaltos que se regista naquele quarteirão.

Segundo o coordenador do edifício U20, os assaltos têm sido constantes e o mesmo já foi vítima desse mal.
“Já fui vítima de assalto à mão armarda. Limparam-me a casa toda”, explicou o coordenador do edifício.

Acrescentou ainda que estava ausente quando “fui assaltado em casa, regressei e não encontrei nada. Já fiz participação à polícia e continuou a aguardar “.

A centralidade do Kilamba tem sido alvo de muitos assaltos, pelo que os cidadãos pedem maior intervenção da polícia para mitigar os assaltos.

info@kilambanews.com

Multiusos do Kilamba terá novo “dono”

0

O Ministério Angolano da Juventude e Desportos (MINJUD) colocou para concurso público o Multiusos Arena do Kilamba, cujo o obejctivo é tornar o recinto desportivo autossustentáveis.

Segundo o Director para as Infra-estruturas do MINJUD, Moisés Cabenda, informou que o concurso público decorre na modalidade de concessão de gestão e exploração.

De acordo ainda com que a redacção do KILAMBA 24 HORAS soube, além do multiusos da Cidade do Kilamba, vão ser postos também em concurso público  os estádios 11 de Novembro, em Luanda, Ombaka, na província de Benguela, Chiazi, em Cabinda, Tundavala, na província da Huíla, e os pavilhões da Palanca Negra, na província de Malanje e Welwitschia, no Namibe.

O Pavilhão Multiúsos de Luanda é um recinto público localizado no Kilamba, no municipio de Belas. A arena, com capacidade para 12.720 pessoas, foi construída para receber o Campeonato do Mundo de Hóquei em Patins de 2013, na sua primeira edição em África.

info@kilambanews.com

Unique Beverages entregou material de prevenção de covid-19 ao Ministério da Saúde

0

A empresa angolana, Unique Beverages, efectou hoje em Luanda (8) a entrega de 1.200 unidades misturadas entre álcool etílico e álcool em gel o apoio surge das acções de responsabilidade social da empresa que desta forma apoia o Executivo na luta de prevenção ao COVID-19.

Na ocasiã, Lino Joel Director da Central de Compra e Aprovisionamento de Medicamentos e Meios Médicos de Angola CECOMA, manifestou o agradecimento em nome do ministério da saúde, ao gesto da empresa UNIQUE BEVERAGES, que “contribuiu assim com uma das grandes ferramentas que serve para a desinfestação das mãos dos médicos que estão na linha da frente no combate ao COVID 19 em Angola”.

Já o responsável de Marketing da UNIQUE BEVERAGES, Dario Santos, afirmou na ocasião que “às 1.200 unidades doadas tanto de álcool Etílico e álcool em gel é a melhor forma que  empresa encontrou no quadro da sua responsabilidade social para apoiar o executivo na luta contra o COVID-19 e este gesto, não vai ficar por aqui pretendemos levar ajuda também para às provinciais e para às zonas periféricas de Luanda”.

A pandemia do novo coronavírus (COVID-19), já afectou mais 117 países e já causou mais de 70 mil mortos em todo mundo. Em Angola, regista-se casos positivos da pandemia, dada a sua gravidade, complexidade, fácil transmissão e o facto de ainda não existir cura para este vírus, o Presidente da República, João Lourenço, pelos poderes que a Constituição lhe confere, decretou “Estado de Emergência” no País que vigora desde o dia 27 de Março e estende-se até ao dia 11 de Abril de 2020, data que pode ser prorrogada por um prazo de igual período.

Sobre a Unique Beverages

Unique Beverages, empresa de produção, engarrafamento e distribuição de bebidas alcoólicas e não alcoólicas que actua desde 2015, no mercado angolano. Em responsabilidade social, a Unique Beverages, actua nas seguintes áreas: Ambiente, Desporto, Cultutura e Saúde.

Vandalismo em equipamento elétrico avaliado em milhões de kwanzas

0

Trinta e dois edifícios do Distrito Urbano do Kilamba, município de Belas, em Luanda, ficaram ontem privados do fornecimento de energia eléctrica, desde, por causa de actos de vandalismo perpetrados por elementos desconhecidos, situação está que a afectou 1940 famílias, estimadas em sete mil pessoas.

Para avaliar o impacto do acto de vandalismo, o ministro da Energia e Águas, João Baptista Borges, na companhia do secretário de Estado da Energia e de altos funcionários do sector, deslocou-se, na manhã de ontem, àquela localidade para constatar a acção causada por alguns indivíduos desconhecidos.

info@kilambanews.com

Moradores do quarteirão E fazem mais e falam menos

0

A comissão de moradores do quarteirão E realizou hoje (25), sob coordenação de Sónia Papa, Vice-Presidente, em representação do PR do CMQ-E, uma mega campanha de limpeza que contou com uma adesão massiva dos  moradores que uniram-se em prol de um objectivo comum: manter o quarteirão limpo e bonito.

A comissão dos moradores agradece o empenho das crianças e jovens, que mostraram um exemplo a ser seguido! Em particular, gostaríamos de agradecer aos moradores, que desde muito cedo estiveram empenhados na campanha de limpeza. O entusiasmo e dedicação de todos são inspiradores!

Agora, queremos chamar todos os demais moradores para se juntarem a nós na próxima campanha, que acontecerá em Novembro. Vamos trabalhar juntos para manter nosso Quarteirão sempre limpo, organizado e agradável.

info@kilambanews.com

 

Livro aborda o sistema do direito e da segurança social

0
Luanda, Angola: modern tower of the Social Security department - harbour in the background, Instituto Sapiens and Presidente Hotel to the left and Kings Tower behind - Bairro do Bungo with the train station and the Clube Ferroviario de Luanda - Rua dos Municipios Portugueses - Instituto Nacional de Segurança Social, INSS

O lançamento do livro “Estudos do Sistema do Direito e da Segurança Social” o passado, o presente e o futuro, acontece segunda feira dia 27 a partir das 10h30m no Instituto Sapiens em Luanda, no âmbito das celebrações do 35º aniversário do INSS.

O livro evoca os 35 anos da criação do Sistema de Segurança Social em Angola e tem um triplo objectivo: por um lado, sistematizar conhecimento sobre a sua criação e evolução; por outro, analisar o Direito da Segurança Social vigente; e por último, perspectivar o desenvolvimento da Protecção Social Obrigatória.

Editado pela whereangola o livro contém 15 capítulos com os seguintes autores: João Pedroso, Erica Cabral, Geraldo Culivela, Tânia Gomes, Fernando Kapoco, Edgar Santos, Ana José e Luís Calitamba.

Ao longo dos diferentes capítulos, considera-se que Protecção Social Obrigatória constitui um seguro público, de técnica de repartição anual, com capitalização do excedente, que pressupõe a solidariedade do grupo, tem carácter comutativo e assenta numa lógica de seguro, sendo financiada através de contribuições dos trabalhadores e das entidades empregadoras” ‒ art.º 10.º da Lei n.º 7/04, de 15 de Outubro, Lei de Bases da Proteção Social (LBPS).

Apresentam-se os regimes jurídicos da vinculação e contribuição dos trabalhadores por conta de outrem, das actividades geradoras de baixos rendimentos, dos praticantes desportivos profissionais e das confissões religiosas. No âmbito da cobertura material, analisam-se as prestações familiares, a protecção na velhice e a invalidez absoluta resultante de causas não profissionais. E, porque a Segurança Social tem o dever de proteger os seus segurados, contribuintes e pensionistas do incumprimento, são também apresentados os regimes jurídicos das infracções tributárias e da regularização de dívidas à Segurança Social.

 

EVENTO: Lançamento do livro “Estudos do Sistema do Direito e da Segurança Social” O passado, o presente e o futuro.
📅 Data: 27 de Outubro de 2025 (Segunda-feira)

🕞 Hora: 10h30

📍 Local: Instituto Sapiens (Rua dos Municípios Portugueses/Ingombotas) – Luanda

👉 Mais Informações: difusaoangola@hotmail.com / 941625587 / 957127077

Vendedeiras no Kilamba transferidas da rua para o mercado

0

O Programa de Reordenamento do Comércio em curso no Município do Kilamba decorre a bom ritmo.

Na manhã de ontem, Segunda-feira, (21) começaram a ser alocadas nos mercados, as vendedeiras que insistiam até então vender nos passeios da avenida Comandante Gika e arredores da centralidade.

A acção em curso visa dar maior dignidade e permitiu inserir mais de 800 vendedeiras, no interior do mercado do bita progresso. Durante a operação, foram desmanteladas casas de processos nas imediações da Pumangol e encerradas portas de cantinas que dão acesso a via pública.

Participam desta acção da administração todos os membros da Comissão Multissectorial, Coordenada pelo Administrador Municipal Adjunto para Área Técnica Infra-estruturas, Garibaldino Constantino.

info@kilambanews.com

OMATAPALO “ajuda” Administracão Municipal do Kilamba

0

A administração Municipal do Kilamba continua a trabalhar para melhorar as condições de circulação rodoviária, com destaque para melhoria do pavimento asfáltico da Avenida Imperial Santana.

Vários pontos da Centralidade do Kilamba, estão a merecer a intervenção da empresa de construção civil e engenharia OMATAPALO.

Com os trabalhos em curso, administração municipal do Kilamba, responde as sucessivas críticas dos moradores e mostra claramente a sua aposta na melhoria das condições básicas da população.

info@kilambanews.com

Dji Tafinha vai encerrar a carreira musical

0

 

Através de um comunicado nas sua redes sociais que o KilambaNews, teve acesso o rapper angolana informou aos fãs que
“Dentro de 2 meses darei por encerrada a minha carreira como “cantor”, tenho um enorme sentimento de gratidão por tudo o que vivemos juntos por mais de 20 anos, tantas memórias lindas…

Estamos a preparar as condições para realizarmos um último concerto em Luanda onde usaremos os mesmos ingressos do show da ilha de Luanda.

Continuarei entre vocês com outras profissões tais como: “empreendedor, realizador, dono de marcas como “Galáxia e Steez” e o meu novo amor “a política”. Escreveu o músico.

info@kilambanews.com

Estrada que dá acesso ao Estádio 11 de Novembro em obras

0

Já arrancaram as obras de reabilitação da via de acesso ao Estádio 11 de Novembro, no sentido Calemba 2/Via Expressa.

A intervenção visa melhorar as condições de circulação rodoviária naquela zona, bastante degradada nos últimos anos, e facilitar o acesso ao principal recinto desportivo do país.

info@kilambanews.com

Problema na Amazon provoca ‘apagão’ em alguns dos maiores sites do mundo

0

Plataformas conhecidas como o Snapchat, o Canva, o Crunchyroll e também ‘Fortnite’ ou ‘Roblox’ estão com problemas técnicos e, ao que parece, a ‘culpa’ é da infraestrutura de ‘cloud’ da Amazon.

Algumas das maiores redes sociais, plataformas digitais e jogos estão em baixo, com a situação dever-se, ao que parece, a problemas técnicos com a infraestrutura de ‘cloud’ Amazon Web Services.

Tal como é possível comprovar pelo site DownDetector, entre as plataformas impactadas encontram-se o Snapchat, o Duolingo, o Canva, ‘Fortnite’, ‘Roblox’, o Goodreads, o Crunchyroll, ‘Clash Royale’, a Epic Games  Store, a PlayStation Network, o Zoom, a Xbox Network, o Tidal, entre muitos outros, nomeadamente os serviços da própria Amazon – como é o caso do Prime Video.

A Perplexity AI, uma das mais populares ferramentas de Inteligência Artificial e um dos principais rivais do ChatGPT, também se encontra indisponível de momento.

O CEO da Perplexity, Aravind Srinivas, partilhou até uma publicação na rede social X onde indica que a situação se deve aos problemas com a Amazon Web Services.

“De momento o Perplexity está em baixo”, escreve Srinivas no X. “A origem é o problema com a Amazon Web Services. Estamos a trabalhar na resolução”.

Bruno Fernando reencontra-se com Silvio de Sousa na Liga espanhola

0

No duelo que marcou o reencontro entre dois internacionais angolanos, venceu o Real Madrid, de Bruno Fernando, que derrotou a formação do San Pablo Burgos, de Silvio de Sousa, por 90-80, em jogo pontuável a mais uma jornada do principal campeonato de basquetebol espanhol ´Liga Endesa’, disputado este domingo.

Bruno Fernando contribuiu com 4 pontos e igual número de ressaltos em 9 minutos na quadra, enquanto Silvio de Sousa anotou 10 pontos e capturou 8 ressaltos em 13 minutos, mas insuficiente para evitar a derrota de sua equipa.

A presente temporada da Liga Profissional Espanhola de Basquetebol já leva três jornadas disputadas, com o Real Madrid na 7ª posição, fruto de duas vitórias e uma derrota, ao passo que a formação de San Pablo Burgo figura-se no 9º lugar, com uma vitória e duas derrotas.

info@kilambanews.com

Família enlutada dos 5 fios recebe conforto da polícia

0

Numa demonstração de empatia e proximidade institucional, a Superintendente-Chefe Victória Augusto “Vilma”, Delegada e Comandante Municipal no Kilamba, liderou uma visita solidária às famílias das vítimas do trágico duplo homicídio ocorrido no bairro 5 Fios, no dia 14 do corrente mês naquele município.

Durante a visita, a Comandante expressou, em nome da corporação, profundo pesar pelo sucedido, assegurando que estão em curso diligências para o cabal esclarecimento do crime e responsabilização do autor. Reforçou ainda o apelo à calma, exortando as famílias e a comunidade a colaborarem com as autoridades por meio de denúncias seguras e sigilosas.

O gesto da Comandante foi recebido com gratidão pelos familiares, que enalteceram a presença institucional como sinal de respeito, conforto e compromisso com a justiça e segurança pública.

info@kilambanews.com

Brasil e Angola responsáveis por 70 por cento dos trabalhadores estrangeiros em Portugal

0

De Lisboa ao Alentejo, passando pelo Minho e Centro do país, a mão-de-obra estrangeira já faz parte da realidade económica portuguesa. Uma análise interna da Eurofirms – People First mostra que mais de 12 mil profissionais estrangeiros integram atualmente clientes da empresa em diferentes setores e regiões. Com maior expressão apresentam-se as comunidades do Brasil e Angola, que juntas representam 70% do total.

As funções variam de acordo com a especialização económica de cada região. Na Área Metropolitana de Lisboa, predominam os serviços, hotelaria e restauração, com forte presença em funções de limpeza, apoio administrativo e restauração. Na Área Metropolitana do Porto, a mão de obra estrangeira integra de forma significativa a indústria transformadora e os serviços de apoio.

No Centro do país, destacam-se atividades ligadas ao calçado e têxtil, enquanto no Alentejo sobressaem a agricultura e a restauração, fundamentais para a economia local. Já a Norte, a procura incide sobre a indústria pesada e transformadora, incluindo funções como operadores de máquinas, serralheiros e soldadores. No Sul ganham expressão as funções ligadas à logística e armazenamento.

Mão-de-obra estrangeira responde à falta de profissionais em Portugal

A análise confirma também que estes trabalhadores ocupam maioritariamente funções que, em muitas regiões, não encontram correspondência na procura nacional. No interior, por exemplo, a agricultura e a restauração dependem em larga medida de comunidades estrangeiras, enquanto na indústria do Norte o recrutamento de profissionais qualificados em soldadura ou serralharia recorre cada vez mais a trabalhadores internacionais. Esta realidade mostra como a mobilidade laboral responde a lacunas específicas e garante a continuidade de setores que de outra forma enfrentariam maiores dificuldades de operação.

“A Eurofirms atua como catalisador deste processo, assegurando que a integração decorre com estabilidade e de forma sustentável, beneficiando trabalhadores e organizações”, destaca ainda João Lourenço.