Início Site

Moradores do U20 agastados com o aumento de assaltos

0

Os moradores do quarteirão U20, na centralidade do Kilamba, dizem-se agastados com o número de assaltos que se regista naquele quarteirão.

Segundo o coordenador do edifício U20, os assaltos têm sido constantes e o mesmo já foi vítima desse mal.
“Já fui vítima de assalto à mão armarda. Limparam-me a casa toda”, explicou o coordenador do edifício.

Acrescentou ainda que estava ausente quando “fui assaltado em casa, regressei e não encontrei nada. Já fiz participação à polícia e continuou a aguardar “.

A centralidade do Kilamba tem sido alvo de muitos assaltos, pelo que os cidadãos pedem maior intervenção da polícia para mitigar os assaltos.

info@kilambanews.com

Multiusos do Kilamba terá novo “dono”

0

O Ministério Angolano da Juventude e Desportos (MINJUD) colocou para concurso público o Multiusos Arena do Kilamba, cujo o obejctivo é tornar o recinto desportivo autossustentáveis.

Segundo o Director para as Infra-estruturas do MINJUD, Moisés Cabenda, informou que o concurso público decorre na modalidade de concessão de gestão e exploração.

De acordo ainda com que a redacção do KILAMBA 24 HORAS soube, além do multiusos da Cidade do Kilamba, vão ser postos também em concurso público  os estádios 11 de Novembro, em Luanda, Ombaka, na província de Benguela, Chiazi, em Cabinda, Tundavala, na província da Huíla, e os pavilhões da Palanca Negra, na província de Malanje e Welwitschia, no Namibe.

O Pavilhão Multiúsos de Luanda é um recinto público localizado no Kilamba, no municipio de Belas. A arena, com capacidade para 12.720 pessoas, foi construída para receber o Campeonato do Mundo de Hóquei em Patins de 2013, na sua primeira edição em África.

info@kilambanews.com

Unique Beverages entregou material de prevenção de covid-19 ao Ministério da Saúde

0

A empresa angolana, Unique Beverages, efectou hoje em Luanda (8) a entrega de 1.200 unidades misturadas entre álcool etílico e álcool em gel o apoio surge das acções de responsabilidade social da empresa que desta forma apoia o Executivo na luta de prevenção ao COVID-19.

Na ocasiã, Lino Joel Director da Central de Compra e Aprovisionamento de Medicamentos e Meios Médicos de Angola CECOMA, manifestou o agradecimento em nome do ministério da saúde, ao gesto da empresa UNIQUE BEVERAGES, que “contribuiu assim com uma das grandes ferramentas que serve para a desinfestação das mãos dos médicos que estão na linha da frente no combate ao COVID 19 em Angola”.

Já o responsável de Marketing da UNIQUE BEVERAGES, Dario Santos, afirmou na ocasião que “às 1.200 unidades doadas tanto de álcool Etílico e álcool em gel é a melhor forma que  empresa encontrou no quadro da sua responsabilidade social para apoiar o executivo na luta contra o COVID-19 e este gesto, não vai ficar por aqui pretendemos levar ajuda também para às provinciais e para às zonas periféricas de Luanda”.

A pandemia do novo coronavírus (COVID-19), já afectou mais 117 países e já causou mais de 70 mil mortos em todo mundo. Em Angola, regista-se casos positivos da pandemia, dada a sua gravidade, complexidade, fácil transmissão e o facto de ainda não existir cura para este vírus, o Presidente da República, João Lourenço, pelos poderes que a Constituição lhe confere, decretou “Estado de Emergência” no País que vigora desde o dia 27 de Março e estende-se até ao dia 11 de Abril de 2020, data que pode ser prorrogada por um prazo de igual período.

Sobre a Unique Beverages

Unique Beverages, empresa de produção, engarrafamento e distribuição de bebidas alcoólicas e não alcoólicas que actua desde 2015, no mercado angolano. Em responsabilidade social, a Unique Beverages, actua nas seguintes áreas: Ambiente, Desporto, Cultutura e Saúde.

Vandalismo em equipamento elétrico avaliado em milhões de kwanzas

0

Trinta e dois edifícios do Distrito Urbano do Kilamba, município de Belas, em Luanda, ficaram ontem privados do fornecimento de energia eléctrica, desde, por causa de actos de vandalismo perpetrados por elementos desconhecidos, situação está que a afectou 1940 famílias, estimadas em sete mil pessoas.

Para avaliar o impacto do acto de vandalismo, o ministro da Energia e Águas, João Baptista Borges, na companhia do secretário de Estado da Energia e de altos funcionários do sector, deslocou-se, na manhã de ontem, àquela localidade para constatar a acção causada por alguns indivíduos desconhecidos.

info@kilambanews.com

O Aquecimento Global — O Novo Esquema Colonial

0

Por vezes penso que o mundo desenvolvido tem um talento especial para comédia. Uma comédia tão boa, tão bem escrita, que se tu parasses dois minutos para pensar, choravas em vez de rir.

Mas pronto… cá estamos nós, os do “Terceiro Mundo”, a ver o filme.

Então vamos lá: os países que passaram 200 anos a poluir o planeta como se fosse um WC de rua, agora querem nos convencer que nós é que temos de “reduzir emissões”.
Nós.
Os mesmos que em termos de industrialização estamos uns 100 anos atrás.

É tipo o vizinho que te acusa de fazer barulho, mas ele tem uma banda de Kuduro a gravar um vídeo clipe no quintal desde as 06:30 de domingo.

Depois vêm com aquele discurso fofinho da “transição energética justa”.
Justa para quem?
Para eles, claro. Eles inventam as regras, eles certificam, eles vendem as máquinas, eles produzem as tecnologias.
Nós? Compramos.
E calamos a boca.

E quando pedimos transferência de tecnologia, respondem com aquela generosidade europeia tão típica:
“Sim, claro! Vamos transferir… em princípio… talvez… um dia… olha, afinal não deu… mas toma aí 15 milhões para proteger a floresta… e não te esqueças de comprar os nossos painéis solares, que só custam…olha que coincidência 15 milhões.”

Depois perguntam por que razão África continua pobre.
Eu explico:
Porque querem que continuemos a exportar petróleo bruto, cacau bruto, café bruto, minério bruto… tudo bruto.
A única coisa refinada que eles aceitam de nós são os discursos dos nossos presidentes nas cimeiras.

Agora, se disseres:
“Vamos construir fábricas, vamos transformar o que temos aqui, vamos criar empregos decentes que pagam mais do que 700.000,00 mil kwanzas por mês”…
Aí já és irresponsável, poluidor, inimigo do planeta, terrorista climático.

Enquanto isso, as fábricas deles continuam a transformar os nossos recursos nos empregos deles. Algumas na Ásia, as mais limpas em casa, mas todas deles.

Eles ficam com os engenheiros, os cientistas, os salários gordos.
Nós ficamos com as enxadas, os capacetes e o pó.

É a colonização versão premium:
os lucros ficam lá em cima, a pobreza fica cá em baixo.
E depois chamam a isso “equilíbrio económico”.

E eu?
Eu só pergunto:
Se o planeta está mesmo em perigo, porque é que quem poluiu mais é quem manda nas regras?
E porque é que quem poluiu menos é que tem de pagar a conta?

Fácil: porque a crise climática é real…
Mas a armadilha climática também é.

E nós estamos nela há décadas. A sorrir, a agradecer, e ainda a aplaudir como se fôssemos nós os culpados de o planeta estar a morrer.

Enfim… os desenvolvidos querem “salvar o mundo”.
Mas primeiro, querem salvar o seu privilégio.

E nós?
Nós continuamos a exportar matéria-prima…
…a importar moralidade e continuaremos pobres saltando de armadilha para armadilha.

Por: Ademar Rangel

Morreu Jimmy Cliff aos 81 anos

0

O cantor e compositor jamaicano Jimmy Cliff, morreu hoje (24) aos 81 anos após sofrer uma convulsão seguida de um quadro de pneumonia. A confirmação veio por meio de uma nota oficial divulgada pela família, na manhã desta segunda-feira (24).

Os familiares pediram privacidade neste momento de luto e informaram que detalhes sobre as cerimônias de despedida serão divulgados posteriormente.

Jimmy Cliff manteve uma relação profunda e duradoura com o Brasil, especialmente com o estado da Bahia. O artista morou em Salvador por um período na década de 1990 e deixa uma filha baiana, a atriz e cantora Nabiyah Be.
Sua conexão com a cultura local rendeu parcerias memoráveis, com artistas como Gilberto Gil e Olodum.

Info@kilambanews.com

Equipa de Futsal do Kilamba não sabe “brincar”

0

𝐀 𝐞𝐪𝐮𝐢𝐩𝐚 𝐝𝐞 𝐟𝐮𝐭𝐞𝐛𝐨𝐥 𝐝𝐚 𝐀𝐝𝐦𝐢𝐧𝐢𝐬𝐭𝐫𝐚𝐜̧𝐚̃𝐨 𝐌𝐮𝐧𝐢𝐜𝐢𝐩𝐚𝐥 𝐝o Kilamba, goleou hoje (𝟐3) 𝐚 𝐞𝐪𝐮𝐢𝐩𝐚 𝐝𝐞 𝐅𝐮𝐭𝐞𝐛𝐨𝐥 𝐝𝐚 𝐀𝐝𝐦𝐢𝐧𝐢𝐬𝐭𝐫𝐚𝐜̧𝐚̃𝐨 𝐌𝐮𝐧𝐢𝐜𝐢𝐩𝐚𝐥 𝐝o Talatona, por 11-5.

O jogo enquadra-se 𝐧𝐨 𝐚̂𝐦𝐛𝐢𝐭𝐨 𝐝𝐨 𝐓𝐨𝐫𝐧𝐞𝐢𝐨 𝐈𝐧𝐭𝐞𝐫𝐦𝐮𝐧𝐢𝐜𝐢𝐩𝐚𝐥 𝐝𝐞 𝐅𝐮𝐭𝐬𝐚𝐥, que está a ser 𝐫𝐞𝐚𝐥𝐢𝐳𝐚𝐝𝐨 𝐩𝐞𝐥o Gabinete 𝐏𝐫𝐨𝐯𝐢𝐧𝐜𝐢𝐚𝐥 da 𝐉𝐮𝐯𝐞𝐧𝐭𝐮𝐝𝐞 𝐞 𝐃𝐞𝐬𝐩𝐨𝐫𝐭𝐨𝐬 de Luanda.

A partida realizada 𝐧𝐚 𝐪𝐮𝐚𝐝𝐫𝐚 𝐩𝐨𝐥𝐢𝐝𝐞𝐬𝐩𝐨𝐫𝐭𝐢𝐯𝐚 𝐝o Por do Sol em Talatona teve início às 8𝐡30.

info@kilambanews.com

Equipa de FUTSAL da administração do Kilamba entra em campo amanhã

0

𝐀 𝐞𝐪𝐮𝐢𝐩𝐚 𝐝𝐞 𝐟𝐮𝐭𝐞𝐛𝐨𝐥 𝐝𝐚 𝐀𝐝𝐦𝐢𝐧𝐢𝐬𝐭𝐫𝐚𝐜̧𝐚̃𝐨 𝐌𝐮𝐧𝐢𝐜𝐢𝐩𝐚𝐥 𝐝o Kilamba, 𝐯𝐚𝐢 𝐝𝐞𝐟𝐫𝐨𝐧𝐭𝐫𝐚𝐫 amanhã (𝟐3) 𝐚 𝐞𝐪𝐮𝐢𝐩𝐚 𝐝𝐞 𝐅𝐮𝐭𝐞𝐛𝐨𝐥 𝐝𝐚 𝐀𝐝𝐦𝐢𝐧𝐢𝐬𝐭𝐫𝐚𝐜̧𝐚̃𝐨 𝐌𝐮𝐧𝐢𝐜𝐢𝐩𝐚𝐥 𝐝o Talatona, 𝐧𝐨 𝐚̂𝐦𝐛𝐢𝐭𝐨 𝐝𝐨 𝐓𝐨𝐫𝐧𝐞𝐢𝐨 𝐈𝐧𝐭𝐞𝐫𝐦𝐮𝐧𝐢𝐜𝐢𝐩𝐚𝐥 𝐝𝐞 𝐅𝐮𝐭𝐬𝐚𝐥, 𝐫𝐞𝐚𝐥𝐢𝐳𝐚𝐝𝐨 𝐩𝐞𝐥o Gabinete 𝐏𝐫𝐨𝐯𝐢𝐧𝐜𝐢𝐚𝐥 da 𝐉𝐮𝐯𝐞𝐧𝐭𝐮𝐝𝐞 𝐞 𝐃𝐞𝐬𝐩𝐨𝐫𝐭𝐨𝐬 de Luanda.

A partida 𝐭𝐞𝐫𝐚́ 𝐥𝐮𝐠𝐚𝐫 𝐧𝐚 𝐪𝐮𝐚𝐝𝐫𝐚 𝐩𝐨𝐥𝐢𝐝𝐞𝐬𝐩𝐨𝐫𝐭𝐢𝐯𝐚 𝐝o Por do Sol ( Talatona) , 𝐚 𝐩𝐚𝐫𝐭𝐢𝐫 𝐝𝐚𝐬 8𝐡30.

A equipa quer contar com o apoio de todos os munícipes.

info@kilambanews.com

Irmão de Luther Rescova oferece material desportivo para XK

0

Paulo Rescova, irmão mais velho de Sérgio Luther Rescova, surpreendeu na última semana,  os responsáveis do Futebol Club XK, localizado no KK 5000, com diverso Matérias desportivos, na ocasião realçou que os jovens devem preservar o bom nome do complexo com disciplina, humildade e respeito e dedicação aos estudos acadêmicos, para serem grandes homens na sociedade e contribuíram para o desenvolvimento do país.

Já o patrono do complexo desportivo Sérgio Luther Rescova, Xavier Cassoma, agradeceu o gesto e garantiu que com esta é um  incentivo a continuar o projecto que Luther Rescova, viu nascer. Actualmente o clube conta com 300 atletas.

info@kilambanews.com

Efectivos da Polícia no Kilamba recebem consultas médicas grátis

0

Aconteceu no Kilamba, sob o Lema Cuidar de quem cuida de nós, a Direcção Municipal da Saúde levou a cabo nesta manhã 21 de Novembro, uma campanha de consultas a Esquadra Policial 51 do Kilamba.

A Campanha enquadra-se no âmbito das festividades dos 50 anos da Independência Nacional e das actividades programadas da Direcção Municipal da Saúde.

Na ocasião foram atendidos efectivos da Polícia e detidos da mesma, realizando consultas de Clínica Geral, Obstetrícia e Ginecologia, Urologia e Psicológica Clínico. A destacar os casos mais observados como Pressão Arterial alta e casos de sarnas pelos detidos.

De referir que foram entregues os fármacos para as diversas patologias e mosquiteiro para o combate a malária.

info@kilambanews.com

Página do Mundial apaga publicação após revolta de fãs de Ronaldo

0

A organização do Campeonato do Mundo de 2026 enfrentou críticas intensas esta quinta-feira, depois de publicar nas suas redes sociais uma montagem gráfica com as 42 seleções já apuradas para o torneio. Em cada imagem surgia um jogador representativo da respetiva equipa nacional e, no caso de Portugal, o escolhido foi Bruno Fernandes.

A decisão não foi bem recebida pelos adeptos, que rapidamente inundaram a publicação com comentários de protesto pela ausência de Cristiano Ronaldo, capitão da Seleção portuguesa e considerado por muitos o maior símbolo do futebol. Expressões como “Sem CR7? Tenham vergonha…” e “No Ronaldo, no party” multiplicaram-se, demonstrando a indignação de milhares de utilizadores.

Face à dimensão da reação negativa, a publicação acabou por ser apagada horas depois. Ainda assim, o episódio não impediu que a controvérsia continuasse a circular nas plataformas digitais, com muitos internautas a questionarem o critério da organização e a salientarem que, independentemente da idade ou do momento competitivo, Ronaldo continua a ser a principal referência da equipa portuguesa.

Suposto vendedor de “Liamba” detido no Kilamba

0

Um cidadão, residente no município do Kilamba, foi detido esta semana pela Policia no Kilamba, sob fortes indícios da prática de comercialização de estupefacientes, vulgo Liamba. A acção ocorreu nos arredores do “Jardim da Cultura” uma zona que tem sido alvo de múltiplas denúncias de consumo de drogas por parte dos moradores do Kilamba.

A detenção foi o culminar de um trabalho de investigação policial, desencadeado pelas repetidas denúncias de cidadãos que alertavam para a venda de droga naquele espaço público. Após apuramento das informações e confirmação da sua veracidade, as forças policiais avançaram com a operação que resultou na captura do suposto traficante.

Num comunicado sobre a operação, a Polícia agradeceu o contributo da comunidade, sublinhando que a participação dos cidadãos é fundamental para o combate à criminalidade. Reafirmando ainda o seu “compromisso com a manutenção da ordem e da segurança pública”, garantindo a continuidade de acções semelhantes para travar a venda de substâncias ilícitas na região.

As autoridades procederam à apreensão do material de venda, e o detido aguarda agora o julgamento das instâncias judiciais competentes.

info@kilambanews.com

 

GPL decreta tolerância de ponto na segunda e na terça-feira (24 e 25/11)

0

O Governo Provincial de Luanda (GPL) avançou com a tolerância de ponto para os dias 24, segunda-feira, e 25, terça-feira, próximos, durante todo o dia, por causa da Cimeira União Africana/União Europeia que terá lugar nesses dias na capital angolana.

A justificação esta decisão resulta da necessidade de “tomada de medidas excepcionais de contingência para a garantia da segurnça” das delegações e individualidades que vão participar nesta Cimeira.

Ainda de acordo com a nota do GPL, foi igualmente relevante para a decisão o esperado “impacto das medidas previstas, sobre o tráfego rodoviário e a mobilidade dos cidadãos da Província de Luanda”.

“Estão excluídas desta medida as actividades laborais prestadas em regime de turnos, devendo, nestes casos, ser assegurado o normal funcionamento dos respectivos serviços essenciais”, aponta ainda o mesmo documento divulgado pelo GPL na sua página oficial.

Mão pesada para quem faz obras sem licença no Kilamba

0

A Direção Municipal de Fiscalização e Inspeções Econômicas e de segurança alimentar no município do Kilamba, está atuante e promete acabar com as sucessivas trangressões administrativas registadas no município.

Hoje (20) de novembro, foi notificado o proprietário de uma apartamento na cidade do kilamba, que executava sem autorização as obras de melhorias do revestimento total da casa, tendo sido suspensas as obras

A referida direção municipal, apela a todos os moradores a denunciarem práticas de transgressões administrativas, bem como alerta aos proprietários a pedirem autorizações para realização de obras.

info@kilambanews.com