Hoje é Dia Nacional do Ambiente

Foi no dia 31 de Janeiro de 1976 que terminou a primeira "Semana de Conservação da Natureza”. Com a realização deste encontro, ficou assim determinada a celebração do "31 de Janeiro”, como Dia Nacional do Ambiente, em Angola.

0
508
Hands cupping plant save the environment campaign

“Não temos preservado da melhor maneira o meio ambiente. Temos estado a retroceder, por isso, é tempo de parar e pensar mais na preservação da fauna, flora, reflorestamento e tratamento dos resíduos, de forma consciente, para termos um país melhor”, disse Ana Paula de Carvalho.

A ministra acrescentou que o estado do ambiente no país ainda não é o desejado. “É preciso passar mais para a acção. Temos muitos diplomas, leis e legislações, mas o que realmente precisamos é melhorar e reaproveitar mais a natureza”, destacou.

Um melhor aproveitamento do meio ambiente, defendeu, pode ser favorável ao desenvolvimento de alguns sectores do país, em especial o do turismo. “Devemos tratar bem as florestas, os parques nacionais com infra-estruturas de qualidade, capazes de atrair mais turistas e com isso mais receitas para o país, assim como empregos”, destacou.

A efeméride, de âmbito nacional, foi instituída com base na realização da Semana de Conservação da Natureza, realizada em Luanda, em 1976, com objectivo principal de reforçar os alertas aos diferentes sectores para a necessidade de se adoptarem padrões de vida sustentáveis, que promovam uma gestão equilibrada dos recursos naturais. Estiveram presentes nesse encontro delegações provenientes de Moçambique, Guiné Bissau, São Tomé e Príncipe e Cabo Verde.

Foi no dia 31 de Janeiro de 1976 que terminou a primeira “Semana de Conservação da Natureza”. Com a realização deste encontro, ficou assim determinada a celebração do “31 de Janeiro”, como Dia Nacional do Ambiente, em Angola. Hoje, 31 de Janeiro, o ministério de tutela e parceiros, encorajam as pessoas a pensarem no ambiente de uma maneira mais abrangente. Neste quando, ainda  há necessidades de se melhorar a qualidade do ambiente, um factor que promove ou melhor influencia na vida sadia das populações.

Com efeito, campanhas de plantação de árvores, limpezas dos principais focos de resíduos e palestras de sensibilização da sociedade para um ambiente mais puro têm como objectivo assinalar acções positivas de protecção e preservação do ambiente e alertar as populações e os governos para a necessidade de salvar o ambiente.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui