Uma comissão multissectorial, composta por técnicos do Gabinete Provincial da Acção Social do Governo Provincial de Luanda, Direcção de Acção Social do Município de Belas, Instituto Nacional da Criança (INAC) e da Administração do Distrito Urbano do Kilamba, iniciou, hoje, 20.11.20, uma campanha de sensibilização que visa chamar atenção aos país e encarregados de educação dos bairros: Camama 2, Santo António, Progresso, Cinco Fios e Vila Flor. Sobre a responsabilização e os perigos que os menores correm, ao circularem pelas ruas da Cidade do Kilamba, sem o acompanhamento de adultos.
A Administradora para área social do distrito Urbano do Kilamba, Ana Augusta e a Directora da Repartição de Acção Social Cultura e Desporto Aida Silva, que falavam durante a campanha de sensibilização junto da comunidade, apelaram aos munícipes a terem mais cuidados com às crianças que muitas vezes são instruídas pelos pais para adoptarem à condição de “pedintes” correndo todos os riscos possíveis e inerentes a pandemia de COVID-19, maus-tratos, atropelamento, abuso sexual, trabalho infantil e uso de substâncias psicotrópicas bem como o envolvimento em outros comportamentos desviantes que os levam a estar em conflito com a Lei.
A comissão multissectorial fez saber às comunidades que, nos próximos dias, depois do período de sensibilização, em que também estarão envolvidas às igrejas e outros actores sociais, será feita a retirada dos menores, que forem encontrados a deambular pelas ruas do distrito com o apoio da Polícia Nacional e serão encaminhadas para um centro de acolhimento e os pais serão responsabilizados.
De recordar, que o distrito Urbano do Kilamba acolheu uma reunião sobre “ A situação da criança na rua” orientada por sua Sua Excelência Dr. Dionísio Manuel da Fonseca, Vice- Governador da Província de Luanda para o sector Político e Social. Onde foi recomendada acções concretas para mitigar este fenómeno.
FONTE: RDI- DISTRITO URBANO DO KILAMBA