TPA migra sistema de transmissão de análogico para digital

0
1519

A partir de hoje em Luanda começa, à experiência piloto da migração do sinal de tv analógico para o digital, por meio de um sistema denominado (TDT), Televisão Digital Terrestre, a ser implementado com  financiamento do Japão, avançou o ministro da comunicação social, Nuno Carnaval, quando falava em conferência de imprensa, no Hotel Epica Sana, no seminário sobre “ Televisão Digital Terrestre e Tecnologias de transmissão digital”.

O seminário sobre tecnologias de transmissão digital surge no quadro da cooperação bilateral com o Japão em resposta à decisão tomada pelo executivo angolano de adoptar o sistema nipônico ISDBT ( serviços integrados digitais de transmissão de rádio e televisão ) como padrão a ser aplicado para a digitalização da rede de televisão terrestre em Angola.

O embaixador do Japão em Angola Hironori Sawada considerou, que, a migração para o digital vai trazer um grande impacto para a economia angolana, destacou o diplomata que também testemunhou o acto de abertura da acção formativa para os técnicos angolanos, Hironori Sawada fez saber, que para a digitalização em curso é necessário recursos humanos treinados e que o Japão veio transmitir a sua experiência aos técnicos nacionais.

O ministro Nuno Carnaval reconheceu, que esta migração, vai trazer melhorias na qualidade da imagem e sobretudo do son da Televisão Pública de Angola, que é alvo de muitas críticas. Este projecto que já andava no papel a 8 anos, está a agora a materializar-se, com a parceria do Japão, é assim, que técnicos angolanos e japoneses assinalaram o reinício, dos trabalhos de implementação da televisão digital terrestre em Angola.

Já o ministro das Telecomunicações e Tecnologias de Informação, José Carvalho da Rocha, saudou o reinício dos trabalhos e mostrou-se satisfeito com à  retomada da emissão experimental da televisão digital terrestre na norma ISDBT em Luanda.

A televisão em Angola ainda é transmitida pelo sistema analógico.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui