REGRESSO ÀS AULAS NA CENTRALIDADE DO KILAMBA COM MEDIDAS APERTADAS

0
493

Sete horas da manhã, abrem-se os portões das escolas da centralidade do kilamba e do projecto habitacional KK 5000, em Luanda. Ninguém passa pelo portão sem desinfectar as mãos, sem usar máscara facial e sem a apresentação do cartão de vacinação contra a covid-19.

Foi este o cenário que a equipa de reportagem do Kilamba News constatou em alguns estabelecimentos de ensino público e privado nesta segunda-feira,17, na centralidade do kilamba e do projecto KK 5000, depois de um período de contenção imposto pelo Governo para travar o aumento de contágios de covid-19 no país.

Durante a reportagem, o KN teve a oportunidade de entrevistar alguns alunos e o receio de contagiada foi precisamente a razão apontada por uma das poucas alunas que afirmou que preferia manter-se, por enquanto, em casa até que os casos da covid-19 no país reduzissem.

Numa turma de aproximadamente 13 alunos, cinco admitiram que prefeririam continuar em casa, quando questionados pelo KN.

“Penso que ainda é melhor ficar em casa, estou mais protegida contra o vírus da covid-19, salientou a estudante da 6.º, sendo contrariada por um outro colega da mesma turma que admitiu “sentir falta dos colegas e das explicações presenciais dos professores”.

Para além dos alunos, a nossa equipa de reportagem falou com os encarregados de educação e estes, por sua vez, estão confiantes, entretanto, defendem ser “revistas algumas condições de biossegurança para garantir o bom funcionamento das escolas na centralidade e no projecto KK 5000.

“É fundamental que as escolas tenham um bom sistema de biossegurança para o bem dos alunos, professores e de toda a gente que se encontra na escola”, atirou Eduardo João, encarregado de educação.

Por outro lado, os professores e diretores de algumas escolas do Kilamba nomeadamente a escola do secundária do 1. ciclo Sagrada Esperança garantiram “haver motivação para um novo normal das aulas”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui