Murtala Marta ausculta moradores do Bita Santo António

0
683

O Administrador do Distrito Urbano do Kilamba, Murtala Marta, acompanhado por funcionários da Administracão do Kilamba, presidiu na manhã de sábado, 05.11, uma auscultação, junto dos moradores do Bairro Bita Santo António, no Complexo Escolar Eng. José Eduardo dos Santos 2017 (Ex. Escola 24) no âmbito da governação participativa.

Fizeram parte da auscultação, entidades tradicionais o presidente do conselho de moradores do bairro, entidades religiosas, jovens da comunidade e empresários.

Durante à auscultação, os moradores apresentaram as suas inquietações, com destaque, para o fornecimento de água, energia elétrica, venda ilegal de terrenos, falta de espaços de lazer, centros médicos, centros de formação o número elevado de delinquência juvenil, bem como à criação de uma cozinha comunitária, para as crianças carentes do bairro.

Em resposta as inquietações, na sua intervenção o Administrador, fez saber que o município, não benefíciou dos projectos do PIIM, mas em breve o bairro, contará com projectos de construção de 5 escolas, do ensino primário, secundário e primeiro ciclo e Instituto politécnico.

O Administrador recomendou na ocasião, a realização por parte da comissão de um levantamento estatístico, “Censo” para ter o número exacto de habitações e habitantes do bairro, com as respectivas idades e gênero, identificar os profissionais e as respectivas áreas de actuação que vivem na comunidade, para facilitar a planificação e execução dos projectos sócias, junto da comunidade.

O Administrador, fez saber ainda que está a ser desencadeado o processo de legalização, registo e licenciamento para construção de obras, na Repartição de Estudo e Planeamento Urbanístico da Administracão.

Ficou a recomendação que o presidente do conselho de moradores, tem 5 dias para reestruturar a comissão de moradores do bairro, uma vez que os moradores, durante auscultação, mostraram-se agastados com à actual, coordenação do conselho de moradores, do bairro Bita Santo António comissão de moradores sector III.

Quanto o fornecimento de energia elétrica, tal como o bairro vila flor que já estão ser instalados dois PT’S, o mesmo irá acontecer brevemente no Bairro Santo António.

Para concluir o administrador, orientou a comunidade á apresentar, dentro de 15 dias, uma proposta de investimentos em equipamentos públicos que pretendem ter no bairro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui