Maior Competição Mundial de Estratégia e Gestão
Foi lançada em Luanda (10), quarta-feira, a Edição 2022 da mais importante Competição Mundial de Estratégia e Gestão: o “Global Management Challenge (GMC)”, que a SOIK INVESTMENTS representa e organiza em Angola, desde 2007.
A abertura do evento foi feita por Sua Excelência, Secretário de Estado para o Ensino Superior, Professor Dr. Eugénio Adolfo Alves da Silva, considerando a importância desta Competição na formação e desenvolvimento de competências dos jovens universitários.
No acto de lançamento, o porta-voz do GMC, Fernando Assunção, disse que “esta Competição dá oportunidade aos jovens universitários e profissionais de distintas áreas, a demonstrar as suas habilidades técnicas em matérias de gestão de empresa e a desenvolver as suas capacidades cognitivas, ao nível da análise e tomada de decisão”.
O evento contou com várias intervenções, com especial relevo para a mensagem de João Matosos Henriques, CEO da SDG, empresa que criou e gere, há mais de 40 anos, o Global Management Challenge, presente em 35 países dos 5 continentes, e que já envolveu mais de 900.000 competidores.
A Competição Global Management Challenge, envolve equipes de universidades, empresas e instituições públicas e privadas: a equipa vencedora vai representar o país na Final Internacional, num país a indicar, com presença das equipas vencedoras dos 35 países participantes.
São quatro as fases/ momentos mais importantes da Competição:
01 Agosto a 30 Setembro: inscrição das equipas no site www.gmc.ao
11 Outubro: início da Competição
12 Dezembro: Final Presencial
14 Dezembro: Evento / Gala de Premiação em Luanda
Na Competição, os concorrentes, distribuídos por equipas de 5 elementos cada, competem entre si, gerindo empresas virtuais, como se fossem empresas reais, através do recurso a um sofisticado e potente sistema informático (simulador de gestão), que simula a actuação/decisão de cada equipa num ambiente empresarial competitivo, tendo em conta a concorrência e o contexto económico de um dado mercado. Interagem tomando decisões como se fossem responsáveis pelas principais áreas de gestão da empresa (Finanças, Recursos Humanos, Produção, Marketing, Comercial/Vendas), o que lhes permite ganhar uma visão mais ampla sobre a problemática de gestão de uma empresa, bem como o impacto e a importância que as suas decisões acarretam para a organização.
É por isso um acontecimento de relevante importância na formação de estudantes universitários e gestores/decisores de instituições públicas e privadas que, através deste complexo Simulador de Gestão, tem a oportunidade de participar/experienciar a tomada de decisões estratégicas a nível de gestão, que impactam a sua empresa, num mercado virtual que simula um mercado real, na qual as decisões influenciam o valor em bolsa das acções das empresas que representam: muito oportuno, no momento em que Angola está a lançar as primeiras operações em Bolsa – o BAI que já está a decorrer, e brevemente o Caixa Angola e a ENSA.
O sucesso desta competição está também associado ao envolvimento dos seus parceiros, nomeadamente patrocinadores, apoiantes, júri, media partners e os membros das equipas que anualmente participam nesta competição, com o objectivo de conquistar o Título de Melhor Equipa Nacional e assim poder disputar o Título Mundial.