O especialista do Gabinete de Gestão do Programa Espacial Nacional (GGPEN), Ivandro Peterson Alves Rodrigues, concluiu com sucesso o prestigiado Programa Hubert H. Humphrey Fellowship/ Programa Especial de Estudos Urbanos e Regionais (da sigla em inglês SPURS), realizado no Massachusetts Institute of Technology (MIT), nos Estados Unidos da América.

Integrado na edição académica 2025–2026, Ivandro Rodrigues participou no programa na área de especialização Política e Gestão de Tecnologia, aprofundando conhecimentos em políticas tecnológicas, planeamento estratégico, liderança, cooperação internacional, governação e utilização de tecnologias espaciais para o desenvolvimento sustentável.
Esta edição do programa reuniu doze profissionais provenientes de igual número de países, nomeadamente Angola, Jordânia, Marrocos, Índia, Indonésia, Hungria, China/Singapura, Libéria, Lesoto, Namíbia, Roménia e México, promovendo um ambiente académico e profissional de elevado nível, orientado para a partilha de experiências e o fortalecimento da cooperação internacional.
Durante a fellowship, Ivandro Rodrigues frequentou cursos nas áreas de tecnologias espaciais para o desenvolvimento, políticas públicas, liderança, cibersegurança e comunicação profissional, tendo igualmente desenvolvido uma afiliação profissional junto da Symphony Space, organização sediada em Washington D.C., onde contribuiu para o desenvolvimento do quadro estratégico da Rede Internacional de Inovação Espacial, iniciativa internacional voltada para o fortalecimento da cooperação e inovação no sector espacial.
Ao longo do programa, participou ainda em diversos fóruns internacionais de referência, incluindo o Fórum Meridiano de Diplomacia Espacial e o Dia Espacial Italiano, encontros ligados à Agência Espacial Norte-Americana (NASA) e eventos dedicados à diplomacia espacial e cooperação internacional, experiências que contribuíram para aprofundar a compreensão sobre os desafios e oportunidades do sector espacial global.
O percurso desenvolvido no MIT mereceu igualmente destaque numa publicação oficial do MIT News, intitulada “MIT SPURS olha para o futuro da tecnologia e das políticas urbanas”, que evidenciou o trabalho e as perspectivas dos fellows da edição 2025–2026, incluindo a contribuição de Ivandro Rodrigues nas áreas de políticas tecnológicas, cooperação internacional e desenvolvimento do sector espacial.
A participação neste programa permitiu reforçar competências técnicas, estratégicas e de liderança relevantes para o desenvolvimento do Programa Espacial Nacional, bem como ampliar a rede internacional de contactos e cooperação de Angola no domínio espacial.
info@kilambanews.com
















