INAC promete receber «compulsivamente» crianças a pais que as usam para pedirem dinheiro na rua

0
506

O Instituto Nacional da Criança (INAC) alertou nesta terça-feira,18, que os pais que usam as crianças para pedir dinheiro e comida às pessoas nas ruas de vários municípios podem perder de forma compulsiva a guarda dos seus filhos.

O aviso foi feito pela diretora adjunta do INAC, Elisa Gourgel, durante um encontro com o administrador do distrito urbano do Kilamba, onde salientou que está a ser feito, numa primeira fase, um trabalho de consciencialização dos pais nos municípios de Belas, Talatona e Luanda, com destaque ao distrito urbano do Kilamba, onde, segundo a dirigente, há maior número de crianças instrumentalizadas pelos próprios pais.

“Nós estamos aqui para dizer basta. Estamos a realizar trabalhos para pôr fim a esse fenômeno. Entretanto, vamos primeiro consciencializar os pais numa primeira fase. Ora, se os pais insistirem e persistirem que os filhos fiquem na rua vamos tomar novas medidas que serão da retirada compulsiva dos filhos”, avisou, Elisa Gourgel, acrescentado que “as medidas servirão para que os pais percebam dos erros que estão a cometer”.

A responsável reconheceu ainda que existem famílias em condições difíceis em vários municípios do país, mas afirmou que de nada serve esse tipo de prática que usam para o ganho fácil de dinheiro.

“Nós sabemos que muitas famílias estão numa situação de vulnerabilidade, mas é necessário que cada pai se consciencialize a dar atenção aos seus filhos e não utilizando-as na via pública pois estão numa situação fácil de serem violentadas e agredidas”, alertou.

O INAC é uma instituição que tem como objectivo defender os direitos inerentes às crianças.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui