Início Site Página 55

Descubra no Instagram roupas usadas de qualidade

0

Roupas Usadas Luanda siga no Instagram

Já abriu a loja virtual de Roupas Usadas muito bem cuidadas, os artigos estão no Kilamba e podem ser a opção perfeita para quem quer poupar mas sempre com a qualidade das peças.

Visite já a nossa página de Instagram:

https://www.instagram.com/roupas_usadas_luanda?igsh=MWVqcTk4bmxndTE2NQ%3D%3D&utm_source=qr

Morreu Sam Nujoma, Pai da independência da Namíbia

0

O herói da independência da Namíbia e primeiro presidente do país, Sam Nujoma, morreu no sábado aos 95 anos, anunciou hoje a Presidência namibiana.

Samuel Daniel Shafiishuna (para sempre conhecido como Sam Nujoma) nasceu a 12 de Maio de 1929 de uma família da tribo Gamberona, na aldeia Etunda na Ovamboland, ou terra dos Ovambos (que são 49,5 por cento da população actual da Namíbia), povo de pastores do Norte da Namíbia e do Baixo Cunene – muita da luta de Nujoma e dos seus homens foi feita a partir de território angolano, onde a SWAPO (South West Africa People’s Organization) contava com o apoio do MPLA.

O mais velho de 11 irmãos, andou desde cedo com o gado, cultivou o campo, ajudou em casa. Estudou na escola da missão finlandesa de Okahao antes de se mudar para casa da tia em Walvis Bay, junto à costa, onde começou a trabalhar numa loja aos 17 anos. Veio a II Guerra Mundial e Sam Nujoma começava a abrir os olhos para as coisas do mundo, cruzando-se com soldados que vinham de muitas partes da Europa e da Argentina. Foi o seu curso intensivo de política internacional.
Mas seria apenas depois de se mudar para a capital, Windhoek, e entrar no caminho-de-ferro (South African Railways) que a sua participação na luta pela autodeterminação do Sudoeste Africano começaria. Voltou aos bancos da escola, à noite, para acabar o liceu, conseguindo depois o bacharelato por correspondência na Universidade Trans-Africa. Demitiu-se do caminho-de-ferro aos 29 anos para dedicar a sua vida à política.

Em 1959 foi eleito líder da Organização do Povo Ovambo que advogava o fim do sistema de contratados e da administração colonial sul-africana, e a adopção de um verdadeiro sistema de tutela internacional das Nações Unidas. Nujoma com Uatja Kaukuetu e Moses Garoeb liderariam a resistência organizada contra a remoção dos habitantes de uma das zonas de Windhoek denominada Old Location (velha localização), onde estava segregada a população negra, para dar lugar a um bairro para brancos.
O local para onde acabaram por ser enviados foi baptizado pelos próprios como Katutura ( o lugar onde ninguém quer viver na linguagem dos hereros). Mas não foram sem resistência. E a resposta das autoridades sul-africanas foi sanguinária a 12 de Dezembro de 1959: 12 pessoas foram mortas e dezenas ficaram feridas. Sam Nujoma seria preso, acusado de organizar os protestos. A 1 de Março de 1960 conseguiria fugir para o exílio através do protectorado britânico da Bechuanalândia (hoje Botswana), Rodésia do Sul (actual Zimbabwe), Rodésia do Norte (Zâmbia), Tanganica (que com Zanzibar forma na actualidade a Tanzânia), Quénia e Sudão. Passaria depois pelo Gana e pela Libéria até chegar aos Estados Unidos em Junho desse ano.

No Sudoeste Africano, a SWAPO seria criada e Nujoma eleito presidente em absentia. Voltaria em Março de 1966 de avião, acompanhado pelo actual presidente Hifikepunye Pohamba, para testar o governo sul-africano, depois do Tribunal de Justiça Internacional de Haia ter decretado que os namibianos no exílio poderiam voltar. Nem conseguiram deixar o aeroporto, a polícia estava à espera deles. Presos, seriam logo a seguir expulsos para a Zâmbia (independente desde 1964). Seria o último teste do pacifismo da luta contra o apartheid sul-africano.
O seu regresso a seguir seria com armas que só deixaria muitos anos depois, quando o poderoso exército da África do Sul emergia lastimado da maior batalha que o solo africano conheceu desde a II Guerra Mundial: Cuito Cuanavale. Lastimado a ponto de precipitar a independência da Namíbia e o fim do regime segregacionista sul-africano.
A SWAPO, como se esperaria, saiu vitorioso das primeiras eleições da Namíbia independente. E Sam Nujoma, o pai fundador da nação, sem qualquer questionamento, tornar-se-ia no seu primeiro presidente. Ficou 15 anos, porque também ele não resistiu à tentação de alterar a Constituição para garantir um terceiro mandato. No entanto, ao contrário do que aconteceu no Zimbabwe e em Angola, Nujoma chegou ao fim desse termo e retirou-se, garantindo a transição pacífica para o seu sucessor, o homem com quem havia sido preso em Março de 1966 no aeroporto de Windhoek.

“Sempre nos iremos recordar do apoio incondicional e da solidariedade prestada ao povo namibiano pelo governo e o povo de Angola, durante a nossa longa e penosa luta até à obtenção da nossa liberdade e independência a 21 de Março de 1990”, escreveu Sam Nujoma na mensagem de parabéns enviada a José Eduardo dos Santos, por ocasião do 72.º aniversário do ex-presidente angolano.

Paz à Sua Alma.

Fonte: http://m.redeangola.info, consultada por Jaime Gabriel, no dia 09 de Fevereiro de 2025.

Apple pode lançar novo iPhone já na próxima semana

0

Ao que parece, a Apple já tem poucas unidades do atual modelo do iPhone SE.

ABloomberg está a avançar com a notícia que a Apple pode anunciar a quarta geração do iPhone SE já na próxima semana. O telemóvel tinha, até aqui, apresentação prevista para a primavera.

Além das fotografias e vídeos que têm surgido deste iPhone SE, a publicação aponta ainda para um inventário cada vez menor de unidades da terceira geração deste modelo, o que poderá levar a Apple a anunciar a nova versão mais cedo do que estava previsto.

Serve recordar que o iPhone SE deverá ter um design mais inspirado no iPhone 14 onde, além de um ecrã de maiores dimensões, contará também com o sistema de reconhecimento facial Face ID e também funcionalidades de Inteligência Artificial com o Apple Intelligence.

Bala perdida mata menina de 8 anos

0

Nesta sexta-feira, 7 de fevereiro, a comunidade escolar do Colégio Elizângela Filomena, em Luanda, foi abalada por uma tragédia. A aluna Victoria da Rocha, de apenas 8 anos, perdeu a vida após ser atingida por uma bala perdida que atravessou as instalações da escola.

De acordo com informações, o incidente ocorreu durante uma troca de tiros entre marginais e um agente da Polícia Nacional, que tentava impedir um assalto nas proximidades do colégio.

Victoria foi rapidamente socorrida e levada para a Clínica Espírito Santo, mas, infelizmente, não resistiu aos ferimentos e teve o óbito confirmado. A tragédia levantou preocupações sobre a segurança nas imediações das instituições de ensino e a necessidade de medidas para proteger alunos e funcionários.

 

EPAL e ENDE disputam “incompetência” no Kilamba

0

O ano de 2025, parece ter começado mal para empresas públicas ENDE e EPAL, que prestam os seus serviços para os consumidores do Município do Kilamba que estão agastados com as constantes interrupções do fornecimento de energia e água, que em comunicados alegam sempre avarias.

O apelo a compreensão e pedidos de desculpas constantes, já não agradam os consumidores que durante a reportagem do KilambaNews afirmam mesmo ser um desrespeito aos consumidores que mensalmente pagam as suas facturas principalmente da água e não têm os serviços de qualidade. Recordar que na cidade do Kilamba não é permitido o uso de geradores bem como reservatórios com recurso a electrobombas.

Os moradores clamam por uma intervenção directa do ministro da energia e águas para se inverter o actual quadro.

Info@kilambanews.com

Poda de árvores muda imagem de avenidas do Kilamba

0

A Direcção Municipal do Ambiente e Saneamento, continua a efectuar os trabalhos de poda de árvores na Rua dos PALOP ( entre os Quarteirões N e P).

Ainda assim, existem muitas zonas do município do Kilamba que precisam desta intervenção.

 

Marca Cristiano Ronaldo (CR7) avaliada em 850 milhões de Euros

0

É caso para dizer que Cristiano Ronaldo soma e segue dentro e fora das quatro linhas. A CR7, marca associada ao futebolista português Cristiano Ronaldo, que celebra 40 anos esta quarta-feira (5 de fevereiro de 2025), atingiu um valor aproximado de 850 milhões de euros, mesmo com algum impacto negativo da mudança para a Arábia Saudita. Em causa está um estudo do Instituto Português de Administração e Marketing (IPAM).

Segundo o estudo, que é feito desde 2011 e tinha tido a última edição em 2020, o valor da marca CR7 aumentou 325% em cinco anos, para 850 milhões de euros.

Citado pela Lusa, Daniel Sá, diretor executivo do IPAM, destaca que o futebolista do Al-Nassr Football Club continua “a crescer e a surpreender dentro dos relevados, mas, acima de tudo, fora dos relevados”.

“Começámos há cerca de 15 anos a monitorizar a evolução de Cristiano Ronaldo enquanto marca e, em 2011, esta marca, pelo nosso estudo, valia qualquer coisa como 25 milhões de euros… E passados 15 anos e no momento que faz 40 anos, o estudo aponta-nos para um valor da marca de cerca de 850 milhões de euros”, acrescentou.

O responsável considerou, ainda, que o Cristiano Ronaldo futebolista está a começar a mostrar três novas facetas, entre elas “o Ronaldo patrocinado, que é a cara de muitas marcas por todo o mundo”, com receitas estimadas em 150 milhões de euros.

“Há uma terceira dimensão que é o Ronaldo influenciador e estamos a falar da pessoa com o maior número de seguidores nas redes sociais em todo o mundo, ultrapassou os mil milhões de seguidores há pouco tempo e tem (…) o canal no YouTube. E aparece uma última faceta nos últimos tempos que é o Ronaldo investidor. É um Ronaldo que vai tendo e gerindo participações económicas em diferentes negócios e inclusivamente até nas últimas semanas desvendou que mais tarde ou mais cedo vai ser dono de um clube”, sustentou Daniel Sá.

Mas há mais números/dados a ter em conta, revelou:

No ano passado, foram geradas 22 milhões de notícias sobre Ronaldo em todo o mundo inteiro;
O nome de Cristiano Ronaldo foi pesquisado mais de 190 milhões de vezes no Google;
Existem mais de quatro mil livros na Amazon a serem vendidos com referências a Ronaldo;
Há mais de 60 mil artigos científicos pelas universidades de todo o mundo sobre o Ronaldo.
Em jeito de conclusão, o diretor executivo do IPAM diz que nunca houve no país “uma marca com esta dimensão” e que “Ronaldo é, indiscutivelmente, o desportista mais visível de toda a história do desporto”. “Isto é absolutamente indiscutível”, rematou.

Kilamba como seria bom…

0

KILAMBA
Como seria bom, se muitos habitantes do Kilamba tivessem educação para morar nessa cidade! Como seria bom, se, no Kilamba houvesse uma rua comercial, como muitos estabelecimentos comerciais! Como seria bom, se o volume das músicas tocadas nos restaurantes do Kilamba permitissem que os seus utentes conversassem sem terem de gritar! Como seria bom, se os jardins fossem bem tratados!
Através do Kilamba, pode-se tirar ilações negativas da mentalidade dos angolanos.
Infelizmente, nem todos os moradores têm capacidade e dignidade para morar no Kilamba. O populismo não nunca foi, não é jamais será positivo.

José Carlos de Almeida
Wtsp: +244 922 642 499

Depois da energia agora é água

0

A Empresa Pública de Águas, EPAL – EP, através de um comunicado informa, aos estimados clientes da Centralidade do Kilamba, Blocos da Urbanização KK 5000, bairro Bita Vila Flor e arredores, que desde a interrupção do fornecimento de energia eléctrica da rede pública na madrugada do dia 02 de Fevereiro de 2025, a Estação de Tratamento Água do Kilamba esteve a trabalhar com grupos de bombagem reduzidos, garantindo o abastecimento de água aos apartamentos em andares mais baixos, devido ao facto dos apartamentos em andares mais elevados dependerem dos equipamentos de bombagem “boosters” que funcionam com a energia da rede pública.

Com o restabelecimento da energia da rede pública por volta das 11 horas de hoje (03-02-2025), que permite o arranque dos equipamentos de bombagem “boosters”, a EPAL está a repor gradualmente o abastecimento normal de água aos apartamentos situados em andares mais altos, pelo que, solicita a compreensão dos seus clientes pelos transtornos causados.

 

Efeitos da falta de energia no Kilamba

0

Desde a última madrugada que o município do kilamba está privado do fornecimento de energia electrica segundo a A ENDE-E.P., Empresa Nacional de Distribuição de Electricidade, a restrição foi derivada a uma avaria num cabo subterrâneo de alta tensão.

Os moradores já sofrem com os efeitos da falta de energia, particularmente com a falta de valores nos ATMs, às telecomunicações estão com dificuldades bem como falta de água nos edifícios com mais de 5 andares com elevador onde os moradores, idosos tem que subir as escadas.

Os restaurantes e lojas não estão a facturar porque as bebidas não estão frescas e os TPA estão desligados por falta de carga.Recordar que no Kilamba os moradores não estão autorizados a colocar geradores.

Entretanto a ENDE, confirma que os técnicos estão a trabalhar para resolver a avaria, mas não apontam o horário para o restabelecimento da energia electrica no Kilamba.

info@kilambanews.com