Expo Saúde no Kilamba consultou mais de 600 pacientes

0
2297

A Igreja Adventista do Sétimo Dia (IASD), no âmbito do projecto “Kilamba para Cristo”, realizou no passado Sábado, na centralidade do Kilamba, a 1ª edição da “Expo Saúde”, tendo atendido um total de 686 pacientes com várias patologias.

A actividade, que durou 10 horas, teve à disposição dos moradores daquela zona para testagem de glicemia, desparasitação, malária, controlo da tensão arterial, testagem de dengue, entre outros serviços.

Além das consultas grátis, foram também entregues 65 quites de mosquiteiros às mulheres grávidas (12), 20 às mães com bebés e 33 aos idosos.

Segundo o coordenador do evento, doutor Jorge Eduardo, os profissionais encontravam-se divididos em três áreas, nomeadamente consultas médicas, laboratórios e, por fim, aconselhamento psicológico.

“Dos 686 pacientes assistidos, diagnosticámos 45 hipertensos e 10 diabéticos. Os casos graves foram encaminhados de imediato aos hospitais da região, mas estão sob o controlo dos nossos profissionais. E, por outra, voltaremos ao Kilamba antes de terminar o ano em curso”, assegura o responsável.

A par dos profissionais da IASD, a “Expo Saúde” contou com a presença dos efectivos do Instituto Nacional de Emergências Médicas de Angola (INEMA), que actuaram prontamente na evacuação de alguns pacientes hipertensos.

Entretanto, cinco médicos, quatro enfermeiros, igual número de técnicos de análises clínicas e um psicólogo, foi a equipa que sustentou o evento que decorreu no Quarteirão C daquela localidade.

Refira-se que a Missão Sul de Luanda e Cabinda é o órgão da Igreja Adventista do Sétimo Dia que coordena as igrejas nos municípios de Belas, Talatona, Kilamba Kiaxi, Quiçama, Viana (sul), Distrito Urbano da Samba e a parte sul do Distrito Urbano da Maianga.

Fonte:Ongoma

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui