Dia do ambiente: Ambientalista pede mudança de paradigma ambiental no país

0
528

Desde 1976 que o país comemora anualmente o dia nacional do ambiente em 31 de Janeiro. Nesse dia são realizadas diversas actividades ambientais no país para se refletir sobre o que tem sido feito até agora e o que se pretende para o futuro.

Uma dessas actividades culmina, por exemplo, com a plantação de centenas de diversas árvores em todo território nacional. Além desse tipo de actividade, são também realizados eventos de educação ambiental através de palestras nomeadamente em escolas no sentido de esclarecer algumas dúvidas aos cidadãos sobre os cuidados e preservação do meio ambiente.

A centralidade do kilamba foi uma das áreas do país onde se realizou a primeira actividade de educação ambiental sob lema “educar para reciclar”, organizada pela Agência Nacional de Resíduos em colaboração com a administração do distrito urbano do Kilamba.

Em declarações ao KilambaNews, o ambientalista, Nuno Cruz, disse que os cidadãos devem reflectir diariamente sobre a qualidade do ambiente que se pretende para o país tanto para hoje como amanhã.

“Essa data nos leva a reflexão sobre a qualidade e os cuidados que devem ter com o meio ambiente, daí a necessidade de pensarmos diariamente e urgentemente sobre essa situação”, sublinhou, Nuno Cruz.

O ambientalista lembrou ainda ser necessário que as escolas, as igrejas e organizações da sociedade civil sejam também actores responsáveis pela mudança do paradigma ambiental.

“O momento é para mais uma vez refletirmos sobre o estado actual do nosso ambiente. Por isso, todos somos chamados.  Temos de olhar para as nossas acções em particular ao acordo de Paris que estabelece a redução do aquecimento global em 1,5 °C”, finalizou.

Por outro lado, o director dos serviços comunitários da administração do distrito urbano do Kilamba, Nuno Santos, salientou que a administração vai começar a partir de hoje a realizar actividade de fumigação em vários blocos da centralidade do Kilamba, no âmbito do dia nacional do ambiente . Além do trabalho de fumigação, Nuno Santos acrescentou ainda que vai haver nos próximos dias uma campanha de plantação de árvores na centralidade.

A efeméride, de âmbito nacional, foi instituída com base na realização da Semana de conservação da natureza, realizada em Luanda, em 1976, com objectivo principal de reforçar os alerta aos diferentes sectores para a necessidade de se adoptarem padrões de vida sustentáveis, que promovam uma gestão equilibrada dos recursos naturais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui