Crianças que estudam no Kilamba ficam horas à espera de transporte

0
842

Dezenas de crianças, que estudam na centralidade do Kilamba e no projecto habitacional do KK 5000 e que vivem em bairros adjacentes, bem como em zonas da Camama e Golf2, em Luanda, chegam, no período da manhã, a ficar cerca de 3h à espera de transportes públicos e privados para chegarem até a escola.

A equipa de reportagem do KilambaNews visitou nesta segunda-feira,7, algumas paragens do interior da centralidade do Kilamba e do KK 5000 e constatou que a falta de transportes públicos e privados obriga as crianças a ficarem muito tempo nesses sítios.

Entre as crianças encontradas nesse dilema da espera de transporte está Isabel Bernardo, de 12 anos, residente no bairro Golf 2, desesperada devido à dificuldade de pegar um táxi. A estudante da escola do ensino primário nº2003, lamentou a carência de transportes, referindo que “passo mais tempo na paragem do que na sala de aula”.

“Os poucos autocarros, que fazem a via entre a centralidade do Kilamba-Golf2, não servem para tanta gente . Aqui não tem só estudante como o tio pode ver. Aqui tem também senhores que vão ao trabalho e isso cria longas filas de espera”, lamentou.

Beatriz Alberto, de aproximadamente 14 anos, outra estudante encontrada na paragem do Golf-Kilamba, disse que a dificuldade acontece apenas na hora matinal quando vai à escola.

“Fico muito tempo aqui. Às vezes desisto e vou-me embora para casa”, sublinhou a estudante, residente no sanatório.

Perguntado sobre o que deveria ser melhorado, respondeu prontamente: “o Governo tem de criar melhores estratégias para acabar com esse problema”.

Por seu turno, João Cardoso, encarregado de educação, explicou que com tanta dificuldade, muitos alunos perdem provas, repetem de ano e ficam atrasados nos estudos.

“A situação tem estado a ficar complicada. Era necessário que os dirigentes tomassem algumas medidas para mitigar esse problema”, pediu João Cardoso.

A centralidade do Kilamba e do projecto habitacional conta com dezenas de escolas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui