COVID-19: 500 Médicos em formação na Multiperfil

0
1387

Quinhentos médicos, a nível da província de Luanda, iniciaram, nesta segunda-feira (13), na Clínica Multiperfil, um curso de medicina intensiva, para reforçarem as unidades hospitalares no quadro da prevenção e do combate ao Covid-19.

A abertura da formação, dirigida essencialmente a recém-formados, coube a ministra da Saúde, Sílvia Lutucuta, segundo a qual o número de quadros especialistas em cuidados intensivos em Angola é insuficiente.

“Essa  formação ajudará os profissionais na identificação rápida de doentes críticos, seu tratamento e monitorização de casos graves, observando os mais elevados padrões de qualidade e de gestão cuidada”, frisou a ministra.

Na ocasião, Sílvia Lutucuta referiu que estudos recentes indicam que mais de 80 por cento dos casos de Covid-19 são considerados leves, enquanto 15 por cento são classificados como graves e cinco por cento críticos.

Deste modo, sublinha a também porta-voz da Comissão Multissectorial de Resposta à Pandemia, há necessidade da preparação de todo o sistema de saúde para uma gestão adequada de casos, sobretudo graves e críticos.

Por sua vez, a coordenadora do curso de medicina intensiva para não intensivista, Lídia Dembi, disse que a acção formativa, com carga horária de 20 horas, em dois dias (segunda e Terça), na clínica Multiperfil, vai decorrer em todo país.  

A mesma formação poderá estender-se, a nível de Luanda, ao Instituto Nacional de Emergências Médicas de Angola (INEMA) e à Faculdade de Medicina da Universidade Antonio Agostinho Neto.

Os formandos terão, dentre outras matérias, o manuseamento de ventiladores mecânicos, monitorização hemodianâmica básica, choques sepsis e séptico e correcção de distúrbios metabólicos.

De igual modo, vão aprender técnicas de correção de distúrbios electrolíticos, bem como interpretação básica de gasometria. 

Antes de oficializar o arranque da acção formativa, que abarcará 500 técnicos, a ministra Sílvia Lutucuta visitou os laboratórios de simulação do centro de formação da clínica Multiperfil, postos à disposição dos formandos.

Fonte: Angop

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui