Centralidade da Vida Pacifica tem nova Escola

0
4015

Com capacidade para de 16 mil e oitenta alunos, a escola do ensino da Centralidade da Vida Pacifica (Zango Zero), município de Viana, vai receber os seus primeiros alunos em Fevereiro de 2019, por altura do inicio do ano lectivo.

A entrega oficial da instituição escolar construída pela empresa chinesa Internacional Fund Limited (CIF) ao Governo Provincial de Luanda (GPL) aconteceu nesta segunda-feira, com a recepção das chaves pelo governador Adriano Mendes de Carvalho.

A escola vai funcionar com três turnos (manhã, tarde e noite), sendo que o ensino primário terá quatro mil e oitenta crianças, que vão ocupar 34 salas de aulas, I ciclo com cinco mil e 280, em 44 compartimentos, e II ciclo com seis mil e 720 educandos, em 56 divisórias.

Com varias áreas de serviço, gabinetes e pátio, a infra-estrutura custou ao Estado mais de 200 milhões de dólares norte-americanos.

Em declarações à imprensa, após a recepção da infra-estrutura, o governador de Luanda, Adriano Mendes de Carvalho, disse que as crianças acabam de ganhar uma nova escola.

Para o gestor, receber a escola foi bastante gratificante, apesar de haver algumas questões técnicas que vão ser revistas numa fase a posterior, como o apetrechamento, bem como a preparação do orçamento para a instituição funcionar sem constrangimentos.

Quanto a perspectiva de funcionamento, Adriano Mendes de Carvalho precisou que primeiro é importante haver uma boa planificação, equipar, montar bem os laboratórios, para que seja uma escola no real sentido da palavra.

Já o director do gabinete provincial de Educação, Narciso Benedito, considerou como sendo de grande importância a instituição escolar, que vai albergar três níveis de ensino, referindo que Luanda ganha, mas que o maior ganho é para as crianças do município de Viana.

Disse que os meses que restam para o fim de 2018 vão servir para o apetrechamento, com o equipamento necessário e material escolar, referindo que depois de tais procedimentos vão criar as condições administrativas para o inicio das aulas, em de Fevereiro de 2019.

A instituição escolar faz parte da Urbanização Vida Pacífica, que encontra-se implantado na zona sul do Município de Viana, estendendo-se por uma área aproximada de 22 hectares. O Projecto consiste no desenvolvimento de uma nova urbanização para a localidade do Zango I, onde foram projectados 2.464 fogos habitacionais, distribuídos por 22 edifícios.

info@kilambanews.com

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui