As Mulheres

0
2720

O que é uma mulher? Mulher é uma pessoa adulta do género (sexo) feminino. Por conseguinte, são três elementos essenciais da definição de mulher. O facto de ela ser pessoa; o seu escalão etário – a maioridade; e a condição de ela ser uma pessoa do sexo feminino.

Gostava de dizer que é um absurdo chamar «género» à mulher. Mulher é mulher. O género pode ser masculino ou feminino. Não entendo a estupidez de chamar «género» à mulher: «Ó género, sintonize a rádio! Estamos a debater sobre os seus direitos!».

Hoje, dia 1 de Março é o primeiro dia do mês dedicado às mulheres. Angola é o único país do mundo que dedica todo o mês de Março às mulheres, pelo que este mês é denominado Março-Mulher.
As mulheres, em maioria no mundo, lutam pela igualdade em relação ao homem. Porém, ao que parece, a luta da mulher não tem estratégias bem definidas.

Com efeito, para que uma luta possa ter glória ela deve ter uma estratégia coerente, a curto, médio ou a longo prazo. As mulheres, querendo lutar pela igualdade em relação ao sexo oposto, com resultados positivos, jamais devem educar os meninos e os adolescentes com base em ideias e práticas reveladoras de machismo. Durante a infância e a adolescência, os petizes e os jovens, devem ser sensibilizados, com o fim de terem uma mentalidade que os leva a considerar as pessoas do género feminino como seres detentores de direitos iguais. Mais do que as palavras, os exemplos práticos criam ideias e atitudes demonstrativas de espírito de igualdade.

A mentalização das pessoas do género masculino no que toca ao espírito de igualdade para com as pessoas do género feminino deve ser levada acabo desde tenra idade. Os meninos e os adolescentes devem ser educados, de modo a serem cavalheiros.

Se as mulheres, estando em maioria no mundo, não conseguem ter resultados consideravelmente positivos na luta pela igualdade entre os géneros é porque algo está errado, visto que são as principais educadoras da sociedade.

A luta pela igualdade entre os géneros deve ter o contínuo apoio da escola uma vez. Não acredito que as mulheres encontrem grandes apoios nas igrejas nessa sua luta.

É importante dizer que uma sociedade que não seja igualitária em termos de direitos e deveres dos seus membros é uma sociedade injusta.

Por último, deixo algumas expressões para serem usadas: «Igualdade entre os géneros»; «Igualdade da mulher em relação ao homem». A expressão «igualdade do género» é, como disse, um absurdo!

Beijos, flores e carinho às mulheres!

José Carlos DE ALMEIDA

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui