AGÊNCIA ARSEG QUER TORNAR SEGURO À HABITAÇÃO OBRIGATÓRIO

0
1416

A Agência Angolana de Regulação e Supervisão de Seguros (ARSEG) pretende que o seguro à habitação passe a ser obrigatório, à semelhança do que acontece com os seguros automóvel e de acidentes de trabalho, devido ao crescimento do parque habitacional, nos últimos anos.

Apesar de ainda não ser obrigatório, a ARSEG pensa que o sector da habitação tem potencial para garantir maior taxa de penetração e alavancar o crescimento dos seguros, que é liderado pelo sector petrolífero. De acordo com Jardel Duarte, a complexibilidade e exigências do parque habitacional mais antigo vai obrigar a “alguma ousadia das empresas seguradoras”.

O papel dos mediadores de seguros e das empresas de mediação imobiliária vai ser fundamental e, por isso, devem entrar neste “grupo de trabalho”. A percepção de risco em parques habitacionais não é tão alto, a estratégia passa por vender ou alugar o imóvel já assegurado, através de concertação entre as seguradoras e os agentes de intermediação imobiliária.

Vai ser igualmente importante uma comunicação eficaz sobre os benefícios que advêm da contratação do seguro. “O cidadão deve perceber que o seguro permite-lhe estar em casa confortável, com a garantia de que amanhã não lhe acontece algo que esteja fora da sua expectativa”, explica. A lei não estabelece como obrigatório o seguro à habitação, mas podem-se criar instrumentos legais que obriguem à contratação deste seguro.

Fonte: Expansão

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui