Afinal novos preços não vão beneficiar antigos contratos

0
3361

Os novos preços para as habitações nas centralidades definidos no Decreto Executivo Conjunto nº 364/20 dos Ministérios das Finanças e Obras Públicas e Ordenamento do Território vão abranger apenas novos contratos.

A quem já tem casa nas centralidades resta-lhe apenas solicitar o aumento da maturidade do contrato para conseguir baixar o valor da mensalidade, mas sabe que terá que pagar o imóvel durante mais anos que o previsto inicilamente.

O documento que define o valor das rendas das habitações dos projectos habitacionais construídos com fundos públicos, publicado em Diário da República no final do ano passado, define que “o regime de arrendamento urbano é aplicável aos contratos a celebrar a partir da data da sua publicação e estão sujeitos à actualização”. Ou seja, contratos celebrados depois de 24 de Dezembro de 2020.

Desta forma ficam de fora todos os contratos celebrados antes deste período, que mantém assim os preços e condições contratuais anteriores. Isso significa que quem já reside nas centralidades no regime de arrendamento não será abrangido pela nova tabela.

O mesmo acontecerá para quem está na modalidade de venda resolúvel, segundo apurou o Expansão.

“O decreto não tem efeitos retroactivos para o arrendamento, muito menos para a venda resolúvel”, admite uma fonte do Executivo. Segundo esta fonte, apesar de o novo decreto não ser retroactivo, quem já habita nas centralidades viu de certa forma a sua prestação mensal reduzir desde o ano passado, salvo os que já pagaram na totalidade.

“No ano passado o Executivo uniformizou o pagamento das centralidades para 30 anos. Todos os moradores podem agora pagar as habitações em 360 meses e isso faz com que a prestação fique mais baixa embora o valor total não tenha sido reduzido”, explicou.

Entre as 18 centralidades com imóveis disponíveis para o arrendamento urbano, o Zango Zero, em Luanda, e Mussungue, na Lunda-Norte, são as zonas com o valor do arrendamento mais alto. Quem pretender arrendar um imóvel nestas localidades vai desembolsar mensalmente 20.630 Kz.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui