Um grupo de jovens de psicólogos, existentes a três anos, composto por 25 elementos, entre psicólogos clinico e criminal, que criaram o projeto solidário ” Psicologia na banda “ que presta assistência de saúde mental as crianças desfavorecidas na tenda do kilamba, onde funciona neste momento uma cozinha comunitária.
Há mais de um mês que este grupo de jovens profissionais de saúde, presta assistência psicológica as crianças com idades compreendidas entre os 5 aos 17 anos, o projecto também trabalha na luta e combate contra á violência doméstica, abuso sexual, e todos aspetos ligados á saúde mental e a desenvolver afetos cognitivas emocionais das crianças que se encontram na tenda.
Gelson Daniel, psicólogo e coordenado do grupo, diz que a principal finalidade neste período de confinamento é ajudar psicologicamente as pessoas que não têm condições financeiras de procurar um psicólogo, e outras áreas do saber inexistente nas comunidades.
O projeto solidário ” Psicologia na banda “ decidiu abraçar essa causa por constatar que varias crianças e idosos batiam constantemente as portas dos moradores da centralidade, pedindo alimentação, e desta maneira sentiram a necessidade de orientá-los.
Para realização deste trabalho, o grupo geralmente elabora um inquérito, onde a cada fim-de-semana assiste mais de duzentas crianças, das quais o maior número de atendimento tem sido do sexo feminino.
Os jovens apelam aos pais, que prestem maior atenção as crianças, uma vez que o maior número de casos tem sido os de abuso sexual a menores, esta é uma realidade vivenciada por eles.
Marinela António