Mais de 30 ambulâncias do INEMA escondidas desde 2013 foram encontradas em Viana

0
1118

O Governador de Luanda Sérgio Luther Rescova efectuou ontem, uma visita surpresa ao Centro Ortopédico de Reabilitação Física, em Viana, onde foram encontradas 38 ambulâncias, afectas ao Instituto Nacional de Emergências Médicas (INEMA).

Durante a visita, que se estendeu a uma oficina de Ortiz Protésico, a direcção da instituição informou ao governador que deste número de viaturas, algumas encontram-se estacionadas no local desde 2013 e outra há um ano.

A direcção representada pelos Directores Administrativo, Fernando Fula e Clínico, Inocêncio Machado, informou ao Governador que as viaturas encontram-se guardadas  na instituição pelo  facto de pertencerem a uma instituição ligada ao Ministério da Saúde.

‘’Desconhecemos o objectivo da permanência destas viaturas. Estamos aqui há um ano desde que assumimos a direcção do Centro. Por isso descartamos todas as responsabilidades’’, afirmaram.

O governador disse que vai averiguar porque as ambulâncias, que considerou abandonadas, se encontram naquele local, considerando que são meios bem equipados e necessários para emergências médicas.

Sérgio Rescova visitou igualmente o Hospital Municipal do Capalanga/Viana e passou pelas salas de internamento, pediatria,  hemoterapia, além da morgue.

Na morgue, o governante constatou que das seis câmeras, apenas duas estão em funcionamento.

Em declarações à imprensa, o governador disse que esta visita visou constatar o atendimento à população em distintas unidades hospitalares.

“ A saúde está entre as principais prioridades da nossa população, por isso, vamos continuar a acompanhar como estão a funcionar os nossos hospitais. Precisamos nos engajar mais para  reduzir o indice de doenças e de mortalidade’’ – disse.

Sobre o número reduzido de médicos e outros técnicos, informou que vai trabalhar junto do Ministério da Saúde para admissão de mais quadros para reduzir o défice.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui