SADC realiza 34ª Reunião do Comité do açúcar

0
1910

O evento decorre nos dias 6 e 7 de Setembro, na África do Sul.

A Biocom integra a comitiva angolana que participa, nos dias 6 e 7 de Setembro, da 34ª Reunião do Grupo de Trabalho do II Comité Técnico de Açúcar da SADC. O encontro decorre em Joanesburgo, na África do Sul.
De acordo com o Director-Geral Adjunto da Biocom, Engenheiro Luís Bagorro Júnior, o encontro tem como objectivo a confirmação dos dados estatísticos de cada país, principalmente, relacionados à produção, importação e exportação de açúcar e etanol.

O Comité Técnico do Açúcar é o órgão responsável pela implementação do Acordo de Cooperação do Açúcar da Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral (SADC). O acordo prevê a cooperação em áreas de interesse comum entre os países produtores e não produtores de açúcar da SADC, com o objectivo de desenvolver indústrias de açúcar eficientes e competitivas na região.

Em Angola, a Biocom é a única empresa que produz açúcar, etanol e energia eléctrica. Na Safra 2018 a empresa já produziu, até o momento, 51.785 toneladas de açúcar cristal branco, 11.900 m3 de etanol hidratado e 17.617 MW de energia eléctrica. Actualmente, o plantio da cana-de-açúcar ocupa 25 mil hectares, área que chegará a 40 mil hectares até a Safra 2023.

“Neste momento procuramos atender a demanda do nosso mercado interno, mas temos potencial, para no futuro, chegarmos a exportar o açúcar produzido em Angola, contribuindo assim, com a meta do Governo de diversificar as exportações do país”, afirma o Director- Geral Adjunto Engenheiro Luís Bagorro Júnior.
Entre os objectivos do Acordo de Cooperação do Açúcar da SADC estão facilitar a partilha de informação, pesquisa e formação com vista a melhorar a eficiência dos produtores e refinadores de açúcar na SADC e criar condições estáveis de mercado que incentivem o intercâmbio e desenvolvimento das indústrias açucareiras da região.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui