Erika Linete Batalha de Carvalho Aires é Deputada à Assembleia Nacional desde 2022 e exerce actualmente o cargo de 2.ª Vice-Presidente do Grupo Parlamentar do MPLA, destacando-se pelo seu percurso político, académico e institucional.
Doutoranda em Ciências Políticas e Relações Internacionais, é especialista em Política pelo ISCTE e mestre em Gestão e Políticas Públicas pela Universidade de Lisboa.
Possui uma sólida formação académica internacional, com seis pós-graduações e seis cursos de especialização nas áreas de comunicação, marketing político e campanhas eleitorais, realizados em instituições de referência como a George Washington University, a Universidade de Direito de Madrid e a Universidade Camilo José Cela, em Espanha.
Iniciou a sua carreira profissional como consultora na Comissão Nacional Eleitoral, tendo participado na preparação das Eleições Gerais de 2008.
Durante o período em que frequentava o mestrado em Lisboa, colaborou, entre 2009 e 2010, com o então Ministro de Estado e Chefe da Casa Civil do Presidente da República.
De regresso a Angola, integrou o Ministério das Finanças e, posteriormente, passou a exercer funções no Gabinete de Quadros do Presidente da República, onde actuou como consultora, com intervenção directa na estratégia de implementação do Plano Nacional de Formação de Quadros.
No ensino superior, foi docente universitária na Universidade Agostinho Neto e na Universidade Lusíada, leccionando nas áreas de comunicação institucional, marketing, ciência política e opinião pública.
Com uma experiência consolidada em comunicação política, governação e desenvolvimento institucional, Erika Aires dedica-se igualmente à investigação científica sobre sistemas políticos, opinião pública e políticas públicas em Angola, percurso que sustenta a sua nomeação para o cargo de Ministra da Educação.
Fonte: Linkedin-Erika de Carvalho
















