O Presidente dos Estados Unidos visita Angola na primeira semana de dezembro, anuncia a Casa Branca nesta quarta-feira, 16.
“Na primeira semana de dezembro, o Presidente Biden viajará também separadamente para Luanda, Angola, onde celebrará a transformação da relação EUA-Angola, reconhecerá o papel de Angola como parceiro estratégico e líder regional e discutirá o aumento da colaboração em matéria de segurança, saúde, e parcerias económicas, incluindo a Parceria do G7 para as Infraestruturas Globais e o Apoio ao Investimento para o Corredor do Lobito, que proporcionam resultados para ambos os nossos povos”, diz uma nota da secretaria de Imprensa da Casa Branca, sem indicar os dias exatos da visita.
A mesma nota confirma que Joe Biden viaja a Alemanha a 17 e 18 deste mês para se reunir com dirigentes alemães e “fortalecer ainda mais o vínculo estreito que os Estados Unidos e a Alemanha partilham como aliados e amigos”.
Na agenda estarão também temas como a defesa da Ucrânia contra a agressão russa e os acontecimentos no Médio Oriente.
“O Presidente reafirmará também o nosso compromisso comum com a democracia e o combate ao anti-semitismo e ao ódio, promoverá a cooperação na economia, no comércio e na tecnologia e reforçará as nossas alianças e parcerias euro-atlânticas”, concluiu o comunicado.
Biden tinha anunciado a visita a Angola de 13 a 15, mas foi forçado a adiar a deslocação devido à passagem do furacão Milton na semana passada.