Efectivos do Comando Municipal de Belas, no último final de semana, três elementos, dentre eles o meliante Tomás Pedro André Kilola, mais conhecido por homem aranha do Kilamba, de 18 anos de idade, morador do bairro Bita, quando este se encontrava a escalar um prédio para cometer um assalto.
Segundo a Comandante interina do município de Belas, Victoria Augusto, a detenção foi possível mediante uma micro operação denominada Belas Seguro, na qual foram mobilizados 1700 efectivos para garantir a segurança antes, durante e depois da quadra festivas.
“Foi possível deter o homem aranha e dois comparsas, recuperamos cinco armas de fogo, 3 TV plasmas, duas botijas de gás butano, seis motorizadas, 2 viaturas, 42 passaportes falsos, e tivemos esclarecido um homicídio por arma de fogo ocorrido no Distrito Urbano do Kinguela”, esclareceu.
O conhecido ‘homem aranha’ disse que além do seu grupo, existem muitos outros que escalam apartamentos para assaltos e têm como preferência as centralidades do Kilamba e Sequele.
“Aqui no Kilamba muitos grupos actuam, alguns vêm do Sequele, Zango 8000; durante os assaltos levamos tudo que podemos vender, telefone, computador e TV plasma”, confessou, acrescentou que os homens aranhas não usam armas de fogo, apenas a habilidade em escalar os prédios.
Durante o encontro com os efectivos em parada na manhã desta segunda-feira, 16, a comandante recebeu a denúncia da existência de mais um meliante que se encontrava a espiar os prédios para mais tarde entrar em acção.
Mediante o facto a comandante direccionou uma acção reactiva que permitiu deter o infractor.