Novo Aeroporto de Luanda recebeu 400 passageiros no primeiro dia das operações

0
130

A TAAG realizou, no primeiro dia de arranque das operações dos voos domésticos, no Aeroporto Internacional Dr. António Agostinho Neto (AIAAN), em Bom Jesus, quatro frequências de ida e volta de Luanda para Cabinda, tendo transportado mais de 400 passageiros.

As ligações aconteceram duas no período da manhã, uma de tarde e outra já de noite. Segundo a companhia de bandeira nacional, será este o modelo de operações para as quatro frequências diárias da rota Luanda-Cabinda-Luanda.

Operacionalizaação

O dia 10 Novembro de 2024 fica marcado na história da aviação civil nacional, com a operacionalização do primeiro voo comercial da TAAG, que partiu do Aeroporto Internacional Dr. António Agostinho Neto (AIAAN), em Luanda, com destino à província de Cabinda.

Um ano depois da inauguração, o primeiro voo partiu do AIAAN às 8h42, num percurso que durou aproximadamente uma hora de viagem até Cabinda, com 92 passageiros, dos quais 12 na classe executiva e 80 na económica, uma lotação de 75 por cento do aparelho Boeing 737-700.

Dados indicam que a aeronave tem capacidade para 120 lugares (12 executiva e 108 económica).

Baptismo

Às 11h12, aterrou na pista do AIAAN, a aeronave proveniente de Cabinda, contendo 77 passageiros a bordo.

Depois da aterragem, o ministro dos Transportes, Ricardo D` Abreu, fez o baptismo da aeronave, acompanhado pelo secretário de Estado para os sectores da Aviação Civil, Marítimo e Portuário, Rui Carreira, e de altos funcionários da TAAG.

Na ocasião, o ministro dos Transportes considerou o evento um grande feito para a aviação civil nacional, tendo garantido que do ponto de vista técnico e operacional tudo correu como o previsto.

“Ficamos satisfeitos ao ver a alegria dos passageiros que puderam hoje, pela primeira vez, usar os novos serviços e, também, de todos os profissionais que trabalharam para o sucesso dessa primeira operação com o máximo controle e todo o protocolo de segurança observado”, disse.

Segundo o ministro Ricardo D` Abreu, a transferência dos voos nacionais e internacionais do Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro para o AIAAN será feita de forma gradual, cuja conclusão é feita em Março de 2025.

“Definimos um prazo, mas sentimos por parte de algumas companhias aéreas a vontade de que isso aconteça antes. Portanto, é uma questão de organização para que quando nos mudarmos para cá, possamos fazê-lo com coerência”, informou o ministro.

Segundo Ricardo D’Abreu, após a transferência de toda a operação aeronáutica com destino a Luanda, nos bilhetes de passagem para as viagens nacionais ou internacionais, já não serão emitidos contendo a sigla LDA, porque os serviços já não partem de Luanda, mas sim NBJ, que é Dr. António Agostinho Neto.

Novas frequências

A partir do dia 10 de Dezembro entram em funcionamento as novas frequências domésticas, cujas rotas têm como destino às cidades de Saurimo (Lunda-Sul), Dundo (Lunda-Norte) e Soyo (Zaire). As operações nas rotas internacionais e regionais devem iniciar no princípio do próximo ano.

O ministro dos Transportes procedeu, ontem, à inauguração da loja da TAAG, localizada no primeiro piso do AIAAN.

No mesmo corredor, estão a funcionar outros estabelecimentos ligados à restauração, serviços de telecomunicações, bancos, entre outros.
Numa primeira fase, serão feitos quatro voos por dia para a província de Cabinda.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui