O antigo Vice-Presidente da República, Fernando da Piedade Dias dos Santos “Nandó”, será sepultado, na hoje (segunda-feira), 22 deste mês, no Cemitério do Alto das Cruzes, em Luanda.
Fernando da Piedade Dias dos Santos exerceu, ao longo da sua vida política, altas funções de Estado, com destaque para os cargos de Vice-Presidente da República e Presidente da Assembleia Nacional, deixando um legado marcante na consolidação das instituições democráticas do país.
Nascido a 5 de Março de 1950, Fernando da Piedade Dias dos Santos ingressou no MPLA em 1971 e, após a independência do país em 1975, iniciou a carreira no Corpo de Polícia Popular de Angola (CPPA), onde se tornou chefe de divisão em 1978.
Entre 1982 e 1995, integrou o grupo de personalidades que estiveram na génese do Ministério do Interior, onde desempenhou diversas funções de relevo.
Entre os cargos ocupados constam os de ministro do Interior, chefe da Direcção Política Sectorial da Ordem Interna, chefe do Departamento Político da Direcção Nacional da Polícia Popular, director Nacional de Pessoal e Quadros, director Político Nacional Adjunto, vice-ministro do Interior, vice-ministro da Segurança do Estado, chefe dos Serviços de Informação e comandante-geral da Polícia Nacional, além de vice-ministro do Interior para a Ordem Interna.
Em Dezembro de 2002, assumiu o cargo de Primeiro-Ministro, função que exerceu até 2008, de acordo com a Constituição vigente na altura.
Com a aprovação da nova Constituição em 2010, que extinguiu o cargo de Primeiro-Ministro, foi nomeado Vice-Presidente da República de Angola, posição que ocupou até 2012.
Exerceu a função de presidente da Assembleia Nacional de 2008 a 2010 e voltou a ocupar o cargo entre 2012 e 2022, num acto de consolidação da sua influência política e liderança legislativa.
















