Ministra da saúde tranquiliza cidadãos do kilamba

0
1445

Angola conta já com 19 casos positivos de Covid-19, a ministra da saúde Silvia Lutucuta tranquilizou ontem os moradores do kilamba, em relação a preocupação levantada, que dá conta da morte por coronavírus, de um dos cidadãos que vivia nesta centralidade, a informação foi avançada ontem durante a conferência de imprensa, no centro de imprensa Anibal de Melo, por altura da actualização dos dados.

Até o momento, todos os casos testados positivo no páis, felizmente são importados, ontem houve à confirmação de mais dois casos, uma senhora de 38 anos e um senhor de 59 anos, a ministra fez saber que tem ainda 1094 amostras, 165 amostras em precessamento e que já tiveram alta 57 pacientes suspeitos. Dos 19 casos testados positivos, Angola já registou dois óbitos, dois recuperados.
O Kilambanews esteve na conferência de imprensa e questionou a senhora ministra quais foram os procedimentos utilizados nos cidadão recuperados? E quais os medicamentos foram administrados a estes doentes, que permitiu a sua total recuperação?
Eis a resposta da senhora ministra:

“ Os cidadãos recuperados tinham manisfestações leves, o tratatamento é sintomático, como qualquer outra gripe, mas neste casos específicos, na altura já se estava a utilizar com sucesso em alguns locais, a cloroquina e a ditromecina e estes pacientes beneficiaram destes medicamentos e deste tratamento e por isso estão curados e é um bom começo, ficamos felizes e é assim que queremos evoluir”

Quantos aos cidadãos que vivem no kilamba e vieram nos voos dos dias 16,17 e 18 e que não cumprirama a risca a quarentena dominiliar, a ministra respondeu assim:
“Quanto aos Passageiros dos vôos dos dias 16 17 e 18, não podemos pensar no kilamba como uma lombardia da Itália ( cidade da Itália), queremos tranquilizar os nossos residentes no kilamba que as medidas competentes de saúde pública, foram tomadas logo na altura, fez-se o diagnóstico e logo acionámos os processos, avançou uma aquipa de resposta rápidas de saúde pública, que foi logo atrás dos contactos, foram isolados os mesmos contactos, foram testados e felizmente todos os casos foram negativos”.

Senhora ministra, o kilamba poderá vir a ser o epicentro da doença em luanda?
“Não há razão por esta altura dos residentes no kilamba colocarem alguma dúvida ou ficarem preocupados e sobretudo acharem que estão ou serão o epicentro. Não é verdade, mas nós estamos numa fase inicial da pandemia em Angola, e se forem observadas todas as medidas que o ministério tem estado a passar e se os residentes no kilamba ficarem em casa isto vai ajudar em grande medida ao corte da cadeia de transmissão”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui