Kilamba acolhe o acto de entrega de autocarros para Luanda

0
1484

O Governo da Província de Luanda recebeu, nesta segunda-feira, 45 novos autocarros articulados no âmbito do programa de reforço dos transportes públicos em Angola.

Os meios entregues pelo Ministério dos Transportes, em acto realizado no distrito urbano do Kilamba, município de Belas, correspondem a segunda fase de distribuição dos veículos que se vão juntar aos 376 de tipologia standard já em circulação em Luanda, visando modernizar a rede de transportes públicos da província.

Os autocarros, com sistema de bilhética instalado, têm a capacidade para 108 passageiros (sentados e em pé), incluindo lugares para cadeirantes, respectivo equipamento de acesso e climatização.

As viaturas articuladas, com mais de 18 metros de comprimento, voltam a circular na cidade de Luanda 28 anos depois, estando prevista a entrega de outros 47 no intuito de aumentar, cada vez mais, a eficiência na transportação e oferta à mobilidade dos passageiros.

Beneficiaram dos veículos as operadoras de transportes públicos TCUL, MACOM e a Ango-real, cada uma com 15 autocarros, que se comprometeram em colocar os autocarros nas principais rotas.

De acordo com uma fonte do Gabinete Provincial dos Transportes, Tráfego e Mobilidade Urbana , o foco está direccionado para aquelas áreas que registam maior fluxo de utentes, sobretudo nas rotas Capalanga/Faculdade de Letras, Avenida 21 de Janeiro/ Benfica, Avenida Pedro de Castro Van Dunem Loy/ Benfica e Shoprite Palanca.

De Janeiro a Outubro de 2021, segundo a fonte, foram transportados, em Luanda, 103 milhões 399 mil e 385 passageiros, contra os 73 milhões 665 mil 369 transportados de Janeiro e Dezembro de 2020.

A entrega de autocarros enquadra-se no Programa de Expansão dos Transportes Públicos segundo o Plano de Desenvolvimento Nacional 2018 – 2022, que visa responder à crescente procura destes serviços em Luanda.

O acto contou com a presença do ministro dos transportes, Ricardo Viegas D’Abreu e da governadora de Luanda, Ana Paula de Carvalho.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui