João Lourenço vai ao kilamba inaugurar o centro de produção do novo BI

0
3445

O Presidente da República, João Lourenço inaugura esta semana, no próximo dia 8 de Novembro,na Centralidade do Kilamba, em Luanda,  o primeiro Centro Nacional de Controlo e Produção de Bilhetes de Identidade. O centro custou aos cofres do Estado 243 milhões de dólares. A informação foi avançada  pelo director do Gabinete de Comunicação Institucional e Imprensa do Ministério da Justiça e dos Direitos Humanos António da Cruz.

O Ministério da Justiça e dos Direitos Humanos tem vindo a modernizar as soluções e melhorar os serviços de atendimento ao cidadão, na emissão do novo Bilhete de identidade e do Registo Criminal, através da implementação da Plataforma de Gestão Integrada da Identificação Nacional Civil e Criminal.

Este Centro começou a ser construído no dia 8 de Junho 2018, com o lançamento da 1ª pedra pelo Ministro da Justiça e dos Direitos Humanos, Francisco Queiroz. Com uma área total de 3.366 metros quadrados, o projecto teve a participação de 80% de quadros nacionais, as obras estiveram a cargo da construtora chinesa CEIEC.

Trata-se de um centro inovador e moderno, com capacidade para cerca de 170 funcionários, e está dotado de uma infraestrutura tecnológica de ponta, com várias funções disponibilizadas: Produção dos Bilhetes de identidade, o Centro tem a capacidade de produzir até 2.400 BIs por hora, podendo atingir mais de 20.000 BIs por dia, Organização automática do processo de distribuição de cartões para as Províncias, Análise e Investigação para controlo de fraudes e falsificações no BI e no Registo Criminal, um Centro de Comando e controlo que monitoriza centralmente, e em tempo real, todo o processo acima referido e entre outras funções.

O Centro de Produção Nacional é o local onde vai ser produzido o novo BI e onde poder-se-á processar à integração dos dados de outros Ministérios.

 

Fonte:NJ

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui