Instaladas 700 câmaras para vigilância da capital

0
1506

O ministro do Interior, Eugénio Laborinho, visitou na manhã de ontem, em Luanda, o Centro Integrado de Segurança Pública (CISP), onde se inteirou da evolução do projecto, avaliação das dificuldades, tendo baixado orientações concretas em relação à finalização da primeira fase da sua implementação, de referenciar que a centralidade do Kilamba já tem instalada várias cameras em vários pontos que podem entrar em funcionamento a qualquer momento.

O CISP vai auxiliar a actividade dos órgãos de defesa e segurança na identificação e resolução rápida de problemas de manutenção da ordem e tranquilidade públicas, factos criminais, acidentes e incidentes que impactam de forma directa na segurança interna e externa do país.

Eugénio Laborinho manifestou satisfação pela finalização do projecto e concluiu que se vai registar uma viragem na forma como o sistema de segurança pública vai funcionar e que, com a implementação do CISP, haverá uma actuação de forma inter-institucional e integrada entre os órgãos de defesa e segurança.

Quando entrar em funcionamento, o CISP vai assegurar uma cooperação mais estreita entre todas entidades que concorrem para a garantia da segurança pública, permitindo que se tome decisões conjuntas e coordenadas, de forma mais célere e eficaz para a resolução de problemas de segurança e de emergência.

Um dos acessos a esta plataforma será feito pela efectivação de uma chamada, utilizando o número 111, que é de fácil assimilação e utilização, inclusive para as camadas mais vulneráveis, tais como crianças, idosos e pessoas com características especiais.
O terminal telefónico do CISP permite que as solicitações de emergências dos cidadãos sejam rapidamente atendidas edespachadas para os órgãos que integram os ministérios do Interior e da Saúde, bem como de outras forças de defesa e segurança.

Na primeira fase, o projecto será implementado nas províncias de Luanda e Benguela, onde já estão instaladas mais de 700 câmaras em Luanda e algumas dezenas em Benguela, permitindo assim, a monitorização das cidades em tempo real.
O sistema de videovigilância vai inibir as acções e práticas criminais, ou investigar e facilitar a identificação dos autores considerados como transgressões, contravenções ou crimes.

A infra-estrutura do CISP possui as plataformas de tecnologias de informação e comunicação mais modernas do mercado tecnológico, algo que vai auxiliar as forças de defesa e segurança na garantia da ordem e tranquilidade públicas.

O titular da pasta do Interior orientou as equipas responsáveis pela condução do referido projecto a continuarem com o processo de formação, instalação dos últimos equipamentos, interligação de bases de dados e testagem dos dispositivos tecnológicos, para que tudo esteja em condições para o funcionamento pleno, após a sua inauguração.

Estiveram presentes na visita, os secretários de Estado do Interior, o comandante-geral da Polícia Nacional, bem como os membros do Conselho Consultivo Normal do Ministério do Interior.

Fonte:JA

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui