Início Site Página 97

Se Angola passar nos quartos de final cada jogador terá um terreno

0

Em gesto inédito de apoio à Seleção Nacional de Angola, a Administração Municipal de Viana anunciou ontem, sábado, 27 de Janeiro de 2024, uma iniciativa que promete marcar a história desportiva e imobiliária do país, de modo a incentivar e reconhecer o esforço e dedicação dos jogadores em representar a Nação de todos os angolanos.

A Administração Municipal de Viana garante que, caso a Seleção Nacional alcance os quartos de finais, no Campeonato Africano das Nações de 2024 – CAN/2024 -, cada jogador receberá um LOTE DE TERRENO, contribuindo, assim, para o bem-estar e estabilidade futura dos jogadores.

O Administrador Municipal de Viana, Demétrio Antônio Brás de Sepúlveda, expressou o seu entusiasmo quanto à possibilidade de ver a Seleção Nacional alcançar novos patamares no CAN, tendo verbalizado o seguinte: “este é um reconhecimento merecido para aqueles que dedicam suas habilidades e paixão ao desporto. Estamos confiantes de que essa iniciativa não só motivará nossos jogadores, mas também servirá como exemplo para outras iniciativas de apoio ao desporto em todo o município.”

Venda de energia no sistema pré pago já está “OK”

0

A ENDE-E.P., Empresa Nacional de Distribuição de Eletricidade, comunica os seus estimados clientes e população em geral, que está normalizado o Serviço de Venda de Energia do Sistema Pré-pago nos Canais Não Presenciais, interrompido desde Domingo último, 21.01, devido a problemas de comunicação.

A ENDE reitera as sinceras desculpas aos seus estimados clientes e apela a máxima compreensão pelos transtornos causados, e mais informa que o Contact Center continua disponível 24/24h, para garantir apoio técnico e demais esclarecimentos aos utentes a nível do país.

David Gaspar será homenageado esta quarta-feira na Gala do Prémio literário GGMF

0

O grupo GGMF realiza no dia 24 deste mês, às 16h30, na União dos Escritores Angolanos (UEA), a gala de premiação da primeira edição do Prémio Literário GGMF, que consagrou David Gaspar como vencedor, com o livro “542 Anos em Coma”.
A novela de David Gaspar consolidou a vitória ao arrebatar quatro votos do júri  composto por cinco membros, nomeadamente Edson Nuno, David Calivala, Estevão Ludi, Edmira Cariango e Hélder Simbad.

O júri, que recebeu 48 obras durante o processo de análise, teve como critério de avaliação a pertinência da obra, criatividade, capacidade de inovação, qualidade do enredo e respeito à língua.

“Entre todas as outras, “542 Anos em Coma” foi a obra tecnicamente bem conseguida, com argumento suficiente para justificar o seu lugar na primeira edição do Prémio Literário GGMF”, refere o relatório final do júri.

O livro vencedor trata-se de uma novela com uma história interessante, em que predomina a função poética da linguagem. O autor opta por uma recriação da prosa, no plano da sua estrutura externa, dando a ideia da morte das hierarquias, através do não uso das maiúsculas iniciais e da inexistência do ponto final, como sendo a introdução de uma metáfora das continuidades.

“A obra conta a história de meninos de rua, às vezes caracterizados por ‘o menino de meias palavras’, uma criança cuja amiga é ‘a Esperança’”, realça o relatório, acrescentando que o autor faz um jogo com nomes que representam virtudes como esperança, perspectivas e sonhos, como “o Futuro”. “É como se fosse a história do tempo e das pessoas que procuram algo no espaço em que se movem, buscam, esperam e se cansam”.

O prémio tem como objectivos fomentar o gosto pela leitura e pela escrita, defender e valorizar a Língua Portuguesa, incentivar a criação literária, premiar novos autores e divulgar as obras com o nível de excelência que se exige.

Designado de Prémio Literário GGMF, instituído pela Fundação Gianni G. Martins, sem fins lucrativos, deverá acontecer anualmente a 24 de Janeiro em comemoração ao aniversário da Instituição que tem como seu escopo o Desenvolvimento Humano e a Formação do Homem novo.

O trabalho vencedor será publicado em livro pela Fundação, a quem pertencerão os respectivos direitos relativamente à primeira edição, que terá uma tiragem não superior a 350 exemplares. Ao autor do trabalho premiado serão entregues 50 (cinquenta) exemplares da edição promovida pela Fundação e um prémio monetário de um milhão de kwanzas.

Fonte: JA

Quarteirão A ficará sem água

0

A administração do distrito urbano do Kilamba através da secção de energia e águas saneamento e urbanismo, tornou público que haverá uma interrupção do forenecimento de água no quarteirão A da centralidade do Kilamba.
O objectivo é resolver o problema da ruptura localizada no perímetro adjacente ao Edifício A13, onde a EPAL, EP, vai isolar (vai fechar por algum tempo a água no Quarteirão) o Quarteirão A, afim de facilitar o processo de de troca de elementos na conduta.
No comunicado não foi avançada a data que os trabalhos serão concluídos.

info@kilambanews.com

Detidos quatro indivíduos por venda ilícita de casas

0

O Serviço de Investigação Criminal (SIC), através da Direcção Nacional de Combate ao Crime Organizado, deteve domingo, em Luanda, quatro indivíduos, sob a acusação de venda ilegal e falsificação de documentos de moradias na urbanização Mayé Mayé, no município de Cacuaco.

De acordo com o porta-voz do SIC, os detidos pertencem a uma rede criminosa que recebia valores monetários a troco de documentos e chaves de moradias, localizadas naquela urbanização construídas com fundos públicos. 

Manuel Halaiwa referiu que os acusados, um casal e duas senhoras, dos 32 aos 47 anos, faziam-se passar por funcionários do Governo Provincial de Luanda e do Fundo de Fomento Habitacional, cobrando entre 400 e 650 mil kwanzas, e na sequência emitiam falsos termos de entrega.

O porta-voz do SIC revelou que o esquema teve início em 2019 e lesou, até ao momento, 211 cidadãos, que tiveram de pagar mais de 125 milhões de kwanzas.

Em posse dos implicados, explicou, foram encontradas listas de inscrição, molhos de chaves e uma viatura de marca Kia, modelo Picanto, adquirida com os proventos da acção criminosa. “O grupo é referenciado em várias denúncias, em posse do SIC, de burla e venda ilícita de moradias noutros projectos habitacionais construídos com fundos públicos em Luanda”, avançou. 

O grupo, continuou, foi detido mediante denúncias dos lesados ao SIC e na sequência de um conjunto de acções desencadeadas por efectivos da Direcção de Combate ao Crime Organizado, numa altura em que os implicados se preparavam para fugir do país, com destino a França e Portugal.

Os acusados, informou, vão ser presentes ao Ministério Público para prossecução do processo. O SIC, garantiu, vai continuar a trabalhar com os distintos órgãos da administração pública para melhor esclarecimento dos factos relacionados com a cedência de residências no projecto habitacional Mayé Mayé.

“Já contactamos o GPL e concluímos que os documentos encontrados na posse desta rede não são autênticos, portanto são falsos, e sem valor. Por isso, estamos em presença de uma rede devidamente organizada”, disse.

Fonte: JA 

Belas tem nova comandante da polícia

0


Victoria Craveira Vilma, é a nova comadante Municipal da Polícia Nacional no município de Belas.
A Jovem que aos poucos vai fazendo a sua carreira no Ramo, tem estado a obedecer o processo e a cadência da vida.
A comandante tomou posse numa cerimónia dirigida pelo Excelentíssimo Sr. Francisco Ribas, Comissário Chefe, Delegado e Comadante Provincial da PN em Luanda.
Na presença dos membros delegação e do comando Provincial, a oficial, jurou cumprir com zelo, dedicação, lealdade a Pátria e as normas do órgão, em defesa das comunidades.
Os moradores do Kilamba, reconhecem profissionalismo e empenho da comandante e desejam sucessos nesta nova missão.

Detidos burladores de casas no Maye Maye

0

O Serviço de Investigação Criminal, através da sua Direcção Nacional de Combate ao Crime Organizado, apresentou hoje 12 na centralidade do Sequele, concretamente no Projecto habitacional Maye Maye, uma rede criminosa composta por 4 integrantes, sendo um casal e duas senhoras, com idades compreendidas entre os 32 aos 47 anos, que se faziam passar por funcionários do Instituto Nacional de Habitação e recebiam valores monetários entre 350 à 500 mil kwanzas, com promessas de entrega de residências nas centralidades da província de Luanda, com destaque para o projecto habitacional Maye Maye.

Referir que a rede criminosa foi encontrada em posse de várias listas de inscrição com mais de 100 nomes e vários molhos de chaves de residências.

Redacção: info@kilambanews.com

AGT fará cobrança coerciva do IPU aos moradores das centralidades que devem a mais de três anos

0

ADMINISTRAÇÃO GERAL TRIBUTÁRIA VAI COMEÇAR A COBRAR DE FORMA COERSIVA O
IMPOSTO PREDIAL AOS MORADORES DAS CENTRALIDADES QUE NÃO PAGARAM ÚLTIMOS
TRÊS ANOS.


A INFORMAÇÃO FOI AVANÇADA PELO ADMNISTRADOR DA AGT LEONILDO MANUEL, DURANTE LANÇAMENTO DA CAMPANHA NACIONAL DE SENSIBILIZAÇÃO DE PAGAMENTO DE IMPOSTOS.

Info@kilambanews.com

EGTI deixa de existir

0

Através do Decreto Presidencial 22/24, de 8 de Janeiro, foi aprovada a extinção da Empresa Gestora de Terrenos Infra-estruturados, EGTI, E.P., e foram delegadas competências aos departamentos ministeriais afins “para transferir a gestão dos terrenos urbanos e/ou contratos aos Órgãos da Administração Local competentes, em função da respectiva localização territorial”.

A medida surge “havendo a necessidade de se proceder à extinção e liquidação da Empresa Gestora de Terrenos Infra-estruturados, EGTI, E.P., no âmbito do Processo de Reforma do Estado e do Redimensionamento do Sector Empresarial Público, não existindo razões estratégicas para a sua manutenção no Sector Empresarial Público”, lê-se, no decreto.

Redação kilambaNews: info@kilambanews.com

Administração do Kilamba faz balanço de 2023

0

O Administrador do Distrito Urbano do Kilamba, Hélio Nelson de Aragão dos Santos, presidiu uma Reunião Ordinária na manhã desta Terça-feira, 09, no Salão no Nobre da Administração.

O encontro teve como objectivo de fazer o balanço do ano 2023, analisar a agenda de trabalho a ter em conta em 2024 e avaliar o grau de execução dos projectos em carteira do ano transato, bem como a implementação de novos projectos a nível do Distrito.

A reunião contou com a presença dos Administradores adjuntos, chefes de secções da Administração, Director do Gabinete do Administrador, Secretário, Conselho de Moradores, Coordenadores de bairros, Polícia Nacional, Proteção Civil e Bombeiros e Membros da Sociedade Civil.

info@kilambanews.com