Início Site Página 50

X 48 edifício mais desorganizado do Kilamba

0

A redação do KilambaNews, recebe frequentemente denuncias de moradores insatisfeitos com o comportamento dos seus vizinhos do edifício X48 que já é considerado o mais desorganizado do Kilamba.

 

E Já dizia um quadro sénior da administração municipal do Kilamba: o X 48 é o edifício com inúmeros problemas. Temos recebido questões judiciais e desorganizativo. É um cancro para o Kilamba, fim de citação. E passamos aqui  na íntegra a denúncia de uma moradora:

“Bom dia vizinhos , estou mesmo triste com o que aconteceu na noite passada, eu sou funcionária pública tenho de levantar cedo para trabalhar, os meus filhos estudam no turno da manhã, logo não percebo como alguém consciente ou seja mentalmente saudável, dá uma festa na quarta-feira e se sente no direito de fazer da parede do meu quarto de salão de festas? Cada um é livre de fazer o que quiser da sua vida na sua casa mas tenho de pensar que a minha liberdade termina onde começa a liberdade do outro. Sinceramente é muito complicado quando não temos responsabilidade nem respeito pelo outro”

“Para piorar o corredor tornou-se num armazém de cadeiras e mesas… É o X 48 no seu melhor. Att: Não vejo essa sanzala no X47 ou X49. Viva a arruaça!”

Info@kilambanews.com

Governador de Luanda quer acabar com os PTs no Kilamba

0

O Governador Provincial de Luanda, Luis Nunes mostrou-se procurado com estado das bacias de retenção e o número de ravinas nos bairros Vila Flor, Bita Progresso, mutamba para além de outros, no município do Kilamba.

Luis Nunes garantiu que irá terminar com a gestão de PTs privados devido a má qualidade da energia e o mau serviço prestado aos munícipes.


A garantia foi feita durante a segunda etapa da visita de constatação e avaliação dos principais pontos críticos existentes no município do Kilamba.

Durante a visita, foram radiografados o terreno de domínio público do Estado, localizado após as vivendas da Centralidade do Kilamba; o terreno situado junto à ETAR do Kilamba; as obras de construção do Centro Materno Infantil do Bita Progresso; a avaliação das condições do Complexo Escolar 5025 no Bita Progresso; a ravina do bairro Mutamba A; as bacias de retenção do Kero Kilamba e do bairro Mutamba, ambas na comuna da Vila Flor; e a Engevia.

Toda informação do Kilamba está AQUI: KilambaNews.com

“Kopelipa”, “Dino” e China international Found acusadas de enganar o Estado em mais de mil milhões de dólares

0

Arrancou esta segunda-feira,10, no Tribunal Supremo (TS), o julgamento dos generais Manuel Hélder Vieira Dias Júnior “Kopelipa” e Leopoldino Fragoso do Nascimento “Dino”, dois antigos homens de confiança de José Eduardo do Santos (JES), no entanto, o nome que mais aparece citado no processo-crime em julgamento é o do antigo vice-Presidente da República, Manuel Vicente, que não figura no processo em nenhuma condição.

Os generais “kopelipa” e “Dino”, assim como a empresa China international Found (CIF), são acusadas de enganar o Estado em mais de mil milhões de dólares.

Segundo a acusação do Ministério Público (MP), para além de os arguidos engarem o Estado em mais de mil milhões de dólares com argumentos de pagaram às empresas chinesas a construção das várias centralidades no país, também desviaram para a China vários carregamentos de barris de petróleo, cujo dinheiro das vendas o Estado nunca recebeu.

Conforme a acusação, Manuel Hélder Vieira Dias Júnior e Leopoldino Fragoso do Nascimento, assim como o então PCA da Sonangol, Manuel Vicente, ter-se-ão apropriado, só na urbanização Vida Pacifica, de 22 edifícios do Estado, mas venderam estes edifícios ao Estado, que financiou a construção desta urbanização.

A acusação diz que as empresas China international Found (CIF) Plansmart International Limited e Utter Right International Limited, nunca financiaram nenhum projecto em Angola e que, dissimuladamente, o dinheiro que supostamente era do investimento, pertencia ao Estado angolano, que pagava a essas empresas via Sonangol, através de falsos empréstimos.

O MP conta que “Kopelipa”, na qualidade de responsável do Gabinete de Reconstrução Nacional (GRN), em 2008 terá emprestado 150 milhões USD do Estado à empresa CIF, que nunca o devolveu.

Entretanto, para além de “Kopelipa” ser o arguido principal, suspeito de planear este esquema fraudulento ao Estado, o nome que mais aparece citado no processo e com várias fases de pagamento através da Sonangol a empresas chinesas, é o do então PCA da Sonangol, por meio da Sonangol Imobiliária, Manuel Vicente.

Conta a acusação que Manuel Vicente pagou vários milhões USD às várias construturas chinesas em nome do GRN, mas essas empresas apareciam como sendo os financiadores dos projectos habitacionais em Angola.

O MP assegura que Manuel Vicente e “Kopelipa” terão dividido o projecto Zango 0 em dois projectos, um do Estado e outro privado, mas apenas o Estado financiou os dois projecto.

Conta ainda que assinaram um contrato com a empresa CIF-Wang Cong, e venderam 24 edifícios ao Estado, através da Sonangol, que financiou o projecto.

Segundo a acusação, dos mais de 50 edifícios do Estado no Zango 0, este passou apenas a ter 22, ficando os demais com a CIF-Wang Cong.

A acusação diz que a CIF e o GRN se apropriaram dos edifícios da Vida Pacífica que depois venderam à Sonangol por 260 milhões USD.

Durante a leitura da acusação, o MP assegurou que os arguidos se apropriaram, através das empresas chinesas, de vários milhões de dólares do Estado, mediante financiamento da Sonangol.

Quanto ao general Leopoldino Fragoso do Nascimento “Dino”, a acusação diz que foi o então vice-Presidente da República Manuel Vicente que o contactou para entrar no esquema financeiro.

Conforme a acusação, tanto Manuel Hélder Vieira Dias Júnior, como Manuel Vicente e “Dino” aproveitaram-se das suas posições no aparelho do Estado e enganaram o então Presidente da República José Eduardo dos Santos com falsos investidores e financiamentos.

O julgamento prossegue esta terça-feira,11, com apresentação da contestação dos advogados de defesa, depois de, nesta segunda-feira, ter ficado apenas pela leitura da acusação e da pronúncia, o que levou o dia todo.

Igreja Metodista Unida do Kilamba realiza casamento comunitário

0

A Igreja Metodista Unida de Bispo Ralph Eduard Dodge, no Kilamba, promoveu no sábado 8 de Março, dia Internacional da Mulher, um Casamento Comunitário que Uniu Sete Casais.

Segundo o Pastor titular, Reverendo Adriano Kilende, a iniciativa visa fortalecer os laços familiares dentro da Comunidade Cristã, enfatizando que a igreja valoriza as famílias.

O Reverendo avançou ainda que o objectivo é continuar a promover acções que fortaleçam as famílias, o bem estar e o desenvolvimento social da comunidade.

info@kilambanews.com

FC XK Kilamba invencível no campeonato províncial

0

O FC XK do Kilamba, primeiro clube de futebol do Kilamba, mantém-se invicto após a segunda jornada do Campeonato provincial de Luanda em sub 15.

O campeonato que conta com 8 equipas, está bastante competitivo com destaque para as duas vitórias do FC XK do Kilamba na primeira volta diante do AJAX por quatro bolas a uma e ontem na recepção em casa do Musambu a XK goleou os visitantes por expressivos 7-1

No final do Jogo Xavier Cassoma disse ao KilambaNews que  “ambição do FC XK do Kilamba é chegar em 2027 na segunda divisão, uma vez que conta com  boas condições e infraestruturas condignas, graças ao apoio da administração local que tem tido  a preocupação do desenvolvimento desporto comunitário”

Na próxima jornada do campeonato provincial em Sub-15 o FC XK Kilamba, recebe o Interclube B no KK 5000 complexo desportivo Sérgio Luther Rescova a partir das 10h.

Passagem superior do viaduto do Zamba 2 interdita

0

INTERDIÇÃO DA PASSAGEM SUPERIOR DO VIADUTO DA SAMBA “ZAMBA 2”

O Governo Provincial de Luanda informa que, devido à necessidade de remoção de um poste do Centro Integrado de Segurança Pública (CISP), o trânsito automóvel na estrada da Samba, nas imediações do Zamba 2, estará interditado, nos dois sentidos, na passagem superior do viaduto da Samba, a partir das 8 horas do dia 8 de Março, por um período de 4 horas.

Como alternativa, o trânsito será desviado para a rua Comandante Arguelles ou poderá seguir nas vias laterais ao viaduto.

Assim, apela-se aos automobilistas a compreensão, colaboração e obediência escrupulosa à sinalização temporária e às orientações dos agentes presentes no local. Além disso, solicita-se à população em geral que evite circular nas áreas afectadas, a fim de garantir melhores condições de segurança.

Queda de árvore destrói viaturas no Kilamba

0

A que de uma árvore na tarde de ontem (06) no quarteirão C, da Cidade do Kilamba provocou a destruição de duas viaturas estacionadas, causando vários prejuízos ainda incalculáveis aos proprietários dos meios.

Administracão local bem como os bombeiros ainda não se manifestaram sobre o sucedido.

Tudo sobre o Kilamba está AQUI ano KilambaNews.com

Raphinha marca na vitória do Barcelona no Estádio da Luz

0

O Benfica entrou bem na partida, mas foi o Barcelona que teve a melhor oportunidade de golo. Valeu Trubin com três boas defesas a remates de Dani Olmo, com recargas de Robert Lewandowski e Lamine Yamal. À passagem do minuto 22 grande contratempo para os blaugrana. Pau Cubarsí é expulso, vermelho direto, quando tentou um corte à entrada da área e derrubou Pavlidis. O Barcelona ficou reduzido a 10 jogadores, relativamente cedo no encontro.

Ao minuto 43 o Benfica esteve perto de inaugurar o marcador. Aktürkoglu estava em excelente posição, mas, de cabeça, permitiu a defesa por instinto do guarda-redes dos catalães. No contragolpe, o Barcelona respondeu por intermédio de Raphinha com um remate forte, à entrada da área, por cima da baliza de Trubin. Nos descontos do primeiro tempo registo para uma arrancada de Raphinha pela esquerda, valeu o corte providencial de Carreras e evitar o golo do Barcelona.

Na segunda parte voltou a entrar melhor o Benfica e Pavlidis teve o golo no pé esquerdo, o remate saiu por cima da baliza de Wojciech Szczesny. Bruno Lage mexeu na equipa e lançou para o terreno de jogo o jovem contratado no mercado de inverno Samuel Dahl. Saiu Tomás Araújo. À passagem da hora de jogo, erro enorme de António Silva. Raphinha aproveitou o mau passe do central encarnado, galgou metros, e à entrada da área disferiu um remate forte rasteiro que só parou no fundo da baliza de Trubin. Contra a corrente do jogo, os catalães adiantaram-se no marcador. Perto do final da partida Renato Sanches ainda ensaiou o remate forte de longe para defesa em voo de Wojciech Szczesny.

Com este resultado (0-1) o Benfica parte em desvantagem para o encontro da segunda mão dos oitavos de final da Liga dos Campeões de futebol, em Barcelona, na próxima terça-feira 11 de março.

Beija-Flor é campeã do carnaval 2025 do RJ

0

A Beija-Flor de Nilópolis é a grande campeã do Carnaval do Rio de 2025, conquistando o seu 15º título na história da folia carioca. No desfile, a Azul e Branca de Nilópolis prestou homenagem a Luiz Fernando Ribeiro do Carmo, o Laíla, que faleceu em junho de 2021 devido a complicações da Covid-19. Ele foi peça fundamental na trajetória da escola, responsável por uma série de títulos entre os carnavais de 1998 e 2018. A vitória também marcou a despedida de Neguinho da Beija-Flor, que deixa a agremiação após 50 anos de dedicação. Durante a apuração, realizada na tarde desta quarta-feira, a Beija-Flor dominou as notas, alcançando pontuação máxima em todos os nove quesitos.

Detido cidadão que furtava as flores das campas do cemitério da Camama para revender

0

Polícia Nacional no município da Camama, deteve o cidadão Samuel Miguel “Belera”, de 29 anos de idade, pela prática do crime de vandalismo.

O Na Mira do Crime sabe que o detido reside no bairro do Bita, na Engevia, e foi detido às 4 horas desta terça-feira, 04, no bairro Simione, no interior do cemitério da Camama, quando vandalizava as campas, e recolhia todas as flores que tinham sido colocadas nos túmulos, para revender durante o dia, em horário de funeral.