FMI detalha o que espera de negociações com Angola

0
2876

Administração das finanças públicas e transparência orçamental são alguns dos pontos a discutir

O Fundo Monetário Internacional disse hoje que questões relacionadas com a administração das finanças públicas e da transparência do orçamento serão alguns dos aspectos importantes a discutir com Angola nas próximas semanas.

Falando numa conferência de imprensa aqui em Washington o director para África do FMI, Abebe Aemro Selassie, afirmou que a organização espera enviar “nas próximas semanas” uma delegação para “fazer um trabalho de diagnóstico” e começar assim discussões sobre como o FMI pode ajudar Angola.

Aemro Selssie saudou a iniciativa do governo angolano de pedir ajuda não financeira à organização através do chamado “instrumento de coordenação política”.

“Imagino que como parte das discussões estarão as reformas macroeconómicas já iniciadas por Angola na frente fiscal e frente cambial para as colocar numa base sustentável”, afirmou o director para África do FMI.

“O governo expressou também interesse em ajuda para ajudar diversificar a economia da dependência excessiva no petróleo e isso vai requerer analisar as regulamentações e e restrições de mercados de produtos”, acrescentou.

O FMI assim espera poder contribuir para “desenhar reformas que venham a facilitar uma economia mais competitiva”.

“Penso que a administração das finanças públicas será uma aspecto importante das discussões e esperamos fazer algum trabalho para fortalecer a transparência nos processos orçamentais, fortalecer a angariação de rendimentos”, acrescentou Abebe Aemro Selassie

Isso são questões que precisam de alguma atenção.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui