Fineza Teta mostra “Fragmentos” em Talatona

0
2314

Retratos com cores fortes, traços singulares e identidade africana que expressam a sua marca ímpar é a proposta da artista Fineza Teta “Fisty” para a exposição individual “Fragmentos” a ser aberta ao público na segunda-feira, às 18h30, no Hotel de Convenções de Talatona (HCTA), e que fica patente até 31 de Outubro.

A exposição vai contar com dez obras de escultura e de pintura de acrílico e óleo sobre tela, que são retratos com cores fortes, traços singulares e identidade africana que expressam a marca ímpar da artista.

Com obras que fazem parte do acervo da Seven Arts, mais propriamente da “Colecção Gerações”, a exposição conta com trabalhos exclusivos que revelam diferentes impressões e cenários artísticos.

Para Ciro Neves, fundador da Seven Arts, “o projecto incentiva, colecciona e documenta a Arte Contemporânea em Angola. Além disso, a Seven Arts cria o intercâmbio entre a arte contemporânea angolana e do mundo, fundindo a expressão artística de diferentes culturas, panoramas e contextos históricos”.

Detentora de diversos prémios de âmbito nacional e internacional, Fisty destacou-se ao receber o Grande Prémio de Pintura Ensa-Arte 2014, sendo a primeira mulher a receber a distinção nos mais de vinte anos de existência do concurso. Além disso, a artista já recebeu menções honrosas em diferentes exposições: Fundação Irida, em 2004, na Rússia, pela exposição “Primavera” e Ensa-Arte, em 1998, pela obra intitulada “O Casamento”. Fisty participou em diversas exposições de prestígio como a Expo Saragoça 2007, Expo Xangai 2010, Expo Coreia 2012 e Expo Milão 2015.

Ciro Neves disse que a Seven Arts valoriza a arte contemporânea angolana com a “Colecção Gerações”, que conta com obras de diferentes artistas que marcam o cenário político, social e cultural do país, desde os Mestres Kapela, Gonga, Van, António Ole, passando por Fisty, Francisco Vidal, Guilherme Mampuya, Januário Jano, Paulo Kussy, Ricardo Kapuka, até aos expoentes da nova geração Cristiano Mangovo, Mumpasi Meso, Uófole e Alcides Malayka.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui