A Cidade do Kilamba passou a partir de hoje dia 01/01/2025, a ter o estatuto de município.
Significa que até ontem era ‘Distrito Urbano do Kilamba’, hoje passou a ser o ‘Município do Kilamba’.
O Novo Município do Kilamba, é um município de categoria A, o que significa que as verbas para a manutenção dos equipamentos técnicos da Cidade do Kilamba, como o saneamento básico, reparação da iluminação pública, semáforos, pintura do pavimento (sinalização de trânsito), requalificação dos parques públicos e das quadras desportivas, reparação dos passeios, poda das árvores, construção de velórios municipais, reparação dos buracos e abatimentos de terra nas estradas, etc…
não vão ser mais um problema, porque agora a nova Administração do Município do Kilamba, terá verbas suficientes para resolver estes e outro problemas.
Em entrevista ao KilambaNews o engenheiro Celestino Lanzi apontou cinco pontos que podem representar benefícios do novo município do Kilamba:
Vantagens:
1. Facilitar a administração a nível local;
2. O município será responsável por algumas funções como: cuidar do transporte público, recolha do resíduos sólidos, da iluminação e outros serviços locais;
3. Para além de cuidar da saúde local e da educação básica ( creches, e primeira parte do ensino fundamental)
4. Ao nível das infraestruturas urbanas a centralidade do Kilamba ora município, poderá efetuar melhor gestão das suas estradas e os sistemas de gestão da drenagem que é um problema deste território, assim deve se elaborar os planos de administração e integrar a nível provincial.
5. As populações só ganham porque terão melhor controlo e solicitar a prestação de contas aos administradores ora indicados.
Já o engenheiro hidráulico Mbati Baptista, considera que A elevação do kilamba a categoria de município, trará grandes vantagens, conferindo assim mais poderes as representações do estado a nivel inferior. Promoverá maior e melhor desenvolvimento desse pequeno espaço de parcela da província de Luanda, garantindo uma alocação adequada dos recursos financeiros e não só, para melhoria da qualidade de vida das populações. Em outras palavras, o Kilamba passa a ter o seu poder de decisão à nivel local, sem ter que depende de muitas instâncias para resolução dos seus problemas a nível local. Um outro Elemento de grande importância é que o Kilamba, com a nova realidade em termos de elevação a categoria de município, é que já possui uma dotação orçamental no OGE 2025, permitindo assim a materialização das mudanças que se requerem com a nova DPA. Ou seja, o Kilamba para a resolver um problema que o aflige, como por exemplo o saneamento deficiente, já não precisa esperar que a solução venha da Administração do Belas.
Do ponto de vista operacional e técnico, o Kilamba passa a ter is seus serviços técnico e infraestruturas comunitárias, seus órgãos de segurança, seus serviços e bens, tutelados a nível da circunscrição do Kilamba com a respectiva autonomia, respondendo diretamente de forma exclusiva ao Governo da Província de Luanda.
Info@kilambanews.com