Elisal realiza campanhas de sensibilização

0
2001

 A Empresa de Limpeza e Saneamento de Luanda (ELISAL E.P) realiza, sábado, em várias ruas dos municípios de Luanda e Cazenga, uma campanha de sensibilização sobre as várias formas de tratamento do lixo.

Uma nota da ELISAL, a que à ANGOP teve acesso nesta quinta-feira, refere que a actividade começa pela manhã com técnicos a esclarecer os munícipes sobre os  horários para colocar os resíduos no contentor, sem criar transtornos para operadora.

A deposição de vários tipos de resíduos nos contentores, segundo a nota, é outra da preocupação da operadora  que reclama pelo facto de troncos de árvores, metais, restos de fogareiros (cinzas), entulhos (pedra, areia) serem colocados nos contentores, criando transtornos na recolha, danificando os meios.

Técnicos da empresa vão aconselhar a população a manter as casas e zonas circundantes limpas, a colocar o lixo no contentor e não deixar que sejam as crianças a fazê-lo.

A campanha de sensibilização visa também criar proximidade entre a operadora e a população, assim como motivar o exercício de cidadania.

Serão também distribuídas cartilhas educativas e utilizados aparelhos sonoros, como colunas e megafones, para uma comunicação mais abrangente.

“O objectivo é passar a mensagem à população de que para uma cidade limpa é necessário que todos participem, que cada um faça a sua parte, refere a nota.

De acordo com o documento, as operadoras vão limpar, mas os cidadãos devem evitar, o máximo possível, sujar e quando o fizerem estarem conscientes de que têm que limpar.

ELISAL aumentou os contentores na via pública para permitir maior rapidez e qualidade na operação de recolha e transporte dos resíduos sólidos ao aterro sanitário.

Actualmente, a empresa é responsável pela limpeza e recolha de resíduos no município do Cazenga, com 322 contentores, e a cidade Luanda, com 580.

FONTE: ANGOP

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui