Centro de saúde do kilamba com alguns serviços em falta

0
3118

No âmbito das comemorações do 9º aniversário da cidade do Kilamba, que assinalou-se no passado dia 11 de julho, a nossa equipa de reportagem, esteve no Centro de Saúde do Kilamba, localizado no quarteirão R,  e apurou, que esta unidade hospitalar, clama por mais apoios e incrementação de alguns serviços em falta.

Em conversa com a directora deste Centro de Saúde de referência do Kilamba, a Drª Godelive Luvualu, ficamos a saber que o centro funciona com 114 pessoas, dentre eles, 6 para o apoio hospitalar, 10 para a área administrativa, 11 médicos, 65 enfermeiros e 22 técnicos de diagnósticos e terapéutica.

Neste Centro, funcionam os serviços de: Medicina, Pediatria, Serviço Pré Natal, Planeamento Familiar, Sala de Atendimento e Testagem (SAT) ou seja sala de testagem voluntária para várias patologias entre elas o VIH, Laboratório, Farmácia, Sala de Parto e o Programa Alargado de Vacinação (PAV)  e a Puericultura-Atendimento especializado aos recén nascidos.

A directora Godelive Luvualu, que é uma das médicas desta unidade hospitalar, fez saber, que estão em falta os serviços de  Estomatologia, Médicos Ginecologistas, Raio X e Fisioterapia, estes dois últimos, a Drª entende serem de extrema importância por conta do número de pacientes que ocorrem ao serviço de urgência, por causa dos acidentes de viação que acontecem na centralidade do Kilamba.

Em função da evolução da pandemia da Covid-19, o número de pacientes atendidos diariamente, diminuiu, antes do surgimento do novo corona vírus, o Centro, recebia 900, a  mil pacientes, hoje por hoje, o atendimento ronda nos 400, a 450 pessoas. Nas patologias mais frequentes, destacam-se, a Malária, Hipertensão, Diarreia, Broncopneumonia e Gripe.

Apesar de o Centro não ter médicos Ginecologistas, ainda assim, atende cerca de cinco partos por dia, “ O Centro recebe parturientes que vêm não só do Kilamba, mas  também de Viana, Zango, Sequele, Camama 2 e temos várias pessoas que estão confinadas aqui no Kilamba, mas são se outras zonas de Luanda, mas como estão aqui, quando chega a hora do parto nós atendemos aqui”. disse a médica

Apesar das dificuldades e nalgumas vezes a falta de material gastável, o Centro de Saúde do Kilamba, tem ajudado muito, não só para os moradores desta urbe, mas também para os bairros adjcentes a esta circunscrição.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui